Sobre o Autor

eueospsBem-vindo ao SocialMente! Meu nome é André e, aqui, busco divulgar a psicologia e algumas outras coisas. Sou psicólogo, mestre e doutor pela Universidade de Brasília (UnB). Atualmente, sou professor no Centro Universitário do Distrito Federal (UDF). O SocialMente surgiu a partir de uma insatisfação minha com o material disponível na internet sobre a psicologia, já que vivemos, por muito tempo e até atualmente, em uma espécie de redoma intelectual aqui no Brasil – mas, felizmente, as coisas estão mudando! Também sou o criador do canal do Youtube Minutos Psíquicos (dá uma olhada nos vídeos que fizemos lá clicando aqui). Divirta-se com o blog (se conseguir…)!

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2299036118582912

Discussão - 21 comentários

  1. Muito bom teu trabalho e teu blog. Meu nome é Cláudio, sou professor de química e biologia. Temos um problemas muito sério, mas com vontade e dedicação tudo se resove…eu falo do ensino das ciências e da educação em geral….não sei se tu já ouviu a novidade, estão querendo diminuir o número de aulas de matemática e portugues nas salas de aula para colocar em seu lugar o idioma espanhol e sociologia..tudo bem, mas eu te digo com segurança; 90% dos estudantes não sabe química, porque não sabe matemática…90% dos estudantes não sabe física, porque não sabem matemáica…e por ai vai….!!!…Eu acho que estão entregando o ensino na mão de pessoas sem a mínima noção do que é ensinar….
    O tema é muito longo, mas não é complicado….

  2. André Rabelo disse:

    @Cláudio B. Simões, agradeço o seu elogio!

    O problema que você cita é grave, eu não conhecia essa proposta de diminuir o numero de aulas de matemática e português. Concordo com você que a defasagem de aprendizagem nestes assuntos tem consequências diretas para as nossas tentativas de ensino e divulgação da ciência. Se diminuirmos o tempo dedicado ao ensino de matemática, por exemplo, maiores serão as dificuldades destas crianças com assuntos como química e física no futuro e menor será o interesse destas crianças pelo assunto. É claro que pensar na melhoria da qualidade deste ensino também é fundamental, já que mais horas de aulas sem professores mais motivados e treinados podem ser ineficientes para o tipo de mudança na educação que queremos para o Brasil. Todos nós perdemos feio com essa história, espero que essa proposta seja repensada.

    Eu não conhecia o seu blog, parabéns pelo ótimo trabalho! Divulgarei ele!

    abraço!

  3. Ola André…..Precisamos nos comunicar com mais frequência …Ok
    O conteúdo do teu blog é muito bom.
    Obs: Sobre o tema: LiHS…..ja fui classificado como “misantropo”…….rs
    Abraço

  4. Tiago disse:

    Olá André, começo com a citação sua no about me:

    “Se dedica à divulgação científica por acreditar que o conhecimento não-compartilhado deixa de cumprir a função social que poderia cumprir, pois quem tem o privilégio de receber uma educação superior pública é financiado pela sociedade e o mínimo que poderia fazer é disponibilizar os conhecimentos que adquiriu em sua formação para qualquer um que possa se interessar, em uma linguagem acessível e de forma gratuita”.

    Perfeito seu raciocínio, embora não haja a obrigatoriedade no compartilhamento de infos somente por ter conseguido o acesso à esta grande Universidade Brasileira (principalmente no campo da Psicologia), acho muito interessante esta sua ideia de disponibilizar o que aprendes em sala de aula de maneira gratuita na web.

    Meu nome é Tiago, também sou estudante (ops, não sou mais, me formo dia 17 próximo) de Psicologia aqui em Balneário Camboriú (SC) e achei seu blog procurando algumas discussões interessantes sobre Psicologia Evolucionista, e conseguisse uma bela bibliografia para dispor em pouco espaço as conquistas e desafios desta área que sou apaixonado. Já estou fazendo pós-graduação em Psicologia Sistêmica, e escrevendo um artigo sobre Infidelidade sob a ótica da Psicologia Evolucionista. Quem sabe, podemos fazer uma parceria legal na construção de artigos nesta área, visto que não tenho muitos entusiastas por aqui (tenho um colega que se formou comigo que é muito bom, e meu prof Dr. Eduardo Legal, que por sinal, fez seu Mestrado com a Emma Otta, utilizada nas referências).
    Pois bem, continuarei aqui me embriagando de conhecimento em seu blog, continue postando!
    Abraços, Tiago.

