Horóscopo: mitos, verdades e o limite da paciência

tolo.jpgEu me divirto muito, sabia? Não bastasse imagem chorona de Jesus (se bem que eu choraria também se não fosse meu senso deturpado de humor), olha o que me aparece na chamada da página principal do MSN Brasil:
“Inferno astral: Mitos e Verdade”
Diz lá que o governador Serra adiou sua candidatura à presidência por estar passando pelo seu inferno astral. E segue contando que a VERDADE sobre o inferno astral é que pelo ano gastamos nossa energia vital (ou chi, ou mojo, ou neurônios) e q no aniversário recarregamos a energia (comigo é diferente – eu fico mais animado com a proximidade do meu aniversário, e no dia seguinte a ele estou péssimo de ressaca, por mais energético que eu tome na festa)
Bom, quanto aos mitos e verdades eu vou encurtar a história pra você:
MITO: Credibilidade dos grandes veículos da mídia.
VERDADE: Horóscopo é balela!!!
Ok, vamos deixar uma coisa bem clara: Não acredito em horóscopo. Na verdade ele e toda baboseira astrológica me causam verdadeira irritação, #prontofalei.
E se você nem desconfia do porquê então você vai amar ou odiar este blog. Não vai ter meio termo.
As únicas explicações que vou dar para justificar tal nojo são o fato de ter uma postura cética da vida, e este vídeo: -Clique aqui pq não deu pra incorporar ao texto

Pena não ter legenda, mas o que ele mostra é um cara que escreve um texto sobre a personalidade da pessoa baseando-se no desenho da mão, na data de aniversário e em um item pessoal, tudo dentro de um envelope. Após análise, e sem ter como saber de quem é cada envelope, ele traz o texto e pergunta o quanto a pessoa se identifica com ele. As respostas variam de 100 a 80, 70% de semelhança. Um cara só diz ter se identificado com apenas 45% da descrição.
Quando o apresentador pede para as pessoas trocarem de texto com os colegas eles percebem que estão todos lendo o mesmo texto!
O lance é que o texto foi escrito de um jeitinho maroto, usando vários truques com os quais 90% das pessoas se identificam. E não vai pensando que era um texto do tipo “você já teve um namoro problemático, OU NÃO”, o texto é bem especifico em alguns detalhes. É só ver a cara do povo quando percebe que é o mesmo texto pra confirmar isto.
Fato é que a gente acha que está atento a tudo e no controle da situação, mas podemos ser enganados facilmente. O horóscopo faz isto todos os dias.
E o mais importante
Ah, só mais uma coisinha: tenho um conhecido que escrevia horóscopos num jornaleco aí sem nem saber o signo de quem nasce em dezembro e muito menos apontar o cruzeiro do sul no céu.
Tomara que este post não me acumule mais carma.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Discussão - 19 comentários

  1. cardoso disse:

    Eu adoro dar o signo errado, deixar a criatura falar meia-hora de como só podia ser aquele, é a minha cara, bla bla bla. Aí conto o verdadeiro.

  2. Igor Santos disse:

    Forer ficaria orgulhoso.

  3. No livro “Deuses a solta”, do Douglas Adams (autor da série “Guia do Mochileiro das Galáxias), há uma passagem onde o personagem principal, um detetive holístico, compra o jornal apenas para ler o horóscopo, e que no seu signo há sempre “previsões” com ofensas diretas, do tipo “espero que você morra”.
    Neste momento o autor explica que o fato, já esperado pelo detetive, se deve a um desentendimento passado entre este e o redator do horóscopo do jornal.

  4. Rafael [RNAm] disse:

    Obrigado por lembrar do Efeito Forer. É o famoso efeito de se achar especial.
    Basicamente define os maiores problemas da humanidade, de uma certa forma…

  5. João K. Paulo disse:

    Acreditar em horóscopo? Só se for no do The Onion!

  6. Gabriel Cunha disse:

    Excelente texto e o mais novo capítulo da série “RNAm: ame-o ou deixe-o”.
    Amo muito tudo isso!

  7. Davi disse:

    Putz cara. Acho que vou perder um precioso tempo legendando esse video só pra poder indicá-lo a todos os meus amigos que vivem discutindo comigo sobre signos e como o meu afeta minha personalidade..
    Já estou até fingindo acreditar nisso pra evitar discussões sérias (juro).
    Aliás estou me divertindo muito fingindo analisar pessoas pelo signo.. uma amiga minha já acha que sou paranormal…rsrsr.. eu sei que é errado.. mas eu realmente gosto dos meus amigos.

  8. Joey Salgado disse:

    Excelente, Rafael.
    Seção de horóscopo em jornal impresso serve somente como banheiro de cachorro. Não acredito que em pleno século XXI, ainda existam acéfalos e pseudointelectuais que acreditam nessa bobagem. Mas não tem problema, a seleção natural uma hora elimina; pode até ser que demore, mas elmina, ô se elimina…
    Abraço!
    PS: que raios de gadget do twitter do Barney é esse seu aqui do lado esquerdo? Troço feio… ;)

  9. Claudia Chow disse:

    Sempre leio horoscopos, sao tao divertidos! Qdo eles falam coisas legais fico contente, qdo falam coisas q nao entendo ou nao gosto adoto outro signo!! hahaha

  10. Carmen Magno disse:

    Não confundam horóscopo de jornalzinho com astrologia exotérica. As fórmulas quântico-matemáticas para calcular bidimensionalmente a posição tetradimensional dos astros e suas influências na psiquê humana não são comparáveis a estes geradores de lero-lero horoscopais.

