Self: O seu “eu” (vídeo)

129_thumb_self

Na psicologia, chamamos a sua ideia de “eu” de self. A forma como você se vê pode ter vários impactos na sua vida e no vídeo de hoje falaremos um pouco sobre isso! Você pode ver o vídeo de hoje abaixo ou clicando aqui.

Referências recomendadas

Como principais bases para produzir o vídeo de hoje, nós usamos os manuais de psicologia social de Aronson, Baron e Branscombe, além do sempre presente aqui manual de cognição social de Fiske e Taylor, cujas referências estão abaixo:

Aronson, E., Wilson, T. D., & Akert, R. M. (2002) Psicologia social. São Paulo: LTC.

Fiske, S. T., & Taylor, S. E. (2008). Social cognition: From brains to culture (1 ed.). New York: McGraw-Hill.

Além disso, a seguir você poderá consultar diferentes materiais a respeito do self e de assuntos correlatos que não abordamos no vídeo de hoje (link, link, link, link, link, link, link, link).

 

Meditação (vídeo)

128_thumb_meditação

A meditação já é praticada há milênios em várias partes do mundo, mas só nas últimas décadas as pesquisas científicas sobre a meditação se tornaram mais frequentes. Conheça um pouco sobre a ciência da meditação no vídeo de hoje! Você pode ver o vídeo de hoje abaixo ou clicando aqui.

Referências recomendadas

Deu a louca no gerente do Minutos Psíquicos e hoje vai ter uma explosão de links sobre meditação!!! É por tempo limitado! Vocês vão ter acesso aqui a muuuuuitos artigos científicos sobre meditação, além de algumas matérias também que trazem informações citadas no vídeo e muitas outras complementares: link, link, link, link, link, link, link, link, link, link, link, link, link, link, link, link, link, link, link, link, link, link, link, link, link.

#gratidão (vídeo)

127_thumb_#gratidão

É tão bom sentir gratidão, né? Mas acredite, sentir gratidão é melhor ainda do que você imagina! Ela pode trazer muitas consequências positivas para sua vida e no vídeo de hoje falaremos um pouco sobre o que é a gratidão e como podemos cultivá-la nas nossas vidas. Você pode ver o vídeo de hoje abaixo ou clicando aqui.

Referências recomendadas

Os links a seguir trazem menções a artigos, matérias e livros sobre a gratidão. Inclusive, trouxemos aqui alguns dos poucos estudos feitos até o momento sobre as bases neurais da gratidão, tópico que não abordamos no vídeo (exatamente por ser tão incipiente ainda). Também trouxemos materiais discutindo o altruísmo recíproco. Para quem quiser se aprofundar mais na ciência da gratidão, vale a pena dar uma checada nos seguintes links: link, link, link, link, link, link, link, link, link.

Dá para aumentar a inteligência? (vídeo)

126_thumb_aumento_inteligência

Hoje veremos se é possível aumentar a inteligência, falaremos sobre as chamadas “pílulas da inteligência” e outras formas que as pessoas têm buscado de tentar turbinar as suas próprias inteligências. Você pode ver o vídeo de hoje abaixo ou clicando aqui.

Referências recomendadas

Alguns materiais sobre inteligência, produtos para melhoria cognitiva e o efeito de substâncias no funcionamento de neurotransmissores podem ser vistos a seguir (os nossos vídeos sobre inteligência e neurotransmissores também são materiais úteis para complementar o vídeo de hoje): link, link, link, link, link, link, link

Sobre ScienceBlogs Brasil | Anuncie com ScienceBlogs Brasil | Política de Privacidade | Termos e Condições | Contato


ScienceBlogs por Seed Media Group. Group. ©2006-2011 Seed Media Group LLC. Todos direitos garantidos.


Páginas da Seed Media Group Seed Media Group | ScienceBlogs | SEEDMAGAZINE.COM