  5. André Rabelo disse:

    @Cláudio B. Simões, ficaria feliz de trocar mais ideias contigo, agora que estou de férias estarei mais disponível! Quanto a problemas com a LiHS, peço que tente relevar as posturas de alguns comentadores, pessoas como você sempre serão bem-vindas lá!

    abraço!

  6. André Rabelo disse:

    Olá Tiago,

    fiquei feliz de ler o seu comentário! Por algum motivo que eu não sei, ele foi parar na caixa de spam, por isso só foi liberado agora… enfim!

    Concordo com você que não haja obrigatoriedade de disponibilizar informações e já havia pensado nisso, por isso preferi falar que é “o mínimo que poderia fazer” ao invés de “deveria”.

    Parabéns pela formatura! Que interessante este tema do seu artigo, ficaria agradecido se você pudesse me avisar quando o artigo fosse publicado! Quanto a parceria, estou a disposição para propostas! A Psicologia Evolucionista ainda é embrionária no Brasil, o interesse tem crescido bem gradualmente. A melhor maneira de estimular o crescimento da mesma é através da divulgação e da publicação em boas revistas (espero que esse seja o destino do seu artigo!). O meu grupo de pesquisas na UnB tem iniciado uma parceria com a Maria Emilia Yamamoto, um dos maiores nomes da psicologia evolucionista no Brasil. É uma área que, apesar de possuir muitos problemas e coisas a melhorar, guarda grandes promessas para a psicologia na minha opinião. Que bom conhecer mais um entusiasta da área! Fico feliz que tenha gostado do blog, sinta-se a vontade para comentá-lo e divulgá-lo!

    abraço!

  7. janaina disse:

    Boa tarde, André!
    Em virtude da seriedade de seu blog e da pertinência dos assuntos nele tratado, gostaríamos de saber se existe a possibilidade de estarmos divulgando em sua página, um curso de especialização em Psicoterapia Cognitivo-Comportamental que estaremos iniciando em São Paulo. Será nossa segunda turma. Somos de Porto Alegre/RS, e estamos há mais de 30 anos desenvolvendo trabalhos na formação de psicoterapeutas. Somos um curso sério e respeitado. É possível divulgarmos em seu blog? Poderíamos enviar um banner com informações,contato, etc.

    Aguardo retorno.

    Att,
    Janaina.

  8. André Rabelo disse:

    Janaina,

    obrigado pelo contato. Vou te mandar um email.

    Att,
    André

  9. Layla Matos disse:

    Olá André, boa tarde.
    Descobri teu blog pesquisando sobre o curso de psicologia da UnB numa tentativa de conhecê-lo mais para avaliar se atende minhas necessidades específicas. É possível entrares em contato comigo por e-mail? Obrigada.

  10. katia simone benedetti disse:

    Prezado André, boa tarde.

    Fazendo uma pesquisa sobre sites de Psicologia Evolutiva deparei-me com seu blog. Fiquei feliz por conhecê-lo, pois, pra ser sincera, até hoje achava que a Psicologia Evolutiva era quase que desconhecida no Brasil pelos profissionais que não fossem das áreas Biológicas e Médicas. Sinto que as ciências sociais, principalmente as que lidam diretamente com o comportamento humano, como a Educação, precisam urgentemente tomar ciência dos pressupostos da Psicologia Evolutiva. Acredito que mesmo os psicólogos, em sua maioria, desconhecem essa área da Psicologia. Pelo menos é o que minha trajetória pessoal, na Educação e na Psicologia me mostrou até hoje. Gostaria de ter o seu e-mail e manter contato para lhe enviar um livro que estou terminando. Nele tento fazer uma aproximação entre a Psicologia Evolutiva e a Educação, argumentando o quanto esse conhecimento seria benéfico para o planejamento das diretrizes da educação brasileira.
    Parabéns pelo seu blog.
    Atenciosamente,

    Kátia
    Itatiba/SP

  11. Karla disse:

    Muito legal o blog!
    Vou indicar para meus contatos.
    Sempre amei psicologia, apesar de ter me formado em direito.
    Mas hj vejo que talvez eu nao fosse uma boa psicóloga, porquanto tenho alguns preconceitos muito arraigados.

