Por que as pessoas fazem coisas ruins – 2 (video)

teaser pessoas parte 2

O que leva torcedores de um jogo de futebol a espancar, matar e esquartejar um árbitro de uma partida de futebol? Ou o que leva soldados a cometerem torturas cruéis, como as que ocorreram em Abu Ghraib? Várias causas estão envolvidas na violência, mas uma delas é pouco conhecida e muito subestimada – a influência social.

A conformidade e a obediência a autoridades, duas formas de influência social estudadas na psicologia, estão envolvidas em muitos dos episódios de violência mais cruéis de que temos conhecimento. No vídeo abaixo

, você poderá ver a segunda parte do vídeo sobre porque as pessoas fazem coisas ruins (se ainda não viu a primeira parte, veja aqui).

[youtube_sc url=”https://www.youtube.com/watch?v=dPVPnQTr-ow”]

Se o player não funcionar, veja o video clicando aqui.

Se gostou do vídeo, curta, compartilhe e inscreva-se no nosso canal! Siga nossas páginas nas redes sociais para acompanhar os próximos vídeos (FacebookTwitterGoogle+).

Referências adicionais:

Zimbardo, P. G. (2012). O efeito Lúcifer: Como pessoas boas se tornam más. Rio de Janeiro: Record.

Nesse livro traduzido para o Português, um dos maiores psicólogos sociais e investigadores de processos de influência social explora alguns dos estudos mais famosos da área e o que eles revelam sobre a natureza humana.

Pinker, S. (2013). Os anjos bons da nossa natureza: Por que a violência diminuiu. São Paulo: Companhia das Letras.

O famoso divulgador da psicologia e psicolinguista Steven Pinker dedicou um volume inteiro para discutir as causas da violência e as evidências de que a violência tem diminuído ao longo da história humana. Felizmente, o seu livro já foi traduzido para o Português.

Discussão - 4 comentários

  1. Franklin disse:

    Aqui o video não abre. Tem algum problema com ele ou é só aqui?

    • André Rabelo disse:

      Oi Franklin. Eu percebi um problema e tentei arrumar. Aqui esta abrindo normalmente. Tente acessar nesse link aqui http://youtu.be/dPVPnQTr-ow

  2. Franklin disse:

    Agora sim 😀 Parabéns pelo vídeo! Esse modelo de video meio minute physics é bem interessante. Mesmo sendo estudante de química, chamou minha atenção

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.