Alergia à luz

Existe um nervo dentro do nosso crânio chamado Nervo Trigêmeo, que tem função mista (serve tanto para mexer quanto para sentir). A parte motora desse nervo faz a mandíbula funcionar e a parte sensitiva dá sensação à pele do rosto, à parte de trás da língua, aos dentes, às pálpebras e às mucosas da boca e nariz. E é aqui onde meu interesse começa.
O nervo ótico (um nervo do tipo que só serve para sentir) quando superestimulado (sair de um lugar escuro para um muito claro) pode vazar e interferir no trigêmeo (assim como ligar o liquidificador pode interferir na imagem do televisor. Fiação mal-feita…), acionando-o. Isso é um traço genético de codominância (não vou explicar isso aqui, mas é o mesmo esquema de tipo sanguíneo) que faz com quê os indivíduos que a possuam espirrem quando saiam ao sol.
Eu sou um deles.
Não consegui achar ainda relação entre isso e fotofobia (que apesar do nome não é medo de luz, mas dor e desconforto nos olhos quando expostos à luz forte), que também me acomete, mas acho que faz sentido.
Fotofobia é um problema nos fotorreceptores da retina, que absorvem muita luz e mandam uma quantidade exagerada de estimulação pro nervo ótico.
Esse defeito causa dor nos olhos e, se a exposição for longa e contínua, conseqüente dor de cabeça.
Segundo meu oftalmologista, não existe cura, só paliativo; óculos escuros.
Quando meus olhos se enchem de luz, logo após a dor de agulha (de tricô) quente (incandescente) entrando (de lado) no olho, a parte ótica nervosa se acende (como um filamento de lâmpada) e transborda (como leite não-vigiado no fogão) para dentro do nervo que controla a sensitividade da mucosa nasal.
Além de ser quase cego em dia de sol forte perto de paredes brancas, eu ainda fico espirrando feito menino novo gripado brincando no tapete da sala.
Tenho amigos míopes que antes de abrir os olhos pela manhã precisam calçar suas lentes corretivas. Quando os vidros do meu lar não eram enegrecidos, eu precisava fazer isso com os meus óculos escuros. Já acordava espirrando e com dor de cabeça.
E cada espirro meu me custa uma semana de vida (quem já me viu espirrando concordará). Eu não posso andar sem proteção visual (pelo menos se quiser chegar aos trinta).
Caso você espirre ao primeiro sinal de sol, saiba que não está sozinho.
Eu também sou alérgico à luz.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Discussão - 20 comentários

  1. Atila disse:

    o Irônico é você morar em natal 🙂

  2. Clarissa disse:

    Muito interessante! Eu já tinha lido sobre o espirro da “alergia a luz”, mas ainda assim foi esclarecedor.
    Eu tenho fotofobia também, mas para mim, pior do que sair no sol forte, são os dias nublados…aquele céu branco aparentemente inócuo me deixa com enxaqueca! Quando o sol está forte, eu não consigo abrir os olhos e fica tudo bem, mas os dias nublados enganam minha retina e me faziam pensar que estava ‘tudo bem’.
    Eu nunca consultei um médico para saber o que fazer, mas me apeguei aos óculos escuros.

  3. Renan disse:

    Eu tenho uma leve fotofobia. Eu tinha dores de cabeça freqüentes (daquela no fundo dos olhos) sem conseguir encontrar o motivo. Foi só meu oftalmologista me recomendar fazer óculos escuros que nunca mais tive esse problema. O chato foi descobrir isso só aos 22 =P.

  4. Igor Santos disse:

    Clarissa, você tem razão, os dias nublados são realmente piores. Se eu ficar de óculos não enxergo direito, aí ficando sem a exposição piora.

  5. Clarissa disse:

    Sabe como eu resolvi isso, Igor?
    Comprei óculos de lentes “castanhas”, aqueles mais claros. Basta comprar óculos com lentes BOAS, que eles vão proteger da luz e poder ser usados confortavelmente em dias nublados e ambientes fechados, mas muito iluminados (ex.: salas de espera de aeroportos, com aquelas paredes de vidro).

  6. Fernanda disse:

    Mude sua foto, ela incomoda.

  7. Renan disse:

    Haha, sobre dias nublados, comigo é a mesma coisa. Parece até que eu estou pagando de poser de óculos escuros. =P
    Malditas nuvenzinhas brancas.

  8. Karl disse:

    Muito bom. Quero dizer que a cefaléia tipo enxaquecosa causada pela fotossensibilidade pode ter profilaxia medicamentosa também, caso o paciente não consiga controlá-la com medidas não-farmacológicas. Beta-bloqueadores e alguns tricíclicos são normalmente utilizados para isso. Ambos têm muito mais efeitos colaterais que os óculos escuros.
    Lembrar que algumas pessoas espirram no sol pelo fato de que as glândulas lacrimais também desembocam no conduto nasal (é a mesma razão do nariz escorrer quando choramos) e o sol forte estimula sua função.

