O que você prefere: Mentiras ou verdades? (vídeo)

159_thumb_mentira_verdade

Na nova ferramenta do Youtube, a aba Comunidade, perguntamos que tema vocês queriam que a gente abordasse até o fim do ano. No vídeo de hoje, falaremos um pouco sobre o porquê às vezes podemos nos apegar tanto a certas crenças mesmo que elas estejam incorretas. Você pode ver o vídeo de hoje abaixo ou clicando aqui.

Referências recomendadas

As principais referências para o vídeo de hoje vêm de vídeos anteriores nosssos sobre raciocínio motivado, viés de confirmação e autoestima (estes vídeos estão nos cartões do vídeo de hoje). Aqui vão alguns outros links para o vídeo de hoje: link, link, link, link, link, link, link.

 

Você já viu um cérebro de verdade? (vídeo)

158_thumb_cérebro_verdade2

Vamos mostrar hoje pra você um cérebro de verdade e falar algumas coisas legais sobre o papel de algumas partes dele para o funcionamento da mente e do comportamento humano. Você pode ver o vídeo de hoje abaixo ou clicando aqui.

Referências recomendadas

Muitas das referências de hoje vocês vão encontrar nos vídeos que a gente citou ao longo do vídeo de hoje. Aqui estão os links para os vídeos que citamos:

Vídeos nossos citados:

Este é o seu cérebro
Setores do cérebro
Neurônios
Memória
Prazer
Álcool

Além disso, também vale a pena conferir mais essas referências aqui: link, link, link, link, link, link, link, link, link, link, link, link, link, link.

O efeito placebo (vídeo)

157_thumb_placebo

O efeito placebo é uma reação real a um tratamento falso. Ele mostra como nossos cérebros possuem capacidades que ainda não entendemos muito bem e no vídeo de hoje falaremos um pouco sobre o que sabemos do efeito placebo. Você pode ver o vídeo de hoje abaixo ou clicando aqui.

Referências recomendadas

Você poderá acessar diferentes artigos científicos, vídeos, matérias de jornais e de sites especializados sobre o efeito placebo, os tópicos que abordamos no vídeo sobre esse assunto e outros também: link, link, link, link, linklink, link, link, link, linklink, link, link, link, linklink, link, link, link, linklink.

É possível apagar memórias? (vídeo)

156_thumb_apagar_memória

Já pensou se fosse possível apagar uma memória ruim do seu cérebro que nem é feito no filme MIB – Homens de Preto? Pode parecer assunto de ficção científica, mas já faz alguns anos que cientistas estão testando procedimentos capazes de apagar ou enfraquecer memórias e é sobre isso que vamos falar no vídeo de hoje! Você pode ver o vídeo de hoje abaixo ou clicando aqui.

Quem não entendeu a referência de MIB – Homens de Preto não teve infância e pode descobrir o porquê nos referimos à ele assistindo o filme ou esse trecho aqui.

Referências recomendadas

Se você se interessou pelo tema que abordamos no vídeo, vale a pena você conferir a montanha de links que vou disponibilizar aqui. Você vai encontrar artigos científicos, matérias de sites especializados, matérias de jornais de alta qualidade, e vídeos que se aprofundam muito mais em diferentes aspectos do tema que nós não exploramos no vídeo: link, link, link, linklink, link, link, linklink, link, link, linklink, link, link, linklink, link, link, linklink, link, link, linklink, link, link, linklink, link, link, linklink, link, link, linklink, link, link, link.

Sobre ScienceBlogs Brasil | Anuncie com ScienceBlogs Brasil | Política de Privacidade | Termos e Condições | Contato


ScienceBlogs por Seed Media Group. Group. ©2006-2011 Seed Media Group LLC. Todos direitos garantidos.


Páginas da Seed Media Group Seed Media Group | ScienceBlogs | SEEDMAGAZINE.COM