Energia solar sem painéis solares, apenas com vidro

Extrair energia da luz do Sol de forma barata, sem usar os caros materiais semicondutores dos painéis solares atuais pode ser possível graças a um novo fenômeno ótico, descoberto por dois físicos da Universidade de Michigan, EUA. William Fisher e Stephen Rand descobriram que um feixe de luz intenso o suficiente atravessando um meio transparente e não condutor de eletricidade, como o vidro por exemplo, pode separar as cargas elétricas positivas das negativas do material, o transformando em uma bateria pronta para fornecer eletricidade.

Pensava-se que essa separação de cargas induzida pelo campo magnético da luz fosse fraca demais, mas Fisher e Rand mostraram que em certas condições ela pode ser 100 milhões de vezes mais intensa que o normal (Rand fala sobre essa “ressonância paramétrica” em neste artigo para físicos, em PDF).

Os painéis solares geram eletricidade quando as partículas de luz atingem os elétrons de um material semicondutor a base de silício. Fabricar semicondutores envolve processos caros e sofisticados, como “dopar” o silício com “impurezas”, produzir uma junção p-n, etc. Por outro lado, uma futura “bateria ótica” poderia ser alimentada por uma lente que concentrasse a luz solar, tudo feito do simples e barato vidro.   

Vale lembrar, porém, que entre demonstrar a existência de um efeito e fabricar um protótipo existe um longo caminho…

Fontes:
Universidade de Michigan (soube via @physicsdavid)
Journal of Applied Physics

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Discussão - 2 comentários

  1. antonio gonzaga de souza disse:

    bom-dia senhores;
    eu mexo com eletricidade e tenho enterese em saber como se monta um sistems para adequiri eletricidade pelo sol.eu tenho uma observação
    para pergunta a os senhores.se vocês mi des um desenho como monta. eu
    queria saber se a energia sair corrente continua como faso para transforma
    em oternada. esto aguardano suas resposta.atenciosamente desculpa
    pelo meu abuso.14/03/15

  2. Gavrilo disse:

    A frase final é bem prudente, mas acredito que demos um passo certo para a produção de energia limpa. Só que se for levar em conta os interesses políticos — aqui entendendo-se políticos no mal sentido —, os cientistas vão ter que suar mais a camisa para aumentar o “valor” da energia solar aos olhos dos governos.

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.

Sobre ScienceBlogs Brasil | Anuncie com ScienceBlogs Brasil | Política de Privacidade | Termos e Condições | Contato


ScienceBlogs por Seed Media Group. Group. ©2006-2011 Seed Media Group LLC. Todos direitos garantidos.


Páginas da Seed Media Group Seed Media Group | ScienceBlogs | SEEDMAGAZINE.COM