Neurônios (vídeo)

17_teaser neurônios

Neurônios são células especiais que compõem o nosso sistema nervoso e estão por detrás da aparente magia que é o funcionamento da mente humana. Elas são diferentes das células que compõem os outros órgãos do nosso corpo, pois são especializadas na transmissão rápida de informações. Falaremos hoje sobre o que são neurônios, células da glia e sobre um dos processos mais básicos que ocorrem no nosso sistema nervoso – como neurônios transmitem informações uns para os outros. Você pode ver o vídeo abaixo (ou aqui).

Referências recomendadas

Bear, M. F, Connors, B. W., & Paradiso, M. A. (2008). Neurociências: Desvendando o sistema nervoso. Porto Alegre: Artmed.

Esse é um dos livros didáticos de referência sobre neurociências em Português, para quem quiser começar a estudar mais a sério o assunto, esse é um bom começo!

É nóis! (vídeo)

17_teaser grupos

De quantos grupos você faz parte? Já parou pra pensar nisso? Provavelmente você faz parte de vários grupos, e o que não notamos é que o simples fato de achar que alguém faz parte de algum grupo seu molda muito de como você percebe e se comporta com aquela pessoa. É sobre isso que o vídeo de hoje do Minutos Psíquicos tratará, veja o vídeo abaixo (ou aqui).

Referências recomendadas

Brewer, M. B. and Silver, M. (1978), Ingroup bias as a function of task characteristics. European Journal of Social Psychology, 8: 393–400. doi: 10.1002/ejsp.2420080312

Essa é a referência da pesquisa sobre a preferência por pinturas do Klee ou Kandinsky.

Aronson, E.; Wilson, T. D. & Akert, R. M. (2002) Psicologia social. São Paulo: LTC.

Esse é um livro importante de psicologia social em Português, e todos os temas e pesquisas citados no vídeo são mais detalhadamente explorados nesse livro.

FIlme: A onda

O filme “A onda” ilustra o processo de formação de grupos muito bem, além de ser um filme muito bom, recomenda-se!

Filme: O senhor das moscas

Esse também é um filme que ilustra a formação de grupos de um jeito até parecido com o estudo do acampamento que falamos no vídeo. Um grupo de crianças sobrevive a um acidente, mas ficam isolados em uma ilha… o que será que acontece?

 

 

O que são emoções? (vídeo)

17_teaser emoções

O que são emoções? Para que servem as emoções? Veja hoje no Minutos Psíquicos um pouco sobre a psicologia das emoções! Veja o vídeo abaixo, (ou aqui).

Agradeço especialmente o Hugo Rodrigues, um aluno de doutorado especialista em emoções que escreveu comigo o roteiro do vídeo! Ainda falaremos mais sobre esse assunto, aguardem!

Referências recomendadas

Ekman, P. (2007). Emotions revealed: Recognizing faces and feelings to improve communication and emotional life. Nova York: Holt.

Esse é um livro de divulgação científica escrito por aquele que pode ser considerado um dos maiores, se não o maior, pesquisadores sobre o assunto. O psicólogo Paul Ekman foi pioneiro no estudo da expressão das emoções e hoje é uma referência mundial no assunto.

Lewis, M., Haviland-Jones, J. M., & Barrett, L. F. (2008). Handbook Of emotions. Nova York: Guilford Press.

Esse é um dos trabalhos acadêmicos mais completos sobre emoções. Trata-se de um handbook sobre emoções. Esse é um tipo de publicação no qual alguns dos principais pesquisadores de uma área (normalmente de um a quatro pesquisadores) se juntam para organizar uma compilação densa e volumosa das pesquisas mais relevantes na área, convidando os pesquisadores mais ativos e importantes de cada linha de pesquisa sobre o tema para escrever um capítulo do handbook. É uma obra, portanto, que sintetiza o conhecimento produzido sobre um assunto até aquele momento.

Schachter, S., & Singer, J. E. (1962). Cognitive, social and physiological determinantes of emotional states. Psychological Review, 69, 379-399.

Esse é o trabalho que descrevemos no vídeo sobre como as pessoas percebiam a emoção que estavam sentindo depois de tomar uma dose de adrenalina na presença de outra pessoa.

Quando o cérebro dá tilt (vídeo)

16_teaser afasia

Nosso cérebro é muito sofisticado e nos permite realizar certas coisas sem qualquer esforço, tais como reconhecer rostos, objetos, falar e entender o que outra pessoa está falando. Mas às vezes o nosso cérebro pode dar um tilt e deixar de funcionar como antes, nos impedindo de fazer coisas que considerávamos banais. É sobre isso que o vídeo de hoje no Minutos Psíquicos tratará! Veja o vídeo abaixo (ou aqui).

Referências recomendadas

Os livros do Oliver Sacks são ótimos de ler e trazem vários relatos de casos tão peculiares quanto o do homem que confundiu a sua mulher com um chapéu. Por sinal, esse é o nome de um dos livros mais famosos dele.

Sacks, O. (1997). O homem que confundiu a sua mulher com um chapéu. São Paulo: Companhia das Letras.

Ramachandran, V. S. (2014). O que o cérebro tem para contar: Desvendando os mistérios da natureza humana. Rio de Janeiro: Zahar.

Se você achou o assunto do vídeo interessante, deveria tentar comprar esse livro do Ramachandran! Essa tradução para o Português de um dos livros mais famosos dele foi lançada mês passado, vale a pena conferir!

Sobre ScienceBlogs Brasil | Anuncie com ScienceBlogs Brasil | Política de Privacidade | Termos e Condições | Contato


ScienceBlogs por Seed Media Group. Group. ©2006-2011 Seed Media Group LLC. Todos direitos garantidos.


Páginas da Seed Media Group Seed Media Group | ScienceBlogs | SEEDMAGAZINE.COM