Coisas que não sei: cheiro de roupa preta

Vou iniciar aqui um mecanismo de busca orgânico. Eu faço a pergunta e espero as respostas aparecerem.
Como só tenho leitores Nível-Iluminista para cima (vou começar a agradar vocês, meus queridos), acho que terei respostas interessantes.
Por que roupas pretas têm um aroma diferente (geralmente desagradável) de outras cores?
O quê, na tintura preta, confere aquele odor estranho ao tecido (normalmente ativado por calor, quanto mais quente, mais fede)?
E, mais importante de tudo, como eliminar o cheiro?
Uma busca no Oráculo por “cheiro de roupa preta” resulta em três entradas: um poema, um pedaço de uma resposta que não me ajuda e este artigo.
Dia desses eu fiz um teste com uma camiseta particularmente podre que já sai da máquina de lavar fedendo.
Por ser impossível de usar em um ambiente comunitário devido ao budum que o pano exala (nem sozinho eu consigo usar porque me incomoda bastante), rasguei a bixiguenta em quatro pedaços.
Mergulhei um deles em vinagre puro, outro em café frio, o terceiro em café quente e o último em água com amaciante demais para uma só peça.
Deixei todos eles de molho por duas horas (eu passo tempo demais em casa…) e depois deixei-os secar ao vento, na sombra.
A primeira amostra ficou com cheiro forte de vinagre (nenhuma surpresa aí) mas voltou ao normal depois de uma lavagem rápida com água e sabão;
A segunda saiu com cheirando a café mas readquiriu seu peculiar odor ao secar;
A terceira parte já saiu com o “cheiro de roupa preta” ligeiramente misturado com café (ajudando a confirmar que o cheiro é ativado por calor), ficando igual ao segundo pedaço após seca, e;
A quarta amostra saiu bem cheirosinha, resistindo durante a secagem. No entanto, depois de totalmente seca e sentindo os 30 graus que fez no dia, voltou ao estado original de fedor constante.
E agora? Alguém por aí tem a solução?
Respostas serão bem-vindas aqui nos comentários.
P.S. tenho varias perguntas já engatilhadas, portanto devo fazer uma por semana, mas não confiem na minha pontualidade.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Discussão - 60 comentários

  1. Carlos Hotta disse:

    Leveduras e outros fungos gostam mais de preto? Em camisetas brancas, elas têm que ficar de óculos escuro o tempo inteiro, o que cansa depois de um tempo.

  2. Igor Santos disse:

    Mas vinagre não é um meio ácido demais para esses bichos? Teria eu extremófilos nas minhas roupas?
    Meu próximo teste vai ser com água fervente.
    Só um adendozinho: eu usei café no teste por ele ser um afamado “tirador de cheiros”. Nunca funcionou em nada que eu testei, mas um dia eu encontro uma utilidade para ele além de me acordar.

  3. Gertrudes disse:

    É um cheiro de amônia, acho que (amoníaco) é usado pra fixar a tintura preta na camiseta. Tenta colocar de molho em água saturada de sal.
    Se o pobrema persistir consulte um químico responsável.

  4. Chloe disse:

    e não é que fica cheiro na roupa preta mesmo!
    será que pelo fato de ela aquecer mais e absorver mais a luz do sol as fibras dilatam e depois quando esfriam fazem o suor/sujeira ficarem mais presos no interior das fibras…?
    ou talvez a gente fique mesmo mais suado com roupa preta…?
    dizem que pra tirar o cheiro da geladeira, ou plasticos, é preciso lavá-los com bicarbonato de sódio diluido em agua, talvez funcione pra roupa também…
    e que pra deixar o colarinho da camisa limpinho, basta passar xampu antes de colocar pra lavar, e deixar um pouco.
    qd li o post pensei em tentar coca-cola.
    dizem que serve até pra desentupir pia, numa dessas funciona pra roupa.
    ; )
    C.

  5. Igor Santos disse:

    Se coca-cola já não causasse câncer, seria uma boa candidata à cura.
    Então, até agora, meu próximo experimento terá: água fervente, salmoura e bicarbonato.
    Eu pensei em usar carvão ativado, mas não consegui ainda pensar num método para tal.

