Aqui estão os seus links! (28/02/13)

aqui estão os seus links

Mais uma edição do “Aqui estão os seus links” diretamente do forno (veja aqui o primeiro post dessa série)!

Posts

Post no blog Epiphenom de Tomas Rees discutindo estudo do ano passado sobre a relação entre empatia, autismo e descrença em deuses (sim, parece que essas coisas se relacionam de uma maneira muito interessante!).

Quem são as pessoas que vêem fantasmas? Este outro post no blog Epiphenom descreve um estudo publicado esse ano sobre características individuais e situacionais por detrás destas experiências sobrenaturais.

Post na Scientific American sobre como incutir falsas memórias nas cognições dos seus amigos em 5 passos (cuidado com o que vocês vão botar na cabeça deles, usem a ciência cognitiva com moderação).

O Valentine’s Day aconteceu há algumas semanas atrás. Essa data comemorativa é algo próximo do que nós conhecemos aqui como o “Dia dos Namorados”. Dean Burnett, autor do blog Brain Flapping, escreveu um post bem engraçadinho sobre porque você, que está ai encalhado(a) e chupando o dedo, deveria tentar sair com um(a) cientista e como você não deve fazer para conseguir isso!

Post do BPS Research Digest sobre a nossa capacidade de passar impressões falsas de quem nós somos em fotos do Facebook.

Textos, matérias e notícias

Sessão Tititi Científica: fique sabendo das últimas fofocas e barracos que abalaram os campus da academia brasileira!

Para começar, vejam o manifesto publicado no blog da Sociedade Brasileira de Neurociência e Comportamento criticando duramente a condução de projetos coordenados pelo professor Miguel Nicolelis. Isso deu o que falar viu…

Nos comentários do texto é possível ver duas respostas ao manifesto por parte de pessoas diretamente relacionadas com o Nicolelis. Ontem também saiu outra manifestação sobre o assunto no blog do Vinícius Rosa Cota. Esse negócio só está esquentando e é impressionante ver como os blogs estão mudando a maneira como essas coisas são feitas, além da rapidez com que elas se espalham!

Essa deu medo: dormir pouco pode alterar até o funcionamento dos seus genes, desregulando o seu sistema imune e muitas outras coisas!

A USP lançou um site com aulas gravadas sobre diversos assuntos, vale a pena fuçar!

Texto de divulgação da APS sobre um estudo super relevante para estudantes. O estudo testou diferentes técnicas de estudo e a eficácia de cada uma. Os resultados foram inesperados (ex: usar marca-texto nos seus livros e artigos pode não fazer lá muita diferença, apesar de parecer que sim…). Prometo ainda cobrir esse artigo aqui no blog!!!

MAIS UM novo curso de psicologia anunciado no Coursera, além dos que eu já havia divulgado antes e semana passada.

Matéria da agência FAPESP sobre o uso da internet na divulgação científica, tema debatido na última reunião anual da Associação Americana para o Avanço da Ciência.

Uma matéria da revista Monitor in Psychology sobre as atuais discussões acerca da replicabilidade das pesquisas em psicologia.

Como a psicologia deveria ser ensinada? Matéria no The Guardian.

Você acha que cientistas são pessoas normais? Uummmm… depende do que você está chamando de normal… o/

Vídeos

Você já percebeu que estava sonhando durante um sonho seu e ai conseguiu manipular ele? Pois é, tem gente que sabe fazer isso e parece que não é tão difícil. Eu achei isso uma das coisas mais legais que eu já vi nos últimos tempos! Conheci neste vídeo curto falando sobre a ciência do “sonho lúcido.”

Utilidade pública: veja esse vídeo para aprender como fazer um sanduíche simples quando você estiver na Estação Espacial Internacional, sem gravidade (nunca se sabe…).

A sempre ótima Suzana Herculano no programa da Fátima Bernardes falando sobre o suposto “poder” do pensamento positivo… não tem muito o que falar, mandou muito.

Tyler Alterman desenvolveu um projeto chamado de Think Tank (“Tanque do Pensamento”). A ideia do projeto é criar um laboratório móvel que vá em escolas, instituições e em locais públicos para divulgar as  pesquisas da ciência cognitiva às pessoas e ajudá-las a usar esse conhecimento no dia-a-dia. No vídeo ele explica o projeto. Eis ai uma ideia muito promissora e interessante (dica tirada da Wired)!

Um vídeo pequeno, mas bem legal falando sobre “o mito do cientista” e os esteriótipos que temos de quem são os cientistas e como eles surgem (prepare-se para surpreender-se…). Dica valiosa tirada do blog Mollecular Matters.

Palestra que foi ao ar no TED essa semana do neurocientista brasileiro, Miguel Nicolelis, falando sobre a sua pesquisa, onde macacos conseguiram controlar um braço robótico com a sua própria mente.

A prostituição não é um hábito exclusivo dos humanos, muitos outros animais também “fazem” isso!

Vídeo da série Asap Science sobre a ciência do amor.

Também tem esse outro vídeo da mesma série sobre a ciência dos orgasmos (sim, também acho que a ciência está caminhando para se tornar algo mais interessante, finalmente…)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Discussão - 1 comentário

  1. […] está sendo feito pelo André, do Socialmente. O que ele faz é colocar os links das coisas legais que ele viu pelas interwebz. Então vou copiá-lo. Coisas que eu vi durante a semana e acho que merecem ser […]

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.

Sobre ScienceBlogs Brasil | Anuncie com ScienceBlogs Brasil | Política de Privacidade | Termos e Condições | Contato


ScienceBlogs por Seed Media Group. Group. ©2006-2011 Seed Media Group LLC. Todos direitos garantidos.


Páginas da Seed Media Group Seed Media Group | ScienceBlogs | SEEDMAGAZINE.COM