Na Ciência – 09 a 15 de janeiro

Mais calor, menos comida
O que o aquecimento global (nome que eu não gosto pois trás um erro conceitual clássico – achar que aquecimento global vai trazer de fato aquecimento em todas as áreas do globo, e não aumentar na MEDIA, que é o correto) tem com agricultura?
Pois bem, o estudo de Battisti e Naylor, publicado recentemente na revista Science, diz o que todos já esperávamos – as áreas tropicas e subtropicas mais pobres, com mais gente e mais vulneráveis às mudanças climáticas terão sua agricultura seriamente afetadas.
Temperaturas mais altas deverão reduzir a produção de grãos primários, como milho e arroz, de 20% a 40%, sem considerar a dinâmica da água no solo. Considerando que aumento na temperatura também prejudica a umidade do solo, a diminuição na produção será ainda maior.
Science – Battisti D. and Naylor R. – Historical warnings of future food insecurity with unprecedented seasonal heat
Mais calor, mais mar
Estudos recentes indicam que o nível dos oceanos deve subir entre 90 centímetros e 1,3 metro em 100 anos (3 vezes mais do que as estimativas anteriores, assumindo que a temperatura média seja de 3 graus mais quente).
A dificuldade nas estimativas de cálculo do aumento do nível dos oceanos reside no fato de não conseguirmos prever quanto tempo as geleiras demoram para se derreter. 
Climate Dynamics –  Grinsted A. et al. – Reconstructing sea level from paleo and projected temperatures 200 to 2100 AD 
Plástico vira papel sintético
Um papel sintético que pode ser usado na fabricação de rótulos de garrafas, outdoors, tabuleiros de jogos, etiquetas, livros escolares e cédulas de dinheiro agora pode ser feito usando como matéria prima garrafas de água, potes de alimentos e embalagens de material de limpeza.
Mas não se engane! O papel é sintético e seus resíduos ainda são plásticos! A vantagem é produzir papel sintético a partir de material reciclado, e não de resina derivada de petróleo, como é feito atualmente.
Revista FAPESP – Manrich S. – Papel de plástico reciclado

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Discussão - 7 comentários

  1. Paula disse:

    Continuarei fazendo assim sempre!
    Obrigada pelos elogios!
    Paula

  2. Diego Camara disse:

    Ah bem, se for para dizer o que é mais importante ou não, acho que teus artigos e matérias sem dúvidas valem muito mais que as notícias cientificas. Afinal, se eu quiser ler notícias na internet há duzias de lugares. Agora boas idéias são difíceis de se encontrar.
    Neste caso é óbvio que as notícias não são tão vistas. Elas não se comparam aos teus outros textos.
    No final o que eu achei interessante e me chamou a atenção não foram as notícias em si, pois algumas eu já tinha inclusive visto em outros locais. Na verdade achei inteligente sua forma de retratá-las, usando links e fontes, mostrando a veracidade do seu trabalho por aqui, coisa que francamente me decepcionou em vários blogs que se dizem científicos fora do Lablogatórios.

  3. Paula disse:

    Obrigada por seu comentário Diego!
    A série “Na Ciência” existe desde que o Rastro de Carbono existe, mas eu tinha parado de fazer porque eram geralmente os textos que menos tinham feedbacks (considerando comentários, leituras, buscas, etc.)
    São textos que eu gosto mais de fazer, mas por outro lado são textos que dão um mega trabalho (nem sempre tenho a disponibilidade das fontes, por exemplo).
    Gostei de saber que parte do meu público gosta de textos assim. Procurarei fazê-los com mais frequência novamente.
    Abraços

  4. Diego Camara disse:

    Perfeito o texto.
    Agora sim vejo jornalismo/blogagem de verdade por aqui.
    Faz o texto e dá cara aos bois, as fontes. Parabéns!
    É por estas e outras que eu adoro o Lablogatorios, enquanto outros lugares que falam sobre ciência ou vendem entretenimento barato sem conhecimento ou manipulam os textos.
    Nem tenho o que dizer…

  5. Paula disse:

    Nem me fale! Mas não é em todo o globo que o “aquecimento global” traz “aquecimento”. Às vezes traz “resfriamento”….
    Mas, aparentemente, mudanças climáticas tb não é um termo adequando, segundo o comentário de baixo…
    E agora? #comofas

  6. Luiz Bento disse:

    Acho o termo aquecimento global muito mais adequado do que “mudanças climáticas”. O segundo termo não quer dizer absolutamente nada. Pois o clima sempre mudou e vai continuar mudando.

  7. O termo pode até ser inadequado, mas que está mais quente, está… nesta manhã, -6:57h, pelado, janela aberta, e o suor escorre pela nuca… créédo! Haja calor! HELP!

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.

Sobre ScienceBlogs Brasil | Anuncie com ScienceBlogs Brasil | Política de Privacidade | Termos e Condições | Contato


ScienceBlogs por Seed Media Group. Group. ©2006-2011 Seed Media Group LLC. Todos direitos garantidos.


Páginas da Seed Media Group Seed Media Group | ScienceBlogs | SEEDMAGAZINE.COM