  6. Bruna Abubakir disse:

    Se queres realmente tirar o cheiro ruim de roupa preta terás que gastar dinheiro o que se tu for pensar não tem nenhuma utilidade (aka: compre roupas pretas que não cheiram mal. Eu juro que elas existem!!!!) Mas se for pelo bem do experimento científico então o que tu podes fazer é comprar Nabo Branco. Sim aqueles fiapinhos que vêm com o sushi. O “suco” ou “chá” de Nabo Branco tira o cheiro ruim e quando fores secar a camiseta deixe os “fiapinhos” de Nabo na roupa. Mamãe ensinou é porque deve funcionar.

  7. luluzita disse:

    entao vou te vender o peixe que eu comprei da mamae tambem; me disseram que é por causa do tipo do fixador de cor, que é usado pelas cores pretas e azul escuro\petroleo; o que faço e tem funcionado é na primeira lavagem colocar em agua com sal e deixar de molho por uma meia hora; outra coisa, cuidado na hora de vestir, se o desodorante nao estiver seco, alem de manchar e desbotar a camisa no suvaco, gruda um cheiro medonhooooo!!! e a Bruna ali tá certa… corante vagabundo fede… malha 100% algodão com corante bom, tipo hering nao fede não…boa [email protected]

  8. Rafael disse:

    Conseguiu tirar o cheiro ruim??? Tenho uma camiseta que eu gosto muito, mas tem esse problema de cheiro ruim.

  9. Igor Santos disse:

    Não, nada!
    Nem amaciante, nem sal, nem coca-cola, nem ferver.
    Infelizmente…

  10. Zuleika disse:

    E aí, consegui tirar o cheiro ruim da roupa? Estava pesquisando alguma coisa sobre como tirar o cheiro de peixe que fica impregnado na roupa. Meu marido é sushiman e convivo com esse problema sempre. Os panos de pratos ficam impregnados com cheiro de peixe e não há lavagem que tire… Qualquer camiseta que ele use por debaixo do avental também fica com esse cheiro. Sabe de alguma coisa que possa me ajudar?? Valeu.

  11. Igor Santos disse:

    Cheiro de peixe? Já tentou cozinhar as roupas?
    Tente primeiro numa camiseta velha, água com vinagre.
    Se não tirar o cheiro, pelo menos não vai mais ser de peixe cru.

  12. Raocama disse:

    Também tenho o mesmo problema com as camisetas pretas, e o pior é que 99% das minhas são pretas.
    As minhas mais maneiras estão empreguinadaças com a maresia do suvaco do cão molhado!
    Já tentei praticamente de tudo supracitado e mais:
    -Molho com lysoform (serve pra desinfetar lençóis em hospital);
    -Limão direto no suvaco da camisa e no meu tb (o limão deve servir pro caso da nissei, já que tira o cheiro de peixe das mãos);
    -Molho na mistura do caldeirão da Cuca: sal, vinagre, Pinho Sol e duas pernas de aranha.
    Resumindo, nada adiantou.
    O pior é quando você é muito amarradão na sua camisa, na hora de sair dá uma cheiradinha nela e fala: “acho que tá tranquilo…” e é o tempo de estar no lugar pra onde você foi e de repente os urubus em decomposição começam a se debater debaixo do seu suvaco.
    Só há uma solução:
    Quando achar uma camiseta muito maneira pra comprar, compre duas e deixe a outra de reserva.
    Abraçundas

  13. Igor Santos disse:

    Raocama, seu comentário é muito ótimo e sua ideia é excelente!

  14. Alemão disse:

    Estou com o mesmo problema nas minhas camisetas e malhas de cores escuras. O negócio fede a valer, e não sei como o bendito cheiro não sai depois de todas as experiências acima!! Moro fora do Brasil, me disseram q existe um produto aqui q tira esse mal cheiro! Vou comprá-lo e, se funfar, posto aqui os ingredientes da poção mágica!
    Excelente site esse aqui!
    Abrassss

  15. Igor Santos disse:

    Por favor! Eu preciso saber disso!