  9. Igor Santos disse:

    Karl, quer dizer que não só a fiação como também o encanamento são mal feitos?
    É nisso que dá não vigiar o mestre de obras. So much for design…

  10. Karl disse:

    Essa é nossa vida. Descobrir erros do “projeto”. E tem bastante, viu? 😉

  11. luluzita disse:

    ah eu tenho essa de espirrar tbem, mas eu descobri q tdevo ter outro ramo desviado do trigemio, porque eu mordo de leve o labio inferior e os espirros param! hehehehe e se continuasse eu tava morta porque vc pode ser alergico a luz,mas eu sou dependente química de luz!!! preciso da luz do sol pra viver, senao me torno enxquecosa, queixosa e tpm-killer!! bora trocar de lugar, eu vou morar em natal e vc vem pro paraná!! topas??? em natal pode tocar pagode com axé e brega o dia inteiro e eu ainda acho bonitinho e até rebolo… já em agosto( fim de inverno em Curitiba) , qualquer som acima de 30 decibéis é uma afronta pessoal!!!
    sabe aquela onde da melatonina x serotonina x melanina??? sou a prova viva disso =)

  12. Cinthia Amazonia disse:

    Tb espirro ao me expor ao sol. É engraçado! Pensei q fosse loucura da minha cabeça. Mas ainda bem q tem mais loucos q nem eu. Ah, tb tenho alergia ao frio. Aveeeee… fico toda empolada e me coçando. Ai ai… agora ta me dando uma especie de caimbra na articulação da mandibula qdo faz frio. Chega nao consigo abrir nem a boca. É um troço muito estranho. Alguem mais?? rsrs…

  13. Dani disse:

    Eu tbm sou assiiiim!!!!!! Nossa, ninguém acreditava quando eu dizia q não tava gripada, era “alergia a sol”. uhauhuhsuha
    E todo mundo achava engraçado isso.. Agora, relamente sei q não estou sozinha. *-* hehehe
    p.s.: tbm é irônico eu morar em fortaleza.

  14. Cicinha disse:

    Amigo, eu tenho um probelam inverso. Vê se vc já leu alguma coisa a respeito.
    Sou bem branquinha e gosto de usar protetor solar todos os dias. Entretanto, quando passo o protetor perto da região dos olhos, começa a me dar uma alergia. Fico com coriza. logo depois disso, me dá uma fotofobia absurda!!! Não consigo nem abrir os olhos!!!
    Geralmente as piores crises ocorrem quando eu estou muito estressada.
    Você sabe se alguém explica isso?
    Obrigada!!!

  15. JOSIMARA disse:

    GOSTEI DE SUA EXPLANAÇÃO E DO SEU HUMOR, TENHO UM FILHO DE 13 ANOS COM OS MESMOS SINTOMAS. GOSTARIA DE SABER SE HÁ ALGUM PROCEDIMENTO CASEIRO PARA AMENIAZAR ESTES SINTOMAS.
    GRATA. JOSI

  16. Igor Santos disse:

    Josi, o único procedimento caseiro é evitar exposição a luzes fortes.
    Compre um óculos escuro para seu filho.

  17. nice disse:

    eu sofro de enxaqueca quando me exponho ao sol e a claridade me proteto como posso com óculos,boné mais ainda assim as dores sao insuportaveis, já que trabanho em exposiçao ao sol.nao sei o que fazer tenho medo de perder meu emprgo de acs. beijos.

  18. Tamie disse:

    Eu sabia que não era a única, hahaha. Todos os dias no caminho pro trabalho, lá vou eu espirrando…

  19. odete disse:

    Eu sofro de enxaqueca quando me exponho ao sol e a claridade, me protejo como posso com óculos,
    boné, mais ainda assim as dores sao insuportaveis.
    Nao sei o que fazer,ja passei em varios oftalmos e eles me passam colirios e oculos escuros,
    mas não resolve ,pois os mesmos ,com dias nublados ,o problema perpetua.
    Estou desesperada pois nehum oftalmo me da um disgnostico para solucionar o problema, e isso
    Acaba atrapalhando meu emprgo.
    Por favor me ajudem.
    Bjs Francisca

  20. Igor Santos disse:

    Francisca, fora óculos escuros e evitar exposição à luzes fortes, há pouco para se fazer contra a fotofobia, mas o que você descreve pode ser mais que isso.
    Procure um neurologista e descreva suas enxaquecas.

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.

Categorias

tempo

maio 2009
D S T Q Q S S
« abr   jun »
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31  

espaço

Locations of visitors to this page

desfrute e compartilhe

Creative Commons License
Esta obra de Igor Santos é licenciada sob Creative Commons by-nc-sa.

Sobre ScienceBlogs Brasil | Anuncie com ScienceBlogs Brasil | Política de Privacidade | Termos e Condições | Contato


ScienceBlogs por Seed Media Group. Group. ©2006-2011 Seed Media Group LLC. Todos direitos garantidos.


Páginas da Seed Media Group Seed Media Group | ScienceBlogs | SEEDMAGAZINE.COM