  11. Rafael [RNAm] disse:

    Mas as duas são crenças igualmente não-científicas, fique claro.
    Pq deste quantico-sei-lá-o-que, para o não-sei-que-mais dos astros e dos astros para a psiquê humana existem vácuos q ninguem conseguiu preencher com dados.

  12. André disse:

    Eufiz meu próprio teste de Forer. Eu cheguei no serviço e tava o trolóló da mulherada sobre signos. Daí eu me meti na conversa tomando o jornal e disse: Vou mostrar como isso é besteira.
    Virei pra uma e perguntei o signo e ela respondeu. Eu li o horóscopo. Ela: Viu? Depois vc fala. Taí, tudo a ver comigo.
    Resposta minha: Mas eu não li seu signo. Aí! Quem aqui sabe me dizer qual o signo que eu li?
    Peguei o signo de outra e eu li. Ela: Ahá! Se deu mal. Essa não sou eu!
    Eu: Interessante, pois acabei de ler o SEU signo. Olha só aqui. :)

  13. Chloe disse:

    ois… ; )
    eu tô sempre passando, embora nem sempre apareça. : )
    como ouvi em algum lugar no passado: ‘só abro a boca qd tenho certeza!’ rs…
    e por falar em certeza, eu já achava que horoscopo era bobagem, mas tive certeza após ver um documentário do History Channel sobre constelações, da série O Universo.
    enfim… cada um com as suas né, rs…
    ainda acredito na homeopatia, hahaha.
    estou lendo aqui e seu horoscopo diz que pode chover em SP, e aconselha levar guarda-chuva. ; )
    C.

  14. Roberta disse:

    Para seu desespero, na India, pelo menos no sul do país, o horóscopo rege as vida das pessoas. mas nao é o horoscopo de jornal, que esse é gerado automaticamente por um programa, acredito eu. Eles tem verdadeiros estudiosos de astrologia, claro que deve ter charlotão como em toda profissão, mas é um negócio sério e realmente funciona.Meu amigo que vai casar semana que vem lá, disse que essa data foi escolhida porque era o dia os astros dele e da noiva estavam um de frente para o outro(e astro lá tem frente e costa?), pois se estivessem em sentidos opostos o casamento não daria certo. Todo mundo fa o mapa astral para ver se o casal combina, se não, mesmo se o casal se amem, a família não permite o casamento. A irmã dele só pode procurar marido depois dos 30 anos, pois se ela se casasse antes dos 30, o casamento seria um fracasso.

  15. Sandro disse:

    Pois é… queria saber como os “atrólogos” “explicam” os casos absolutamente comuns de gêmeos (idênticos ou não) com gênio tão completamente diferentes. Será o os minutos podem fazer tanta diferença? Se for isso então de que adianta falar o tal horóscopo? Mais uma, será que os “entendidos” não sabem que no circulo zodiacal existem 13 constelações e não 12? Que o número de dias que o Sol passa em cada constelação não é o mesmo… e mais ainda… que os signos estão quase todos trocados… quem nasce em 30 de julho (como eu) não é de Leão mas de Câncer… ?

  16. Victor Benincasa disse:

    Vale também assistir -e incorporar ao seu post- o experimento do James Randi (legendado):
    http://www.youtube.com/watch?v=P7OJgP4SOEI
    Abraços!

  17. Pripri disse:

    Trabalhei num jornal de grande circulação a uns 15 anos atrás, e tinhamos um fichário com vários textos legais, todo dia sorteavamso 12 e distribuíamos entres o signos, atrás do fichário anotávamos para a data e o signo que foi publicado. O mesmo texto só poderia ser publicado novamente depois de 15 dias e para o mesmo signo depois de 2 meses, senão sorteavamos outro.
    Acredito que hoje já exista alguma sistema de computador que faça isso… mas foi assim que passei a desacreditar nos horóscopos !!! rs…

  18. Willi disse:

    Esse vídeo é bem interessante:
    http://www.youtube.com/watch?v=P7OJgP4SOEI

  19. Esposito, T. disse:

    Conheci uma senhora que tinha um filho que trabalhava em um jornaleco desses, como o meia-hora. Disse-me que aqueles que chegassem atrasados no trabalho, como castigo, teria de escrever o horóscopo. Essa revelação não me decepcionou, já que sempre fui cética em relação ao horóscopo.

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.

.

Sobre ScienceBlogs Brasil | Anuncie com ScienceBlogs Brasil | Política de Privacidade | Termos e Condições | Contato


ScienceBlogs por Seed Media Group. Group. ©2006-2011 Seed Media Group LLC. Todos direitos garantidos.


Páginas da Seed Media Group Seed Media Group | ScienceBlogs | SEEDMAGAZINE.COM