  16. marcos disse:

    eu fiz o que uma receita me dizia, colocar agua pra ferver e quando ela estiver borbulhando apageu o foco e coloque a agua em uam bacia e esprema um limao, (dos verdinhos), e coloque a roupa de molho esperando a agua esfriar, eu fiz e fiz mais, eu joguei as duas metades do limao, espremido na bacia junto, o cheiro sumiu por um bom tempo. Depois de algumas lavadas vc percebe que esta voltando o cheiro, e ai se gostar mesmo da roupa repita! pois roupa preta ou marinho é “s”oda!

  17. Ricardo disse:

    Teste pra ver se eu consigo mandar uma mensagem aqui pra essa pagina……

  18. Ricardo disse:

    gostaria de conduzir uma investigação aqui!!
    1)Santos! sua roupa preta inteira fede por igual ou tem partes específicas que fedem na roupa (ex: fede só no ombro, fede só nas costas)?
    2)fede independente de vc usas a roupa (ex: ela fede no varal, fora do corpo?
    responde essas duas respostas. eu to bem curioso pra saber!

  19. Rafael disse:

    Amigo, estava procurando no google uma resposta para o dilema das roupas que fedem após lavar e encontrei esse seu blog.
    Já tentei tudo que você imagina. O melhor resultado que obti foi deixar as roupas de molho no vinagre por algumas horas e depois enxaguar e secar com um ventilador (vento frio, longe do calor do sol ou de máq de secar)… Se depois de deixar no molho com vinagre, vc colocar sabão não vai dar certo, vai voltar a feder. Conclusão: É melhor ficar com um cheiro de alface temperada do que fedendo cachorro molhado.
    Eu vi no google uma pessoa que tentou com cloro e com talco. Será que isso resolve? Testa aí que eu vou testar aqui… daí vc fala pra gente.
    Abraços (de longe pq se vc tiver com uma dessas camisas, vc vai me contaminar)

  20. Igor Santos disse:

    Rafael, eu já tentei tudo que tem escrito aqui e não obtive resultado satisfatório. Acho que talco não seria uma boa opção e cloro desbotaria a camiseta.

  21. Mari disse:

    Solução para o odores das roupas escuras eu não encontrei não, mas confesso que me diverti muito lendos esses comentários. Essa é uma verdadeira receita bem humorada. kkk
    Abraços.

  22. Káka disse:

    “urubus em decomposição começam a se debater debaixo do seu suvaco.” kkkkkkkkkkkkkkk dessa eu mijei!!
    Então, moço… eu tenho uma suvaqueria da desgranha e SEMPRE minhas roupas fedem, principalmente pq eu ando muito de bike com “mochila” e vou pra academia com aqueles aparelhos fedorentos onde ponho as costas.
    Vou te dar a minha receitinha, que é certo… pra mim nunca falhou. Teve um tempo aqui em casa que a máquina de lavar quebrou e fiquei lavando roupa na mão por 1 mês. Você acredita que nesse tempo ,de esfregação de sabão em pó nas camisetas, minhas camisetas até mesmo as pretas não federam mais!!!!!!!!!
    Mas cá entre nós… as feridas nos dedos que esfregar o sabão em pó desanima mesmo, fora o tempo gasto.
    Ae eu inventei o seguinte que comigo deu certo: 1 vez por mês eu acumulo suja todas as camisetas… aí eu pego o suvaco das coloridas e o suvaco e as costas das pretas, esfrego detergente de louça e deixo de molho por alguns minutos… uns 30, sei lá. Depois, coloco na máquina só pra enxaguar e tirar o detergente. Ae então coloco de molho na água e espirro um tanto bom de vinagre vermelho nessas partes obscuras das camisetas. Deixo de molho por 2 horas.
    Pronto. Depois de tudo isso é só lavar normal com um tanto legal de amaciante.
    Não desanime. Parece muita coisa, mas acaba rapidinho e é só uma vez por mês!
    Tenta ae, depois me fala se deu certo, belê?
    Fica na paz.

