Frutas da época: Fevereiro

Ano passado já publiquei sobre os vegetais de fevereiro. Esse ano, resolvi falar também da importância da hidratação no verão.
Geralmente perdemos em média cerca de 2,5 litros de água por dia (na urina, fezes, suor e respiração). Essa água pode ser reposta por meio da alimentação e principalmente por meio da ingestão de líquidos.
A reposição da água no corpo é importante para evitar a desidratação, que pode estar associada a sintomas como: boca ressecada, cansaço e dor de cabeça.  Em casos graves, a desidratação pode levar à morte.
No verão, aumenta nossa perda de água através do suor, principalmente se ficamos expostos diretamente ao sol. Nesta época, a reposição de líquidos é ainda mais importante. Falando em verão, também é necessário se lembrar de vestir roupas leves!
Enfim, vamos as frutas da época, consumidas na região Sudeste, afinal, repor líquidos com sucos naturais ajuda também na reposição de sais minerais e vitaminas, unindo o útil ao agradável.
  by Paula FJ on Flickr
Ameixa
Pinhas
Bananas
Goiaba
Jaca
Maracujá
Melancia
Pêra
Pêssego
Uvas
Tangerina
Limão
Romã
Para consumir as frutas, não se esqueça de dicas básicas mas muito importantes para a saúde:
+ Lave bem as mãos antes de comer
+ Lave bem as frutas, principalmente as que são geralmente comidas com casca!
Lembre-se!
+ Prefira frutas orgânicas e produzidas localmente. Ser orgânico não significa ser limpo, então frutas orgânicas também devem ser lavadas!
+ A diminuição do uso de fertilizantes e agrotóxicos e a produção da fruta na época, evitam emissões de gases do efeito estufa de transporte especial e uso do solo. Consumir frutas da época faz bem para a saúde e para o meio ambiente!

Discussão - 12 comentários

  1. Ma disse:

    Excelente post!! Adoro esses que vc faz com os alimentos da estação!!

  2. Luciene disse:

    Não podemos esquecer que alguns cultivadores utilizam pesticidas e herbicidas que modificam a estrutura do vegetal e são tóxicos ao corpo humano quando consumidos em larga escala.

  3. Vou tentar fazer todos os meses este ano...
    Tudo bem com vc? Faz tempo que não te vejo...

  4. Francis David disse:

    "Eu não preciso comer frutas, tomo coca-cola o dia inteiro", já escutei essa.
    Eu só peco por não comer tanta fruta, faço mais sucos.

  5. 😮
    \o/
    Estou sem palavras.

  6. Oneida disse:

    Nossa terra produz variedade imensa de frutas o ano inteiro,em natura ou sucos ate mesmo batidos com verduras so pode fazer bem a saude.Agradeco por suas boas dicas todo mes:)

  7. neusa caetano de lima disse:

    Como posso saber quais frutas são daquele respectivo mês?Por exemplo, as frutas do mês de Julho?
    obrigada,
    neusa.

  8. Oi Neusa!
    Eu geralmente pego deste site aqui: http://www.ceasacampinas.com.br/novo/Serv_Produtos.asp
    Pego desse, de Campinas/SP, porque é da minha região. Não sei se outros CEASAs tem esse serviço também.
    Julho e Agosto são épocas de:
    Julho
    laranja pêra, melão,morango, tangerina murcot, ervilha, batata doce, gengibre, mandioca, mandioquinha, rabanete, acelga, agrião, alface, almeirão, brócolis, cebolinha, couve, couve-flor, chicória, espinafre, repolho, rúcula, salsa, salsão.
    Agosto
    abacaxi, caju, laranja pêra, melão, melancia, morango, nêspera, tangerina murcot, ervilha, beterraba, mandioca, mandioquinha, rabanete, acelga, agrião, alface, almeirão, brócolis, cebolinha, couve, couve-flor, chicória, espinafre, repolho, rúcula, salsa, salsão.
    Obrigada!

  9. herica disse:

    Oi meu nome e Herica, sou estudante do curso de nutricao da PUC GOIAS, tenho que fazer um seminario sobre frutas e verduras da regiao sudeste, sera que tem como mim ajudar, ja procurei em muitos sites mas ta tudo incompleto. obrigado

  10. osana disse:

    Informações sempre é muito util, e gostaria de saber sobre as frutas das estações e seus valores nutricionais.
    Desde ja te agradeço pelas informações.
    Osana Costa

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.