O gene do bom futebol.

Comentando a notícia: Cientista nega existência de “gene de craque de futebol”

Mais uma área caiu na bravata do determinismo genético. Agora até clube de futebol foi atrás de geneticistas para investir em pesquisa e descobrir o “gene do craque”. Assim, as escolinhas de base poderiam incluir testes genéticos para descobrir quem será o próximo Ronaldinho Gaúcho.

Graças a deus, o geneticista Henning Wackerhage tem a cabeça no lugar, e falou que “não há e nem haverá um teste para identificar o próximo Cristiano Ronaldo.”

“Um grande jogador precisa de condições cerebrais, noção de bola, condição física e uma série de coisas nas quais entram em jogo (atentem para o trocadilho “entrar em jogo”) cerca de 500 genes”, diz Wackerhage indicando o impedimento.

Não só isso, meu querido Wackerhage. São 500 genes e treino, muito treino. Afinal, quem disse que a falta de um gene não pode ser compensada com MAIS treino?

Claro que o geneticista não poderia deixar de puxar a sardinha para o seu lado, quando afirma que tendências para esportes menos complexos, como os 100 metros rasos, poderiam ser detectadas no futuro. Só não sei qual critério ele usa para definir um esporte como menos complexo que outro. Cartão amarelo para ele.

E mesmo que tais testes fossem possíveis, não poderiam ser usados por empresas. Muito menos para contratação (como já foi escrito aqui).

Mas que seria desejável um teste genético para selecionar cartolas de futebol, isso seria.

6 comentários em “O gene do bom futebol.”

  1. Não é que não entendo nada, Entendo o suficiente pra não gostar e ser ateu para futebol.

  2. Um bom cartola de futebol é aquele que apresenta uma doença degenerativa grave que vai se manifestar nos próximos 2 meses?

  3. Ole Fafa, Ole FafaheheMuito bom, gostei do lembrete do treino como um compensador. Como ja filosofou o ilustre Zidane, "o Brasil tem muitos craques, pq em vez de ir à escola, as crianças jogam bola". É, nada como ter a cabeça no lugar...Talvez o Caca tenha estudado, mas ai rezou muito p/ ficar bom... parece q funciona, mas tem q manter as mensalidades em diaOps, ia esquecendo também q a foto é excelenteAbraço!

  4. Dizer que de fato existe um gene ou um grupo de genes responsáveis por um a atividade como jogar futebol é no mínimo uma falácia. Definir a função de um gene é muito complicado e as até as funções ou estruturas consideradas mais simples são influenciadas por produtos gênicos diversos, proteínas reguladoras, RNA , redes gênicas etc. Outro dia vi que alguns pesquisadores encontraram genes da cálvice. Afirmar que esses genes são mesmo da calvice é no mínimo corajoso. Ler sobre o projeto ENCODEhttp://www.nature.com/nature/focus/encode/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *