Annie Paul: O que aprendemos antes de nascermos

watch?v=stngBN4hp14

 

Nesta provocante palestra do TED, Annie Murphy Paul apresenta uma área de pesquisa chamada de fetal origins (origem fetal), interessada em estudar as capacidades de aprendizagem humana durante o período de gestação no útero. Já não bastasse a extrema complexidade que caracteriza a relação entre cultura e herança genética no desenvolvimento dos seres humanos a partir do nascimento, esta área de pesquisa ainda vem nos mostrar evidências de processos de aprendizagem muito básicos que, aparentemente, ocorrem enquanto estamos no útero de nossas mamães, preparando-nos para o ambiente que iremos enfrentar! A área tem reunido evidências nas últimas duas décadas de que os 9 meses de gestação são cruciais para a saúde posterior das pessoas e é um período de férteis experiências sensoriais uterinas que influenciam várias características posteriores, como a preferência alimentar, a  saúde, a inteligência e a aprendizagem da língua de sua cultura. Annie Paul lançou em 2010 o livro Origins, onde apresenta um panorama dos principais achados desta interessante linha de pesquisa. Para quem quiser legendas em inglês, espanhol ou português de portugal para o vídeo, recomendo que vejam o vídeo no próprio TED.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Discussão - 4 comentários

  1. Muito bacana! Na Psicologia do Desenvolvimento, o povo adora explorar essa idéia (http://scienceblogs.com.br/cognando/2011/10/bilinguismo-vem-de-berco/).

    As a side note, é impressionante como o Dr. Oz é fundamental no sucesso de qualquer livro “popular” de ciência que se vende aqui nos Estados Unidos! lol Acho isso muito engraçado!

  2. André Rabelo disse:

    Muito interessante o estudo que vc descreveu neste texto do Cognando, é o tipo de estudo que interessa a esse pessoal da fetal origins. É impressionante mesmo que fetos possam desenvolver preferências por mais de uma língua no útero. Não conhecia este poder do Dr. Oz, mas o cara é uma estrela televisiva né… =b

    Abraço!

  3. Rafael disse:

    Estas palestras do TED são sempre muito boas. O video trás uma abordagem séria do assunto e não o trata como algo mágico capaz de criar super humanos como às vezes vemos por aí…

  4. André Rabelo disse:

    Rafael,

    obrigado pelo comentário, é uma honra recebê-lo aqui! Concordo com você, as palestras do TED são quase sempre compostas por pessoas muito boas!

    Abraço!

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.

Sobre ScienceBlogs Brasil | Anuncie com ScienceBlogs Brasil | Política de Privacidade | Termos e Condições | Contato


ScienceBlogs por Seed Media Group. Group. ©2006-2011 Seed Media Group LLC. Todos direitos garantidos.


Páginas da Seed Media Group Seed Media Group | ScienceBlogs | SEEDMAGAZINE.COM