  23. Ma disse:

    Amigo, ja passei pelo mesmo problema, sou chato com as minha roupas, e de tanto testar novas receitas…consegui achar a solução definitiva, invensao propria, mas funciona…e o seguinte…. resolvi deixando a roupa de molho na maquina mesmo, com um copo de 200ml de desinfectante (esses de uso residencial mesmo, compre um bom) para cada nivel de agua da maquina…ex. nivel: baixo (1 copo), medio (2 copos), alto(3 copos)….deixo de molho a noite toda, e pela manhã, centrífugo, e depois coloco para fazer a lavagem normal com sabão em pó e amaciante, é tiro e queda, já tinha tentando de tudo tbm, so o desinfectante resolveu, e se puder seca-las a sombra em um local bem ventilado, melhor ainda….só depois de seca, coloque para tomar um sol (1 horinha) e passar e estará pronta pra uso. Espero ter ajudado !!!!!!!!

  24. Oliveira disse:

    Meu isso me interessa muito, as minhas fedem e eu nem sinto, percebi pq o pessoal do serviÇo comeÇou a cochichar e eu pesquei a conversa, fiquei com muita vergonha cara mas minhas roupas são coloridas e mesmo assim fedem, so que so os outros sentem!
    Meu o que será?
    Vou acompanhar aqui pra ver…

  25. EDUARDA disse:

    bom oliveira deve ser por que roupa colorida tem mas tendencia a fazer com que a gente sue mas sou lavadeira e noto que as roupas coloridas das pessoas quando chegam aqui para eu lavar elas fedem mas que as brancas e mesmo quando eu lavo as brancas tem mas tendencia a ficar mas cheirosas que as coloridas mesmo sendo lavadas igualmente procure usar roupas mas claras.xauu espero ter ajudado….

  26. zaza disse:

    Olá. Pessoal estava procurando na rede um produto para retirar o odor de xixi de gato do sofá e tapete..terrivel…
    Talvez o produto tb resolva o problema do cheiro das roupas. o produto é Smell Less. adorei o site, criativas as respostas e as tentativas para eliminar odores. um abraço.

  27. Vardhaki disse:

    Comigo acontece também… mas com todas as roupas!!! ;-(

    Muitas vezes as roupas já saem da máquina com um cheiro estranho. E não faz diferença se eu ponho muito sabão, pouco sabão, muito amaciante ou pouco amaciante. Se eu uso sabão em pó ou líquido, dá na mesma.

    Só que no meu caso há um problema ainda maior, parece que fica algo na roupa que irrita o nariz das pessoas. Basta eu chegar em algum lugar que as pessoas começam a coçar o nariz e a espirrar. Na faculdade já tá todo mundo olhando torto pra mim!

    Já não estou aguentando mais isso!

    Já lavei as roupas com água quente, vinagre, bicarbonato, Lysoform… melhora um pouco às vezes, mas nada realmente satisfatório.

    O que será que causa isso? Tem que haver uma explicação… e uma solução 😐

    • Igor Santos disse:

      Vardhaki, será que o problema não é na água da sua casa? Talvez ela esteja contaminada por alguma coisa suave o bastante para não ser detectada na água diretamente mas que pode deixar resíduos quando a água seca.
      Coloque um pouco de água num vidro e deixe-o fechado por uma semana e depois cheire.

  28. Vardhaki disse:

    Olá Santos e pessoal!

    Já tinha pensado nisso também.

    Eu morei em uma cidade onde colocam muito cloro na água (muito mesmo, a água fica branca como leite), então suspeitava que poderia ser isso.

    Entretanto, eu mudei de cidade há pouco tempo, onde a companhia de abastecimento é diferente, e o problema continua. Então, não tenho tanta certeza que seja a água. De qualquer modo farei o teste indicado, não custa nada.

    Eu encontrei uma dica interessante neste blog: http://eriberto.pro.br/blog2/?p=322

    Vou experimentar a dica de lá, de usar o Pinho Sol, somada às dicas que o(a) Ma e o Káka deram aqui de utilizar detergente de louça. Espero que, se não acabar com o problema, que pelo menos o minimize a um nível “aceitável”.

