O que é o jeitinho brasileiro?

Zé Carioca, personagem simbolizando a malandragem brasileira

O Brasil é o país do “jeitinho.” Somos famosos mundialmente por “dar um jeitinho para tudo” e pela nossa malandragem. O potencial brasileiro para a improvisação e para a criatividade, características centrais do jeitinho, é ao mesmo tempo algo que podemos sentir orgulho e vergonha, pois ao mesmo tempo que o jeitinho se refere a uma habilidade refinada para a resolução criativa de problemas, também se refere à nossa capacidade engenhosa de agir corruptamente para obter benefícios pessoais de maneira criativa.

Nas sociedades chinesas, é comum se observar um construto cultural semelhante ao jeitinho, o guanxi. O guanxi também é uma estratégia usada cotidianamente para a resolução de problemas, mas se diferencia do jeitinho em diversos aspectos, principalmente porque o jeitinho não envolve relações previamente existentes entre as pessoas ou a ação de qualquer mecanismo de reciprocidade, como é o caso do guanxi.

O jeitinho pode ser entendido como um tipo de ação visando obter benefício próprio ou a resolução de um problema prático,  fazendo uso de criatividade, cordialidade, engano e outros processos sociais [1]. Tanto na antropologia quanto na sociologia, o fenômeno do jeitinho brasileiro têm sido muito estudado e enfatizado como um aspecto central da identidade cultural brasileira. O símbolo do malandro, ilustrado pelo personagem de desenho Zé Carioca na imagem acima, captura a essência deste modo flexível, porém muitas vezes prejudicial a terceiros, de navegar socialmente.

Um problema enfrentado nas áreas que tradicionalmente estudam o jeitinho é no seu próprio significado, pois diversas definições costumaram capturar diferentes aspectos do jeitinho sem fazer referência aos outros aspectos. Foi visando compreender de maneira mais sistemática o jeitinho brasileiro que um grupo de pesquisadores, incluindo vários brasileiros, publicou este ano um artigo no Personality and Social Psychology Bulletin [1].

ResearchBlogging.orgO que os pesquisadores encontraram nesta pesquisa foi que o jeitinho brasileiro, embora tenha sido tratado como um conceito unitário e coerente por boa parte da literatura em antropologia, sociologia e ciência política, se caracteriza como um fenômeno mais complexo e multifacetado, possuindo diferentes dimensões. A partir da aplicação de questionários descrevendo situações típicas de jeitinho brasileiro, eles identificaram três principais dimensões: a criatividade, a corrupção e a quebra de normais sociais.  A criatividade está relacionada à resolução criativa e inovadora de problemas sem violar normas sociais. Representando situações nas quais a resolução de problemas se dá por meios ilícitos, identificou-se a dimensão de corrupção. Por último, a quebra de normas sociais representa o uso do jeitinho para burlar normas sociais que dificultam a resolução de um problema.

A separação destas três dimensões é útil na medida em que estas dimensões se relacionam de maneira diferenciada com outras variáveis psicológicas, e este foi um aspecto investigado em um dos estudos da pesquisa. Este segundo estudo avaliou a relação entre o jeitinho e outras variáveis psicológicas conhecidas, como a orientação de dominância social, as atitudes morais e a percepção subjetiva e intersubjetiva de normais sociais.  A relação entre moralidade e jeitinho é especialmente curiosa, pois alguns autores afirmam que a prática generalizada do jeitinho cria condições para o estabelecimento de um clima de cinismo e delinquência para julgar moralmente as ações dos outros [1], além de modificar a maneira como atos morais são julgados pelas pessoas. Nessa linha pensamento, os atos passariam a ser mais julgados comparativamente a outros atos morais severos, e sendo menos julgados por si mesmos.

Ou seja, a prática do jeitinho nos encaminharia, ao longo do tempo, a julgar ações como estacionar em local proibido ou furar uma fila como menos erradas ou merecedoras de punição do que as ações de políticos corruptos, por exemplo, obtendo assim uma “justificativa” para ações individuais que seriam muito mais amenas.

