Cinco coisas muito úteis para a sua vida acadêmica

ampulheta tempo trabalho

Perca menos tempo usando as coisas certas!

Tempo é um recurso muito valioso e escasso. Na academia, não é diferente. Saber economizar tempo pode fazer toda a diferença, e uma boa organização costuma ajudar a economizar muito tempo. É por isso que no post de hoje vou compartilhar com vocês ferramentas gratuitas que existem na internet que vão te ajudar a economizar tempo e organizar as suas coisas (o que fará você economizar mais tempo).

Essas ferramentas são úteis para qualquer pessoa, independente do seu nível de envolvimento com a academia, mas especialmente pessoas envolvidas com atividades acadêmicas podem se beneficiar bastante delas. Muitas dessas ferramentas não são novas, mas muita gente ainda não as conhece, então aqui vão as cinco ferramentas que podem poupar muitas horas da sua vida!

Dropbox

dropbox

Para que usar um pendrive se você pode usar o Dropbox? O Dropbox é um serviço que te oferece gratuitamente um “pendrive virtual”. Você pode acessar qualquer arquivo que colocou nele de qualquer computador, pois todos os seus arquivos ficam armazenados na sua conta virtual. Você também pode instalar o dropbox no seu computador e mexer em arquivos colocados dentro da pasta do Dropbox a vontade, como se eles estivessem em qualquer pasta do seu computador. A diferença é que toda vez que você modificar os seus arquivos, o Dropbox automaticamente atualiza os arquivos da sua conta virtual.

Então se você estiver escrevendo um trabalho para uma disciplina e usar diferentes computadores para escrevê-lo, basta você instalar o Dropox em ambos computadores e sempre editar o arquivo contido na pasta do Dropbox que, quando você for usar o outro computador, a sua versão mais atualizada do arquivo já estará lá, te esperando! E se você mudar um arquivo e salvar, mas depois se arrepender de ter feito isso e precisar da versão anterior… sem problemas, o Dropbox permite que você recupere versões anteriores do seu arquivo! Sem dúvida uma das ferramentas mais úteis que já conheci para quem tem muitos arquivos que precisam ser modificados constantemente. Faça a sua conta clicando aqui.

Google Drive

google_drive_logo_3963Google Drive é um serviço gratuito do Gmail e é parecido com o Dropbox. Também se trata de um pendrive virtual, mas com alguns adicionais MUITO interessantes. Além de armazenar os seus arquivos e sincronizá-los no mesmo jeito que o Dropbox, você pode editar os seus arquivos online! Ou seja, você pode abrir o seu arquivo de word armazenado online, editar ele todo como se estivesse no word mesmo por meio do ambiente de edição online do Google Drive, e quando você sair ele vai estar salvo e sincronizado com os computadores nos quais você instalou o Google Drive.

Mais do que isso, é possível convidar pessoas para editar ao mesmo tempo que você um arquivo seu e conversar com elas enquanto edita o arquivo. Se você está em um grupo formado em uma disciplina da universidade e vocês precisam redigir um trabalho final, isso pode ser feito totalmente por meio dessa ferramenta. Você também pode criar e editar planilhas, formulários de pesquisa, apresentações de powerpoint e outros tipos de arquivo que automaticamente são armazenados no seu pendrive virtual. Basta você ter um Gmail e você terá acesso a todas essas funcionalidades.

Mendeley

logo-mendeleySe você é um estudante ou pesquisador e possui diversos artigos que precisa consultar e citar em seus trabalhos com frequência, o Mendeley pode te ajudar bastante. Em comparação com outros programas como o Endnote, o Mendeley se destaca por ser gratuito, atualizado frequentemente, mantido por uma grande comunidade de usuários e a sua incrível capacidade de extrair automaticamente as referências de artigos sem você precisar digitar nem mesmo uma letra. Com ele, você conseguirá organizar os seus artigos e as suas respectivas referências de um jeito que o coitado do Endnote nunca sequer pôde sonhar um dia em fazer. Instalando ele no seu computador, você terá uma biblioteca de referências de artigos conforme adiciona novos artigos ao programa.

Para você ter um gostinho do que dá para fazer com o Mendeley, você pode pedir para o Mendeley ficar “vigiando” uma pasta do seu computador no qual você vai sempre inserir novos arquivos de artigos. Assim que inseri-los e o programa for iniciado, o Mendeley poderá ver que tem artigos novos, renomear os arquivos da maneira que você preferir (colocando o nome dos autores, o ano do artigo e o título, por exemplo), colocar os arquivos renomeados em uma outra pasta que você preferir e extrair automaticamente as referências do artigo, colocando-as na sua biblioteca de referências e ficando prontas para serem inseridas no seu artigo. Sim, ele faz tudo isso automaticamente, então você economiza um tempo ixperto usando ele!

