A psicologia dos hormônios (vídeo)

117_thumb_psicologia_dos_hormônios

Vamos falar um pouco hoje sobre a relação entre hormônios, sentimentos e comportamentos. Como é um assunto amplo, ainda vamos explorá-lo melhor ao longo de outros vídeos, mas hoje queremos dar uma visão panorâmica sobre como essas coisas costumam se relacionar e questionar alguns mitos. Você pode ver o vídeo de hoje abaixo ou clicando aqui.

Referências recomendadas

Vou inserir nos links a seguir vários materiais como artigos científicos, capítulos de livro, sites especializados e matérias jornalísticas sobre o papel dos hormônios no comportamento, bem como materiais que discutem mais a fundo coisas que só citamos muito por alto no vídeo, já que são questões bem complexas e que tomariam um espaço razoável do vídeo para serem expostas devidamente. Ah e também tem dois links sobre a copa de 1994 🙂 : link, link, link, link, link, link, link, link, link, link, link, link, link.

Quais são as abordagens na psicoterapia? (vídeo)

116_thumb_abordagens

Os psicólogos usam várias abordagens teóricas na psicoterapia, mas você sabe quais são as principais? No vídeo de hoje, vamos falar sobre as quatro principais abordagens na psicotrerapia: a cognitiva, a comportamental, a psicodinâmica e a humanista. Você pode ver o vídeo de hoje abaixo ou clicando aqui.

Referências recomendadas

A gente descreveu as principais abordagens usadas na psicoterapia, então o material que vou incluir aqui é geral e traz mais informações a respeito de cada abordagem. De especial importância são os links que eu vou adicionar aqui falando das diferentes vertentes na abordagem humanista, já que ela é uma que varia consideravelmente mais se comparada com as outras abordagens. Divirtam-se: link, link, link, link, link, link, link, link, link, link, link, link, link.

Procrastinação (vídeo)

115_thumb_procrastinação

Imagina se a gente tivesse procrastinado e hoje não tivesse vídeo novo aqui? Seria ruim, mas a procrastinação pode ter consequências ainda piores do que essa na vida das pessoas! No vídeo de hoje, falaremos sobre o que leva alguém a procrastinar e o que você pode fazer para procrastinar menos! Você pode ver o vídeo de hoje abaixo ou clicando aqui.

Referências recomendadas

Como você pode imaginar, existe muita coisa na internet sobre procrastinação, já que é um tema que chama muito a atenção (provavelmente porque a maioria das pessoas tem dificuldades em lidar com ela). Uma das principais bases para o nosso roteiro foi uma meta-análise sobre o assunto que revisou várias das principais pesquisas feitas sobre esse tema. Mas também existem outros materiais que consultamos e achamos legais, pois complementaram bem o estudo. A seguir você vai poder acessar vários links de matérias, sites especializados e artigos científicos sobre procrastinação: link, link, link, link, link, link, link, link, link, link, link, link, link.

Hormônios (vídeo)

114_thumb_hormonios

Por detrás de quase tudo o que fazemos e sentimos, existe muuuita química! Os hormônios são substâncias químicas que cuidam de várias coisas importantes no nosso corpo. No vídeo de hoje, falaremos sobre o que são os hormônios, qual é a importância deles para o funcionamento do corpo e como as coisas podem se complicar quando alguém desenvolve doenças como o diabetes.

Spoiler: em breve faremos também um vídeo falando sobre os efeitos dos hormônios na mente e no comportamento humano também 😉

Você pode ver o vídeo de hoje abaixo ou clicando aqui.

Referências recomendadas

Nos links a seguir, você vai conseguir encontrar muito material complementar sobre hormônios (descrição de vários deles, dos hormônios que as glândulas endócrinas produzem, dos efeitos deles no organismo e por ai vai). Como são mais de 70 tipos, claro que no vídeo a gente explorou bem pouco do tema pra não ficar massante… mas aos poucos a gente vai falando de vários hormônios em diferentes vídeos. Pelo menos esse vídeo já da uma ideia básica do que se trata que a gente não vai precisar ficar explicando de novo daqui pra frente! Vamos ao que interessa, aqui estão os links: link, link, link, linklink, link, link, linklink, link, link.

Sobre ScienceBlogs Brasil | Anuncie com ScienceBlogs Brasil | Política de Privacidade | Termos e Condições | Contato


ScienceBlogs por Seed Media Group. Group. ©2006-2011 Seed Media Group LLC. Todos direitos garantidos.


Páginas da Seed Media Group Seed Media Group | ScienceBlogs | SEEDMAGAZINE.COM