Em suma, a partir dos dados desta pesquisa, o conceito de jeitinho brasileiro pode ser compreendido de maneira mais clara e abrangente como uma estratégia geral de resolução de problemas, gerados a partir de hierarquias e instituições ineficientes, que envolve a criatividade, a corrupção ou a quebra de normas sociais, comumente visando um benefício pessoal. Os dados desta pesquisa apoiam a tese de que o jeitinho é um construto cultural particular e complexo que se diferencia em aspectos cruciais de outros construtos, como o guanxi, por exemplo. Ao mesmo tempo que o jeitinho tem um caráter altamente adaptativo, pois se refere à flexibilidade cognitiva dos indivíduos na resolução de problemas, ele também mostra o lado escuro da nossa criatividade para obter recursos de maneira ilícita – que o digam as cuecas dos políticos envolvidos no mensalão. A propósito, outro trabalho recente investigou este “lado escuro” da criatividade [2], mas isso é uma história para outro dia!

Referências:

[1] Ferreira MC, Fischer R, Porto JB, Pilati R, & Milfont TL (2012). Unraveling the mystery of Brazilian jeitinho: A cultural exploration of social norms. Personality & Social Psychology Bulletin, 38 (3), 331-44 PMID: 22143307

[2]Gino F, & Ariely D (2012). The dark side of creativity: Original thinkers can be more dishonest. Journal of Personality and Social Psychology, 102 (3), 445-59 PMID: 22121888

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Discussão - 12 comentários

  1. Daniel disse:

    belo post!

  2. O correto, então, seria falar em jeitinhos brasileiros, no plural?

    []s,

    Roberto Takata

  3. bessa disse:

    Sei de alguns brasileiros que se deram muito bem no exterior graças ao jeitinho. Resolver problemas no lab com um chiclete, um clipe de papel e uma pilha palito. Mas agora estou com medo das estatísticas de más condutas.

  4. André Rabelo disse:

    Daniel,

    obrigado pelo comentário. É uma honra tê-lo por aqui, gosto muito do seu blog no Estadão!

    Abraço!

  5. André Rabelo disse:

    Takata,

    os autores não sugerem isso no artigo, mas sim que “O” construto cultural em questão possui diversos aspectos que precisam ser considerados para uma melhor compreensão do mesmo. Este ponto é importante de ser feito na medida em que este construto não tinha uma definição muito coerente na literatura de ciências sociais, pois cada autor enfatizava um conjunto de combinações e ênfases diferentes relativas a cada uma destas dimensões e outras.

    Abraço!

  6. André Rabelo disse:

    Bessa,

    ai está mais um contexto no qual o lado bom e o ruim do jeitinho fica evidente. Também me preocupam as más condutas que podem estar acompanhando a nossa inventividade.

    Abraço!

  7. André Rabelo disse:

    Olha ai, o jeitinho brasileiro ajudando a NASA a enviar a curiosity para Marte!

    ‘Jeitinho brasileiro me ajudou’, diz executivo de missão da Nasa

    http://noticias.terra.com.br/ciencia/noticias/0,,OI6062516-EI301,00-Jeitinho+brasileiro+me+ajudou+diz+executivo+de+missao+da+Nasa.html

  8. carolina silverio damasceno disse:

    bom eu gosteei me ajudou muito no trabalho de sociologia

  9. André, parabéns pelo post. Engraçado, estava fazendo testes para ver como encontrava um post sobre este mesmo tema e acabei encontrando seu blog. Falamos algumas coisas parecidas até e na mesma época! Por favor não pense que te plagiei, nem nada, até mesmo porque estou expressando aqui minha surpresa em relação a isso. Quase duas semanas de diferença e dois posts sobre o mesmo tema! Hahahaha, que comédia isso! Bom, de qualquer forma, gostei muito da sua crítica! Caso queira dar uma lida na minha, fica aí o link:

    http://www.oermitaocontemporaneo.blogspot.com/2012/08/the-dark-side-of-jeitinho-brasileiro.html

    Um abraço!

  10. CARA esse post e perfeito para trabalhos de escola vocÊs estão de PARABENS (se eu não tirar um 10 e só porque sou preto e corinthiano!!!!!!!)

  11. geovanna neves martins disse:

    adoorei o texto ficou bem elaborado …….

  12. […] as pessoas. Que filhos você esta deixando para o seu País? Que atitutes está tomando atualmente? Jeitinho brasileiro???     Roberto Gambini Terapeuta diz que temos de superar nosso patológico complexo de […]

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