Veja o coração de uma aranha e o porquê de se estudar isso

aranha por dentro

Eu não sou zoólogo, mas dá pra não se apaixonar pelas aranhas?! Para isso é so olhar essas coisas sensacionais que outro não-zoólogo apaixonado juntou no Rainha Vermelha.

Aqui na BBC tem o vídeo de uma ressonância magnética em uma aranha! Coisa que eu nunca tinha visto antes. E dá pra ver o coração batendo! Sim, aranhas parecem cruéis mas elas tem coração, ou algo que se parece com um.

Não é tao bonito quanto elas por fora, mas ainda sim vale a pena.

Para que estudar o coração da aranha?

Bom, imagine como é dificil definir os batimentos delas: um estetoscópio bem pequenininho e impreciso ou enfiar uma agulha dentro da aranha. Melhor mesmo a ressonância.

Interessante que na reportagem o pesquisador diz que pode ajudar a pesquisa com venenos e “venenos tem aplicação na agricultura como pesticidas”. Isso parece o papo de pesquisador que precisa pôr no projeto algum objetivo intere$$ante economicamente para poder receber dinheiro para a pesquisa.

Mas o mais legal (e aposto que é a real intenção do pesquisador) é que pode-se usar a ressonância no cérebro do bicho, e talvez até estudar seu comportamento por dentro, como é feito em humanos no escaneamento funcional (fMRI), ajudando assim no estudo da evolução do comportamento e da inteligencia.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Discussão - 5 comentários

  1. Danilo disse:

    Grande Fafa…
    Parabéns pelo post.
    Se me permite acrescentar um comentário ao assunto “Para que estudar o coração de uma aranha?”… A ideia de estudar os mecanismos neurais do comportamento me parece muito interessante. Esses animais possuem um sistema nervoso relativamente pequeno (por volta de 30mil neurônios), concentrado no cefalotorax e uma plasticidade comportamental grande. Penso eu que esta plasticidade é controlada por redes simples e entender isso pode abrir muitas portas para entender sistemas complexos como o cérebro humano!
    um abraço

  2. João Carlos disse:

    E outras notícias dão conta de que o coração das aranhas não bate exatamente da mesma forma que o dos mamíferos… No mínimo, curioso…

  3. Estagiário disse:

    Interessante.

  4. Salatiel disse:

    A Viúva negra.. talvez não tenha um…kk… conheça as caricaturas de Salatiel Gualter http://www.salatielgualter.blogspot.com

  5. euzinha disse:

    sim! dá pra NÃO se apaixonar!!!
    heheheheh!!!
    muito interessante!!!
    abraço!

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.

.

Sobre ScienceBlogs Brasil | Anuncie com ScienceBlogs Brasil | Política de Privacidade | Termos e Condições | Contato


ScienceBlogs por Seed Media Group. Group. ©2006-2011 Seed Media Group LLC. Todos direitos garantidos.


Páginas da Seed Media Group Seed Media Group | ScienceBlogs | SEEDMAGAZINE.COM