“Porque sim” não é resposta (vídeo)

44_teaser_método

Se você quisesse saber o quão fundo é um buraco, qual método você acha que seria o mais confiável para obter uma resposta precisa? Adivinhação? Medir com uma trena? Pular dentro do buraco?

As conclusões às quais chegamos sobre como as coisas funcionam no universo dependem das evidências que temos disponíveis para usar como base, e o quão informativas são essas evidências depende muito da qualidade do método que foi usado para produzi-las. Por isso, julgar conclusões desse tipo depende da nossa capacidade de julgar o método subjacente à essas conclusões e é sobre isso que falaremos hoje! Assista o vídeo dessa semana abaixo (ou clicando aqui).

Referências recomendadas

De Houwer, J., Teige-Mocigemba, S., Spruyt, A., & Moors, A. (2009). Implicit measures: A normative analysis and review. Psychological Bulletin, 135, 347-368.

Esse é um artigo bem específico que discute aspectos conceituais envolvidos no uso de medidas implícitas, mas nele é ilustrada a discussão sobre como os pressupostos teóricos por detrás de um método adotado devem ser verificados para que as conclusões tiradas a partir do seu uso sejam justificáveis, e foi inspirados na maneira como esses autores abordam o assunto que tentamos abordar em parte essa discussão no vídeo.

Sobre a condutância da pele ou atividade eletrodérmica, a internet está cheia de materiais. Alguns links úteis são esses aqui (aqui, aqui, aqui e aqui).

A ciência brasileira precisa mesmo de mais celebridades?

logo-novo_SBPC

Imagem retirada do perfil do Twitter da SBPC.

Eu to decepcionado com o que aconteceu há umas semanas atrás, mas esqueci de escrever algo sobre. Vou contar resumidamente para quem não viu nada sobre isso (tem esse link aqui também que conta em mais detalhes). Na última reunião anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), foram divulgados os dados de uma pesquisa que visou avaliar a percepção que as pessoas possuem da ciência no Brasil. Parece que a percepção é boa (ufa!), as pessoas geralmente veem os cientistas de maneira positiva.

A partir da divulgação desses dados, tanto o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação (Aldo Rebelo) quanto a presidente da SBPC (Helena Nader) e o presidente da Academia Brasileira de Ciência (Jacob Palis) parecem concordar com um ponto: precisamos de mais cientistas “celebridades”, mais “heróis” na ciência, assim como existem no futebol, para incentivar mais as pessoas a serem cientistas. É sério isso gente? Essa é a melhor ideia que conseguimos ter para incentivar o progresso da ciência?

Vou dar a minha opinião: heróis na ciência podem ser um incentivo? Continue lendo…

Divertida Mente (vídeo)

43_teaser_divertidamente

Você já viu o filme Divertida Mente? Atendendo aos seus pedidos, fizemos um vídeo analisando alguns aspectos psicológicos que o filme abordou, tais como emoções, memórias e subconsciente. Veja o vídeo de hoje abaixo (ou clicando aqui).

Saiba como nos ajudar a expandir o canal e concorrer a ilustrações dos vídeos no nosso Patreon (clique aqui).

E os(as) sortudos(as) que foram sorteados(as) para ganhar um adesivo exclusivo do Minutos Psíquicos foram as seguintes pessoas:

[1]
“Antonio Marcos Alves de Lima”
[2]
“Isabella Marin”
[3]
“Samira_@sassabueno”
[4]
“Lucas Nascimento”
[5]
“Juniin Aiires”
[6]
“Thaynara Alves”
[7]
“Naiza Bandeira de Sá”
[8]
“Lucas Couto”
[9]
“Larissa Dávalo”
[10]
“Beatriz Lucas Moraes”
[11]
“Dani Faus”
[12]
“Vitor Vitagliano Verdile”
[13]
“Cresivando@cresivando”
[14]
“Raíssa Fachinello”
[15]
“Jaqueline Ito Silveira”
[16]
“Samira Bueno”
[17]
“Lucas Pompeu Neves”
[18]
“Aline Lulho Roncalho”
[19]
“Alisson lago”
[20]
“Rayssa Araújo”

Nós usamos um programa estatístico chamado RStudio para fazer o sorteio e aqui está o link para o código usado para quem tiver curiosidade!

Notícias Psíquicas #2 Sobre as rugas do cérebro (vídeo)

42_teaser_noticias#2

Quer saber o que anda rolando no mundo da ciência? Confira nosso novo segmento: Notícias Psíquicas! Se ainda não viu o primeiro Notícias Psíquicas, veja aqui. Veja o vídeo de hoje abaixo (ou clicando aqui).

Veja também nossos outros vídeos sobre o cérebro nessa playlist.

Referências recomendadas

Mota, B. & Herculano-Houzel, S. (2015). Cortical folding scales universally with surface area and thickness, not number of neurons. Science, 349 (6243), 74-77. DOI:10.1126/science.aaa9101

Esse foi o artigo publicado na Science pelos pesquisadores da UFRJ.

 

Sobre ScienceBlogs Brasil | Anuncie com ScienceBlogs Brasil | Política de Privacidade | Termos e Condições | Contato


ScienceBlogs por Seed Media Group. Group. ©2006-2011 Seed Media Group LLC. Todos direitos garantidos.


Páginas da Seed Media Group Seed Media Group | ScienceBlogs | SEEDMAGAZINE.COM