Pegada 23 – Sustentabilidade

Acabei de voltar de um banco. Uma das propagandas dizia:

SUSTENTABILIDADE É QUANDO VOCÊ INVESTE NO FUTURO DO PLANETA E NO SEU

Eu não poderia discordar mais. Enquanto as pessoas acharem que ser sustetável é cuidar do SEU futuro, teremos aquelas discussões extremamente basais e infrutíferas como: “Por que reduzir o MEU consumo de carne se MEU vizinho não reduz?”, ou “Por que usar um carro 1.0 flex se EU tenho dinheiro para comprar um 4×4 para andar na cidade?” ou “Vamos cuidar da crise econômica e ambiental do NOSSO país!”, ou ainda “O Brasil vai lutar para ganhar créditos de carbono por manter SUAS florestas mas não vai deixar de emitir gases do efeito estufa pois SUA responsabilidade histórica em relação ao aquecimento global é baixa e NÓS temos que crescer economcamente”.
Enquanto sustentabilidade não for uma preocupação com o que deixaremos para as gerações futuras, estaremos em um caminho paliativo e infrutífero (pelo menos para a maioria da população).

Discussão - 4 comentários

  1. Renato Magnum disse:

    Rapidinho hoje.
    Sem contar daquelas grandes empresas que dizem que estão evoluindo de um desenvolvimento sustentavel, e ainda com aquela produção em larga escala. Acho que tem algo se contradizendo ai.
    Abraços.

  2. Hum... não sei se produzir em larga escala (dependendo do setor, óbvio) é necessariamente não sustentável.... preciso pensar mais sobre isso. Abração!

  3. Roberta Ferreira disse:

    Não poderia concordar mais com o que alguem diz sobre sustentabilidade...

  4. Igor Santos disse:

    Isso aí é uma frase de publicitário/marketeiro que segue a lógica [frase/termo da moda] + [alvo do contratante] + [ligação afetiva com o público] + [comunicação direta].
    O que no caso do contratante sendo um banco que quer o dinheiro dos clientes, fica: SUSTENTABILIDADE + INVESTIMENTO + PLANETA + VOCÊ.
    Aí depois é só completar a frase com artigos e ligações semânticas.
    (tenho muitos amigos publicitários)

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.