    Mas utlimamente tenho pensado que o problema possa ser de cunho fisiológico. Talvez meu organismo esteja secretando algum tipo diferente de proteína pelo suor (é por causa das proteínas que cada ser humano tem seu cheiro ;-), só que no meu caso essa suposta proteína ou está causando alergia nas pessoas (igual a proteína da saliva de gato causa em algumas pessoas) ou está servindo de ambiente favorabilíssimo para a ploriferação de fungos ou bácterias que se encarregam desse “trabalho sujo”.

    Para confirmar esta hipótese eu teria que procurar um médico, mas ainda não criei coragem para chegar lá e dizer: “- Doutor, eu fedo. Tem remédio pra isso?” lol

    Bom, por enquanto é isso. Depois eu volto aqui e digo se o novo método de lavagem funcionou.

    Obrigado.

    • Igor Santos disse:

      Vardhaki, excelente dica!
      Voltando ao seu problema e descartando a água: o odor é no seu corpo ou só nas roupas? É em todo o tecido ou apenas em locais específicos?
      Alguns remédios produzem odores fortes no corpo, bem como alguns alimentos. Se o cheiro for no seu corpo, experimente lavar a área com sabonete íntimo líquido.

  29. Shakal disse:

    Ola galera, ja usei pinho sol, detergente liquido, sal, agua quente, esguicho do lava jato com sabao em po, Qboa en doses controladas em roupas escuras velhas, quase todas as marcas de sabao em po, sabao em barra, sabonete, veja multi-uso… acho que só esses ai…Enfim, tem roupa que peguei no inicio do “problema” dai deu jeito, e foi da seguinte maneira, altas, muuuuito altas doses de sabao em po na maquina, bater umas 6 vezes, dai deixa enxaguar e centrifugar, dai outro ciclo de lavagem com mais 6 batidas, com muito sabao de novo. dai uma de amaciante, nas roupas que estavam no começo, “curou”, mas tem camiseta que é alem da imaginaçao meu, na maioria sao camisetas de algodao, de marca boa, 100% algodao, o lugar que tem o famigerado cheiro de amonia é nos ombros perto do pescoço e em algumas na gola tambem. É um cheiro extremamente sinistro, eu nao uso mais em pubblico estas peças, nunca achei uma soluçao…Abraços e boa sorte a todos, estou pensando em mudar a dieta uns tempos e ver se resolve mas estou sem coragem. Vamos ver….adoro carne!!!

  30. Cristina Paula disse:

    Oi Pessoal, vi essa resposta em outro site e achei interessante:

    “cheiro ruim na roupa quer dizer, foi mal enchagoada e ficou sabao nos entremeios dos fios, e tambem quer dizer que nao ficou o tempo suficiente de molho para a retirada do sabao, misturando como amaciante e deixando secar onde é sombra dai vem o cheiro de roupa que está mofada, o certo é; primeiro colocar agua no recipiente- maquina ou tanque, depois dosar o sabao, 1 copo para cada maquina, dissolva bem de coloque a roupa separada de brancas e de cores, deixe de molho, 2 horas, pode bater ou esfregar e torne deixar descansando, depois passeá para a agua limpa para a retirada do sabão, deve ser muito bem feito esta parte, limpando a roupa de qualquer vestígio de sabão assim a gordura que é extraida vai embora saindo os ácaros e fungos, depois de bem enchagoada pode colocar o amaciante e torcer e colocar para secar num lugar de ventilação”

  31. Davi disse:

    mandaram passar povilho anti-septico, para matar os germes, mas acho que isso só os provocou a gagarem mais ainda nas minhas adoraveis camisetas pretas…maldito anti-séptico

  32. Scheila disse:

    O meu problema é com as camisas azul marinho do serviço, também não estava sentindo o cheiro, só percebi porque as pessoas começaram a demostrar, e logo percebi que alguma coisa estava errada comigo. Já fiz de tudo, é só vestir que me sinto fantasiada de urubu, todos torcem o nariz. Morro de vergonha… mas é farda e não posso deixar de usar. Não é desadorante, nem shampoo, nem lavagem, nem secagem… porque isso só acontece com essas camisas. Só não testei as capsulas de antibióticos… snif, snif, o que fazer??

