Nielsen: Ciência aberta

Cientistas poderiam ser incentivados a aderir a uma nova cultura científica aberta, onde compartilhar em tempo real dados de pesquisa e se engajar na promoção da ciência aberta seria parte do próprio “fazer científico”. Isto poderia promover avanços no processo de descoberta científica sem precedentes históricos.

Defendendo esta linha de pensamento, Michael Nielsen, atualmente um engajado entusiasta e desenvolvedor de ferramentas de colaboração científica aberta, oferece acima uma palestra crítica, com uma oratória impecável e inspiradora sobre as ferramentas que estão surgindo e acelerando a primavera acadêmica.

Nielsen, que já ofereceu várias contribuições científicas na física e na computação quântica no passado, lançou no fim do ano passado o livro Reinventing Discovery: The New Era of Networked Science (Reinventando a Descoberta: A Nova Era da Ciência na Rede), no qual ele desenvolve a defesa desta nova forma de fazer ciência que  vem entusiasmado diversos cientistas ao redor do mundo.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Discussão - 3 comentários

  1. André Rabelo disse:

    Coincidentemente, hoje acaba de ser publicada uma entrevista com o Nielsen no blog do TED, vale a pena conferir também:

    As dificuldades na abertura da ciência:

    http://blog.ted.com/2012/02/09/q-a-with-michael-nielsen/

    Abraço!

  2. […] organizado contra a Elsevier mostra o poder político que os blogs vêm alcançando na nova era da ciência aberta, que está chegando para ficar. Que outros tipos de impacto uma mobilização entre profissionais […]

  3. […] organizado contra a Elsevier mostra o poder político que os blogs vêm alcançando na nova era da ciência aberta, que está chegando para ficar. Que outros tipos de impacto uma mobilização entre profissionais […]

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.

Sobre ScienceBlogs Brasil | Anuncie com ScienceBlogs Brasil | Política de Privacidade | Termos e Condições | Contato


ScienceBlogs por Seed Media Group. Group. ©2006-2011 Seed Media Group LLC. Todos direitos garantidos.


Páginas da Seed Media Group Seed Media Group | ScienceBlogs | SEEDMAGAZINE.COM