Damasio: O mistério da mente consciente

watch?v=LMrzdk_YnYY

Um dos maiores neurocientistas e estudiosos da consciência atualmente, Antonio Damasio, professor na University of Southern California, expõe nesta palestra do TED a sua proposta sobre o que permite que existam mentes conscientes como as nossas. A mente consciente seria o resultado de um self (perspectiva subjetiva) no foco da mente. Para responder ao mistério da mente consciente, Damasio explica que precisamos entender como a mente é construída  no cérebro e somo o self é construído. Ele reuniu suas ideias em um livro lançado em 2010, intitulado Self Comes to Mind: Constructing the Conscious Brain.” O livro foi traduzido e publicado em português no ano passado, com o título de “E o Cérebro Criou o Homem.” Para quem quiser a legenda em inglês da palestra, única disponível até agora, recomendo que veja o vídeo no próprio site do TED e selecione “english” no menu “subtitles available in.” Ainda não pude ler o livro, mas vindo de um dos maiores pesquisadores na área, certamente é uma leitura recomendável para quem se interessa na compreensão da consciência.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Discussão - 8 comentários

  1. Felipe disse:

    André, parabéns pelo blog, tenho me divertido com os textos mais antigos! Fiquei bastante feliz em ver mais um blog falando sobre cérebro/mente aqui no Sbbr.

    Sobre o livro do Damásio eu li a edição em inglês. O livro é bom, mas quem já leu alguma outra obra do Damásio irá perceber que esse novo livro não passa de uma pequena atualização do que já foi proposto no “O erro de Descartes”

  2. Quem já leu o Descartes’ Error, ou Looking for Spinoza, ou Feeling of what happens já sabe o que esperar do livro dele! Como antes, nesse livro ele “re-inventa” a perspectiva de William James — de que as emoções/sentimentos são fundamentadas no corpo — e argumenta em favor da idéia de que cognição não é possível sem a “guidance” das emoções e sentimentos (e consequentemente a impossibilidade da criação de um self, que nada mais é para ele que um conjunto das representações dos nossos estados internos). Além disso, apesar de ser um neuroscientista “corajoso”, os fundamentos filosóficos de Damásio são bem superficiais (de novo, quem já leu os livros que mencionei acima sabe disso). Vale a pena notar que a neurosciência tal como descrita por Damásio não é, vamos dizer, a neurosciência standard. Ele é um cara de vanguarda da neurosciência — corajoso — e está bem engajado em fazer uma neurosciência mais séria do que o que a gente vê por aí! Mas ainda MUITO incipiente! MUITO!

  3. Renato Pincelli disse:

    Note-se como é bastante significativo que um grande autor português ainda tão mal divulgado no mundo lusófono. Mesmo no TED, onde muita gente poderia estar trabalhando numa tradução para este vídeo.

  4. Karl disse:

    Rabelo, eu gosto do Damásio e o acho um bom divulgador, mas concordo com o Souza. Acho que o Erro de Descartes foi seu melhor livro, talvez o mais bem fundamentado (concorda Souza?). Mas essa visão do corpo como fundamento talvez tenha sido introduzida por Schopenhauer ao tentar rebater a complexidade apriorística do Kant. Acho que, Schopenhauer, por sua vez, tomou isso emprestado da filosofia oriental. Ambos, James e Schopenhauer, discutiram isso ao discutir o tal “livre arbítrio”.

    Aqui pelo Brasil, temos o livro a Ilusão da Alma do Gianetti que fala sobre o fisicalismo, uma brincadeirinha filosófica interessante que resenhei lá no Ecce Medicus http://scienceblogs.com.br/eccemedicus/2010/09/livro_a_ilusao_da_alma_de_gian/

    Parabéns pela discussão.

  5. @karl, eu gosto sim do Erro de Descartes! E sim, essas discussoes todas se alimentam em uma filosofia classica que poucas pessoas na area das neurosciencias e psicologia discutem de uma maneira abrangente — e eu ate entendo o porque. Gosto do Damasio e da coragem que ele tem de aboradar aspectos que a maioria dos neuroscientistas adoram ignorar. Mas o buraco eh bem mais embaixo!
    Achei otima a referencia ao livro do Eduardo. 🙂

  6. @Renato Pincelli, eu acho que o Damasio eh ate divulgado demais no mundo lusofono. Tem um povo portugues bom abessa nessa area (Joao Branquinho, Augusto Soares, etc…) e o mais divulgado eh sem duvidas o Damasio! Agora, bem que o pessoal poderia ter feito uma traducaozinha da fala dele, ne?! 🙂

  7. André Rabelo disse:

    Agradeço a todos pelos ótimos complementos ao post!

    Felipe,
    valeu! Sua linha de pesquisa sobre o sono é muito interessante, escrevi um pouco sobre o assunto há um tempo atrás:
    http://scienceblogs.com.br/socialmente/2011/01/tire-uma-soneca/

    Gostei do seu blog também, parabéns =)

    O André e o Karl chegaram a conclusões parecidas com a sua sobre o livro. Agora já sei o que devo esperar dele =b

    André,
    eu já havia escutado sobre a incipiência da pesquisa do Damasio por meio de outros colegas. Ele tem ótimas intenções, o que tem o seu valor, mas, na mesma linha do q vc disse, It’s a long way to the top if you wanna rock ‘n’ roll!

    Karl,

    muito obrigado por linkar a sua resenha do livro do Giannetti. Já separei ela para ler amanhã. A sua referência ao Schopenhauer me fez lembrar da vontade que eu tenho de pegar o “mundo como vontade e como representação” aqui na minha estante e ler nessas férias. Já vi muita gente indicando como muitas ideias atualmente discutidas na psicologia e na neurociência tiveram berço no trabalho dele e de outros mais antigos (e provavelmente na filosofia oriental que vc citou).

    Abraço!

  8. André Rabelo disse:

    Renato,

    a minha expectativa é que uma legenda já esteja a caminho. Considerando que o vídeo é bem recente, eu esperaria uma legenda em português em breve, pelo menos essa tem sido a minha experiência com legendas no TED (há normalmente um certo delay para línguas como português). Mas a gafe poderia ter sido evitada com um esforçozinho de nada do pessoal do TED =b

    Abraço!

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.

Sobre ScienceBlogs Brasil | Anuncie com ScienceBlogs Brasil | Política de Privacidade | Termos e Condições | Contato


ScienceBlogs por Seed Media Group. Group. ©2006-2011 Seed Media Group LLC. Todos direitos garantidos.


Páginas da Seed Media Group Seed Media Group | ScienceBlogs | SEEDMAGAZINE.COM