    • Igor Santos disse:

      Scheila, ainda não achei solução.
      Não testei o Pinho Sol, no entanto. Se quiser tentar, eu li o rótulo e realmente eles têm uma recomendação para lavagem de roupas.

  33. Nany disse:

    Olá, pessoal!
    Bom, muitas pessoas sofrem com esse dilema “roupa q fede mesmo depois de lavada”. Bom, uma dermatologista ensinou fazer o seguinte: antes de lavar a roupa, passar pinho sol (tradicional) em baixo da manga, no lugar que está fedendo;
    deixar de molho por 20 minutos e jogar água quente;
    depois, lavar normalmente como de costume.
    Eu fiz, e realmente resolve, o problema é que a água quente desbota o tecido, mas o odor sai.

  34. Naty disse:

    Igor Santos ´Pinho sol resolve, eu tiha esse problema! Compra os com cheiro de limão ou laranja e coloque 1 copo em uma maquina de 10 kg, se a maquinha for menor coloque meio copo, Não se preocupe o cheiro do pinho sol nao fica. A e passar bem a roupa e colocar mais amaciante e dos concentrados tb ajuda ,ja percebi q a roupas brancas pegam muito mais facil e com menos produto o cheiro! Boa sorte e me conte como foi!

  35. Fernando disse:

    Olá galera!
    É, eu estou com este mesmo problema faz um bom tempo e sempre fico na expectativa: da próxima vez que lavar vai sair… mas não sai!
    E agora José?
    Já tentei de tudo também, só falta benzer e rezar com uma vela preta em volta das benditas roupas! Principalmente as camisetas pretas…
    Vou fazer mais uma experiência essa semana pra ver se dá certo.
    Valeu!

  36. zohreh disse:

    tem que usar o vinagre na última água do enxague. Não antes.

  37. Camis disse:

    Oi, Igor! encontrei uma dica em um site gringo. Eles indicam dois produtos que sao vendidos na amazon. Se vc tiver mtas roupas nessa situacao ruim, acho que vale a pena investir na compra. http://www.howtocleanstuff.net/how-to-remove-chemical-odors-from-jeans/

    No meu caso, tenho um jeans preto que sai da maquina ja com cheiro ruim.

  38. Bruno disse:

    Consegui resolver. Jogo a roupa fedida no lixo depois de um ano e compro uma nova.

  39. Alessandro disse:

    Caralho esse problema persiste por mais de 5 anos

  40. Sam disse:

    Se usa um copo de vinagre para lavar roupas pretas, SEMPRE, eu sofria MUITO com esse problema morando em Apto que não batia sol e era HORRÍVEL, aprendi com a moça da faxina e faço até hoje mesmo que tenha sol pra secar, elimina o odor, evita completamente o mofo e mata qualquer bactéria/fungo. NÃO MANCHA e não desbota!

    • Igor Santos disse:

      Pode até eliminar cheiros, mas garanto que não elimina qualquer bactéria.
      E, se você estender sua roupa diretamente ao sol, é ele que vai desbotar as cores. Roupa se seca ao vento.

  41. Patricia vale disse:

    Coloque um copo de Pinho Sol (eu uso o de limão, mas pode ser o comum mesmo), em um balde de água. Insira as roupas pretas e deixe por duas horas. Depois bata na máquina normalmente. O ciclo da máquina eu sempre programo para uma quantidade de água um pouco acima do que o necessário, para garantir que o sabão irá sair completamente das roupas pretas. Uso Omo líquido. Não use amaciante. Seque em local bem ventilado ou se tiver ar condicionado, coloque para secar durante a noite no próprio quarto. O ar condicionado, retira a umidade do ar, e naturalmente, as roupas secam com agilidade.

  42. Elton Sales disse:

    Caros colegas,
    compartilho da mesma indagação de V.Sa Senhorias. Sou aficionado por roupas pretas e todas as minhas peças são pretas. Porém, lenda vossas indagações lembrei que de fato as camisetas “vagabundas” – as de 10,00 são as que tem este problema. Lavo, deixo-as bem cheirosinhas, engomadinhas mas, quando vou dar uma volta e aporto no meu destino elas me sacaneiam – fedem pra caralho. E o pior é que quando chego em casa e tiro-as, estou todo cheirosinho.
    O calor e a umidade que se confere nas axilas acionam o mal odor, que provavelmente deve ser causado pela má qualidade dos produtos que a compõem, como pigmento da tinta e tecido.
    Vou dar uma conferida…

  43. Jeanne disse:

    Experimentei água quente com limão e bicarbonato e gostei do resultado. Mas tem que renovar de vez em quando.