Como você pode imaginar, nem sempre isso tudo é feito de maneira perfeita, já que muitos artigos possuem formatos muito diferentes e colocam certas informações em locais incomuns, então às vezes o Mendeley pode achar que o nome do autor do artigo é “2007” e o título é “Annual Review of Psychology”. Ai você pode corrigir manualmente quando algo der errado abrindo o artigo no próprio Mendeley, mas ainda assim você estará economizando um bom tempo apenas corrigindo do que escrevendo manualmente tudo. Uma boa ideia é sincronizar o seu Mendeley com o seu Dropbox para que você possa usar o Mendeley da mesma maneira independente do computador que estiver usando. O que eu faço, por exemplo, é sempre inserir em uma mesma pasta do meu Dropbox meus artigos novos e pedir para o Mendeley vigiar essa pasta, renomear os arquivos e colocá-los em uma outra pasta, e assim consigo economizar mais alguns minutinhos preciosos!

Evernote

evernote-logo-design

É difícil dizer para que serve o Endnote, pois ele serve para MUITAS coisas. Você pode escrever notas, lembretes, textos, rascunhos, inserir imagens, links… e por ai vai. Ele também serve como um armazenador de imagens, arquivos e páginas da internet. Eu estou escrevendo esse post no próprio Evernote, por exemplo. Você só precisa instalar o programa no seu computador, celular ou tablet e toda vez que você alterar algo nele o Evernote sincronizará as alterações com a sua conta virtual.

IFTTT

ifttt-logoColoquei o IFTTT (If This Then That) por último nessa lista porque ele permite que você conecte programas, como os citados aqui, com outros programas, ou programas com páginas na internet e automatize diversas ações online (como está escrito no site do programa, “coloque a internet para trabalhar para você”). Por exemplo, usando esse programa, você pode fazer com que toda vez que você marcar um email no seu Gmail como “importante”, uma cópia desse email seja criada e armazenada no seu Evernote.

Você também pode conectar o seu Dropbox com o seu Gmail (envie por email arquivos armazenados em uma pasta do Dropbox), com o seu Kindle (envie para o seu Kindle livros armazenados em uma pasta do Dropbox) ou com o seu Facebook (envie suas fotos do Facebook automaticamente para uma pasta do Dropbox). Sincronize o seu Evernote com o seu WordPress, o seu Facebook com o seu Twitter, o seu Gmail com o seu Instagram… enfim, sincronize tudo com tudo! O programa funciona por meio de frases simples que você ativa na sua conta e pode pausar quando quiser. Um exemplo dessas frases seria “se eu marcar como importante um email, envie uma cópia dele para o meu Evernote”. O site possui uma lista enorme de frases já criadas por outros usuários que você pode usar, mas você também pode criar frases novas com as próprias mãos!

Existem ainda muitas outras ferramentas extremamente úteis para organizar sua vida acadêmica e tornar o seu trabalho mais eficiente, sendo essa lista limitada no seu alcance. Você também conhece alguma outra ferramenta que seja útil como essas que citei aqui? Compartilhe nos comentários o nome da ferramenta e o que ela permite fazer para que mais pessoas possam também usá-las!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Discussão - 8 comentários

  1. ANDRÉ LUIZ THIEME disse:

    Achei muito legal o post. Eu já utilizei bastante o Mendeley, uso o Google Drive massivamente, e o DropBox mais ocasionalmente.
    Iria até indicar algumas coisas para auxiliar na vida acadêmica, mas no caso tenho apenas um: Pra quem tem um Kindle (daquele simplesinho ou o paperwhite) como eu é legal ter o “Send to Kindle” um app para o navegador Chrome do Google, que envia a página direto pro seu aparelho, permitindo que você leia aquele artigo que está em html com todas as opções do kindle e com as imagens originais. Vale a pena!

  2. Roberto Berlinck disse:

    Oi André,

    Eu e vários colegas abandonamos o Mendeley já faz algum tempo.

    Eu recomendo o endnote em vez do Mendeley. Atualmente existe EndNote inclusive para iPad.

    Recomendo também o NewsBlur para manter-se atualizado com publicações, como um RSS feeder.

  3. Daniela Mazzei disse:

    Interessante as dicas! Já as adotei!

  4. Raniere disse:

    Todo acadêmico deveria participar de um workshop da Software Carpentry: http://software-carpentry.org/.

  5. André Rabelo disse:

    Roberto,

    obrigado pelo comentário. Por qual motivo você e seus colegas abandonaram o Mendeley em favor do endnote?

    Abraço!

  6. […] Cinco coisas muito úteis para a sua vida acadêmica […]

  7. […] Cinco coisas muito úteis para a sua vida acadêmica […]

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.

Sobre ScienceBlogs Brasil | Anuncie com ScienceBlogs Brasil | Política de Privacidade | Termos e Condições | Contato


ScienceBlogs por Seed Media Group. Group. ©2006-2011 Seed Media Group LLC. Todos direitos garantidos.


Páginas da Seed Media Group Seed Media Group | ScienceBlogs | SEEDMAGAZINE.COM