Um olhar para a natureza (vídeo)

36_teaser_olhar_natureza

Cada pessoa tem uma forma de olhar para o mundo à sua volta e entendê-lo. Dentre diferentes formas de olhar e entender a realidade, a ciência pode ser vista como uma forma de pensar sobre o universo e de interrogá-lo ceticamente. No vídeo de hoje, falaremos sobre 5 ideias básicas centrais no pensamento científico e que embasam como os cientistas olham para a natureza em busca da produção de conhecimento sobre ela. Você pode ver o vídeo abaixo (ou aqui).

Boiou com os desenhos de alguma parte do vídeo? Tudo bem, acontece! Essa aqui é uma das cenas representadas em um dos desenhos (cena do filme “300”).

No quarto princípio, nós fizemos referência aos Tentilhões (os passarinhos) que tanto chamaram a atenção de Charles Darwin em seus estudos sobre a origem das espécies. Para ver mais coisas sobre isso, clica aqui.

Referências recomendadas

A melhor referência para o vídeo de hoje é a série televisiva Cosmos (que por uma incrível coincidência, foi recentemente adicionada ao catálogo do Netflix, então corre pra lá e vê todos os episódios!), em sua versão reformulada e apresentada por Neil Tyson. Qualquer livro do Astrônomo Carl Sagan também é recomendável, já que muito do que falamos no vídeo é uma postura em relação à ciência que Sagan dedicou boa parte da sua vida propagando de diferentes formas (livros como Pálido ponto azul e O mundo assombrado pelos demônios são boas recomendações).

Tenso e diboa (vídeo)

35_teaser_tensoediboa

Sabe aquele momento em que você simplesmente está diboa? Diboassa? E o contrário, quando você fica muito tenso? Hoje falaremos sobre o que está por detrás dessas experiências e o porquê as vivenciamos. Veja o vídeo de hoje abaixo ou aqui.

Referências recomendadas

Como esse é um conteúdo bem geral e básico sobre o funcionamento do sistema nervoso, quase qualquer livro texto de biologia e/ou neurofisiologia trará informações detalhadas sobre o sistema nervoso autônomo e seus componentes explorados no vídeo. Na internet, existem também várias fontes explicando o seu funcionamento (por exemplo, aqui, aqui, aqui e aqui).

Neurônios fresquinhos (vídeo)

34_teaser_neurogênese

Você sabia que o seu cérebro pode produzir vários neurônios novinhos em folha todos os dias? E que existem certas coisas que podem ajudar esses neurobabies a sobreviver? Entenda um pouco sobre neurogênese no vídeo de hoje! Veja ele abaixo ou clicando aqui.

Referências recomendadas

Shors, T. J. (2014). The adult brain makes new neurons, and effortful learning keeps them alive. Current Directions in Psychological Science, 23(5), 311–318. doi:10.1177/0963721414540167

Opendak, M. & Gould, E. (2015). Adult neurogenesis: A substrate for experience-dependent change. Trends in Cognitive Sciences, 19, 3, 151–161 doi: http://dx.doi.org/10.1016/j.tics.2015.01.001

Esses dois artigos recentes fazem uma revisão e um resumo das principais pesquisas sobre neurogênese e os fatores que influenciam tanto na geração quanto na sobrevivência dos neurônios.

Uma revolução sem querer querendo (vídeo)

thumbnail-penicilina

Quem imaginaria que um evento totalmente acidental ocorrido em um Laboratório de Londres no século passado levaria um cientista a fazer a descoberta que seria responsável por uma verdadeira revolução na medicina e ajudaria a salvar a vida de milhares de pessoas? Hoje contaremos a vocês como essa descoberta por um acaso ocorreu e os benefícios que uma pesquisa guiada principalmente pela curiosidade pode trazer para nós. Veja o vídeo abaixo (ou clicando aqui).

Referências recomendadas

Esse texto oferece uma descrição detalhada de como ocorreu a descoberta de Flemming.

Sobre ScienceBlogs Brasil | Anuncie com ScienceBlogs Brasil | Política de Privacidade | Termos e Condições | Contato


ScienceBlogs por Seed Media Group. Group. ©2006-2011 Seed Media Group LLC. Todos direitos garantidos.


Páginas da Seed Media Group Seed Media Group | ScienceBlogs | SEEDMAGAZINE.COM