  44. Roberto disse:

    Eu tive um problema parecido, que envolvia cheiro relacionado a pele, transpiracao e tecido… Eu tinha CHULE NAS MAOS. KKKK. O fedor era por causa do uso constante de luvas de couro debaixo de sol ao andar de moto. Tentei bastante coisa pra solucionar esse constrangimento. Nada resolvia, ate eu borrifar um pouco de BANHO SECO PARA CAES dentro das luvas e deixar secar ao vento periodicamente. Nunca mais tive aquele cheiro horrivel na maos. Esse produto nao disfarcou o cheiro ruim fazendo uma mistura de odores, ele neutralizou mesmo!
    Ainda nao testei em camisetas pretas com cheiro do capeta, como a que estou vestindo agora e me fez achar este artigo… Mas tenho quase certeza de que deve funcionar! Vou testar em casa borrifando um pouco na camiseta ja bem lavada e quem puder experimentar vai valer a pena!

    • Igor Santos disse:

      Eu acho que a solução para as luvas é deixá-las ventilando sempre, desde o primeiro dia e, vez por outra, passar um produto adequado (e não sabão, como eu fiz uma vez jogando um par de luvas de couro na máquina de lavar, o que as fez sair duras como fossem de madeira – o que, no entanto, não foi totalmente indesejado visto que eram luvas de trabalho pesado).
      Sabe dizer a composição desse banho seco?

  45. Ana Paula disse:

    Ja tentei vinagre, sabão para roupas escuras, sabão de côco….nada resolve. Alguém já tentou lisoform?

  46. marli disse:

    PRIMEIRO LAVE A ROUPA E TIRE A SUJEIRA E O ODOR ENXAGUE, E DEPOIS DEIXE DE MOLHO COM O SABAO DE SUA PREFERENCIA COLOQUE VINAGRE BRANCO NO MOLHO E DEPOIS LAVE NORMALMENTE, ENXAGUE PELO MENOS TRES VEZES A ROUPA PARA TIRAR O EXESSO DE SABAO !

  47. Elisângela disse:

    Igor,
    Meu marido e eu praticamos atividade física intensa e, normalmente, a catinga nas roupas é inacreditável. Amônia de sufocar um. O que me ajudou muito foi deixar sempre as roupas suadas de molho, pode ser de um dia pro outro, com uma boa quantidade de desinfetante, na máquina.Depois desse tempo vc centrifuga e programa seu ciclo de lavagem normal e, no enxague, eu coloco essência de lavanda (compre em casas que vendem produtos de limpeza essência para fazer desinfetante, aqui fica em torno de 6,50 um vaso do tamanho daquele de acetona e dá pra lavar umas 3x) e pode colocar junto com um pouco de amaciante e pronto. Deixe a roupa secar a sombra e n deixe muito tempo no varal para que o cheiro da essência permaneça na roupa.Ah, a gnt tem muita roupa de material sintético preto e deu certo. Boa sorte!

  48. Marcelo disse:

    O Pinho Sol funiona, mesmo? Tenho uma calça jeans preta que fede muito.

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.

Categorias

tempo

junho 2009
D S T Q Q S S
« maio   jul »
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  

espaço

Locations of visitors to this page

desfrute e compartilhe

Creative Commons License
Esta obra de Igor Santos é licenciada sob Creative Commons by-nc-sa.

Sobre ScienceBlogs Brasil | Anuncie com ScienceBlogs Brasil | Política de Privacidade | Termos e Condições | Contato


ScienceBlogs por Seed Media Group. Group. ©2006-2011 Seed Media Group LLC. Todos direitos garantidos.


Páginas da Seed Media Group Seed Media Group | ScienceBlogs | SEEDMAGAZINE.COM