O sono e a insônia (vídeo)

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O que acontece com a gente enquanto estamos dormindo? Quais são os impactos do sono em nossa mente e corpo? Porque as pessoas tem insônia e o que pode ser feito para lidar com ela? Essas são algumas das questões que exploraremos no vídeo de hoje! Veja o vídeo dessa semana abaixo (ou clicando aqui).

Referências recomendadas

Edinger, J. D., & Carney, C. E. (2008). Overcoming insomnia: A cognitive-behavioral therapy approach – therapist guide. Oxford University Press: New York.

Esse é um manual importante de terapia cognitivo-comportamental relacionada à insônia e foi uma fonte muito valiosa de informações para a elaboração do roteiro desse vídeo.

Walker, M. P., & Stickgold, R. (2006). Sleep, memory, and plasticity. Annu. Rev. Psychol., 57, 139–66
doi: 10.1146/annurev.psych.56.091103.070307

Essa é uma revisão de literatura que descreve várias pesquisas que relacionaram o sono com a memória e a plasticidade cerebral, também foi uma fonte importantíssima de informações para embasar o conteúdo do vídeo dessa semana.

Nesse post aqui, eu descrevi uma técnica cognitiva desenvolvida para lidar com cognições pré-sono que geram excitação fisiológica, vale a pena conhecê-la (e testá-la!). No post eu também cito outras informações e fontes interessantes para quem se interessa por esse assunto.

Um olhar para a natureza (vídeo)

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Cada pessoa tem uma forma de olhar para o mundo à sua volta e entendê-lo. Dentre diferentes formas de olhar e entender a realidade, a ciência pode ser vista como uma forma de pensar sobre o universo e de interrogá-lo ceticamente. No vídeo de hoje, falaremos sobre 5 ideias básicas centrais no pensamento científico e que embasam como os cientistas olham para a natureza em busca da produção de conhecimento sobre ela. Você pode ver o vídeo abaixo (ou aqui).

Boiou com os desenhos de alguma parte do vídeo? Tudo bem, acontece! Essa aqui é uma das cenas representadas em um dos desenhos (cena do filme “300”).

No quarto princípio, nós fizemos referência aos Tentilhões (os passarinhos) que tanto chamaram a atenção de Charles Darwin em seus estudos sobre a origem das espécies. Para ver mais coisas sobre isso, clica aqui.

Referências recomendadas

A melhor referência para o vídeo de hoje é a série televisiva Cosmos (que por uma incrível coincidência, foi recentemente adicionada ao catálogo do Netflix, então corre pra lá e vê todos os episódios!), em sua versão reformulada e apresentada por Neil Tyson. Qualquer livro do Astrônomo Carl Sagan também é recomendável, já que muito do que falamos no vídeo é uma postura em relação à ciência que Sagan dedicou boa parte da sua vida propagando de diferentes formas (livros como Pálido ponto azul e O mundo assombrado pelos demônios são boas recomendações).

Tenso e diboa (vídeo)

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Sabe aquele momento em que você simplesmente está diboa? Diboassa? E o contrário, quando você fica muito tenso? Hoje falaremos sobre o que está por detrás dessas experiências e o porquê as vivenciamos. Veja o vídeo de hoje abaixo ou aqui.

Referências recomendadas

Como esse é um conteúdo bem geral e básico sobre o funcionamento do sistema nervoso, quase qualquer livro texto de biologia e/ou neurofisiologia trará informações detalhadas sobre o sistema nervoso autônomo e seus componentes explorados no vídeo. Na internet, existem também várias fontes explicando o seu funcionamento (por exemplo, aqui, aqui, aqui e aqui).

Neurônios fresquinhos (vídeo)

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Você sabia que o seu cérebro pode produzir vários neurônios novinhos em folha todos os dias? E que existem certas coisas que podem ajudar esses neurobabies a sobreviver? Entenda um pouco sobre neurogênese no vídeo de hoje! Veja ele abaixo ou clicando aqui.

Referências recomendadas

Shors, T. J. (2014). The adult brain makes new neurons, and effortful learning keeps them alive. Current Directions in Psychological Science, 23(5), 311–318. doi:10.1177/0963721414540167

Opendak, M. & Gould, E. (2015). Adult neurogenesis: A substrate for experience-dependent change. Trends in Cognitive Sciences, 19, 3, 151–161 doi: http://dx.doi.org/10.1016/j.tics.2015.01.001

Esses dois artigos recentes fazem uma revisão e um resumo das principais pesquisas sobre neurogênese e os fatores que influenciam tanto na geração quanto na sobrevivência dos neurônios.

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