  12. Adriana disse:

    Adorei o texto! É assim que me sinto, curiosa por conhecer o comportamento humano! É delicioso encontrar pessoas que compartilham dessa mesma curiosidade e interesse. Parabéns pelo blog!

  13. Cecilia disse:

    Olá André, Tomamos conhecimento de suas atividades através dos videos do canal Minutos Psiquicos e o conteúdo é realmente de muita qualidade, assim, gostaria de fazer contato com você para desenvolvermos uma parceria. Aguardo seu contato ! Cecilia

  14. Carlos Eduardo disse:

    Olá André,
    Meu nome é Carlos Eduardo e sou estudante de administração da UFRJ. Tenho um projeto de trabalhar com coaching pessoal, pois percebi que a maioria das pessoas que trabalham nessa área utilizam argumentos falaciosos para conseguir dinheiro.
    Meu projeto é produzir conteúdo em vídeo que ajude as pessoas a conquistar seus objetivos e ter uma qualidade de vida melhor. Parte do conteúdo seria disponibilizado de forma gratuita e outra parte seria paga. Eu irei utilizar meu conhecimento de processo decisório para orientar as pessoas, mas creio que um psicólogo poderia acrescentar ainda mais ao projeto. Como vi seu trabalho, acredito que você é ideal para trabalha nisso.
    Caso tenha interesse, é só falar comigo. 

  15. André Rabelo disse:

    Olá, Carlos! Obrigado pelo contato e pelo convite! Acho a iniciativa muito interessante e concordo que é uma área na qual nem sempre os profissionais agem da melhor forma. Entretanto, não tenho condições temporais de me envolver com outro projeto, pois mal dou conta de manter aqueles nos quais já estou envolvido =/
    Desejo-lhe boa sorte com essa empreitada e um feliz ano novo! Abraço!

  16. Thaís Hyppolito disse:

    André, seus vídeos são incríveis! Acabei de ver: você é professor no Centro Universitário do Distrito Federal. Nossa, deve ser fantástico ter você como professor. Nosso sistema educacional, no geral, está precisando de pessoas como você. Excelente didática!

  17. ALAN XAVIER LINO disse:

    André, sobre texto Você leva jeito para psicologia?

    Conviver com a incerteza constante… ou seria de melhor forma positivista: conviver com a busca de esclarecer as dúvidas e estar buscando o desenvolvimento e aprendizado.?

    “Ser um psicólogo pode não ser sinônimo de ser rico, simpático ou famoso”

    Eu penso que ser rico é poder satisfazer as necessidades do dia-a-dia, não necessariamente precisamos de ter dinheiro, então ser rico é uma questão de momento e satisfação: Tipo, quantas pessoas possuem riquezas extraordinárias, mas não podem ao menos sair numa tarde e ver o por do sol, ou chegar em casa antes disso r compartilhar esse momento com a família.

    Ser simpático com os outros sem estar cheio de si mesmo.

    Ser ou estar famoso aos outros, melhor recompensa é estar verdadeiramente se valorizando.

  18. André Rabelo disse:

    Alan, obrigado pelo comentário! Concordo contigo sobre a importância de viver esses tipos de experiência, mas no texto me referi à riqueza da maneira mais literal mesmo, relacionado à dinheiro. Entretanto, se pensarmos em “riqueza” no sentido que você deu, um psicólogo pode ser muito rico sim!

  19. Karina Marques disse:

    Avaliei, no meu mestrado, o conteúdo e os materiais educativos disponíveis na web sobre TEAp, pelo menos incomodo que você teve. De fato vivemos em uma redoma. Parabéns pela iniciativa.

  20. Karina Marques disse:

    *mesmo

  21. Isabella disse:

    Como você fez para contar aos seus pais que tinha vontade de ser psicólogo? Li em uma de suas postagens que para você foi difícil… Isso que eu tenho mais dificuldade também… Me ajuda! kkk

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.

Sobre ScienceBlogs Brasil | Anuncie com ScienceBlogs Brasil | Política de Privacidade | Termos e Condições | Contato


ScienceBlogs por Seed Media Group. Group. ©2006-2011 Seed Media Group LLC. Todos direitos garantidos.


Páginas da Seed Media Group Seed Media Group | ScienceBlogs | SEEDMAGAZINE.COM