Pedofilia nem sempre é crime

Apesar da lei brasileira não especificar o termo pedofilia em sua letra, o Artigo 217-A da seção “crimes sexuais contra vulnerável” do Código Penal dá uma descrição razoável:

Estupro de vulnerável

Art. 217-A. Ter conjunção carnal ou praticar outro ato libidinoso com menor de catorze anos.

Pena – reclusão, de oito a quinze anos.

O que as pessoas normalmente não se dão conta é que pedofilia não é um crime em si. Como somos aficcionados por metonímia, temos a forte tendência de confundir “pedofilia” com “crime de pedofilia”. Enquanto este é o que vemos na mídia e com razão condenamos, aquela é uma entidade psiquiátrica, um distúrbio.

Classificado atualmente como uma parafilia, o assunto é bem mais extenso do que temos vontade de admitir, pois nem todo pedófilo é criminoso e mesmo aqueles que são, geralmente não são os únicos culpados.

Assistam ao vídeo a seguir (por Meire Gomes, do Bule Voador) e entendam do que estou falando.

Sintam-se à vontade para discutir aqui nos comentários.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Discussão - 4 comentários

  1. Meire disse:

    Igor,
    Uma coisa importante que deixei de comentar é que em muitos casos a pessoa que fotografa crianças e vende ou distribui imagens pela web nem é pedófila. É uma pessoa fdp que usa a pedofilia como fonte de renda.
    :*

  2. hugo dias perpetuo disse:

    O art 213 diz no seu paragrafo primeiro que quem cometer estupro com menor de 18 e maior de 14 anos o crime será qualificado. E tem Juiz que retira a qualificação só porque no dia da violencia a menina tinha 14 anos. Ter menos de 14 cai no art 217, ter mais de 14 cai na forma qualificada do 213, ter 14 anos é 213 sem qualificação…. Eis o lado macabro do código penal: estuprar menina de somente 14 anos é menos penoso.

  3. Patrícia Fernandes disse:

    Assunto espinhoso, tratado com o distanciamento necessário. Levei um soco no estômago para depois pensar, “é assim que assunto sérios devem ser tratados, sem paixões”. Muito corajoso.

  4. Lisete disse:

    Assunto difícil de ser tratado sem emoção,tudo que envolve criança parece que nos atinge mais.Mas foi importante saber que existe alguma consciência nestas pessoas, pensei que eles não tinham nem discernimento de certo ou errado.Muito importante se discutir a respeito,para que quem tem esses problemas possa reconhecê-los e pedir ajuda.Muito importante saber que isso tem controle/cura com a ajuda certa.
    Legal! Dra.Meire corajosa sua atitude.

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.

Categorias

tempo

abril 2011
D S T Q Q S S
« mar   maio »
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930

espaço

Locations of visitors to this page

desfrute e compartilhe

Creative Commons License
Esta obra de Igor Santos é licenciada sob Creative Commons by-nc-sa.

Sobre ScienceBlogs Brasil | Anuncie com ScienceBlogs Brasil | Política de Privacidade | Termos e Condições | Contato


ScienceBlogs por Seed Media Group. Group. ©2006-2011 Seed Media Group LLC. Todos direitos garantidos.


Páginas da Seed Media Group Seed Media Group | ScienceBlogs | SEEDMAGAZINE.COM