Curso de Capacitação DAIME PARA TODOS

Recebi um email com o assunto que entitula este texto e, antes de apagar e mandar para a pasta de spam, pensei “isso é muito ridículo para permanecer não-compartilhado”.

Portanto, ei-lo, compartilhado e comentado:

O participante terá acesso completo a todas as informações sob a ótica médica, jurídica, biológica, histórica e espiritual da ayahuasca, através de aulas teóricas e vivências práticas com profissionais de cada área.

Tirando o fato de que “acesso completo a todas as informações” é uma afirmação um tanto quanto grandiosa (e uma promessa dificilmente cumprível), notem que eles oferecem informações jurídicas num “curso” para o consumo de um entorpecente. Legal, né?

Percebam também a estrutura da frase: “O participante terá acesso (…) a todas as informações (…) através de aulas teóricas e vivências práticas com profissionais de cada área“. Acesso a informação através de vivência prática? Com profissionais? Quer dizer que os participantes vão ter uma aula teórica e em seguida vão compartilhar o chá alucinógeno com médicos, advogados, biólogos, historiadores e xamãs (este último não sendo exatamente uma “profissão”)? Uau!

Este curso poderá propiciar ao participante a afiliação ao Céu Nossa Senhora da Conceição, e a partir disto, ser beneficiado recebendo gratuitamente todo mês como cortesia 1 litro de nossa forte ayahuasca para seu uso religioso e individual no altar de sua casa.

A mensalidade de filiação ao Céu Nossa Senhora da Conceição é de apenas 10 reais ao mês.

Viram a evasiva palavra “poderá”? E a tergiversação convoluta do “recebendo gratuitamente todo mês como cortesia” seguido de “A mensalidade (…) é de apenas 10 reais ao mês“? O produto é gratuito, você só paga pela “mensalidade”. Certo.

O CONAD (Conselho Nacional de Políticas sobre Drogas), na Resolução nº 1, de 25.01.10, considerando uma ruma de coisa, resolveu que o ayahuasca é legal (concordo 100% com a decisão, que fique claro desde agora). No entanto, o relatório final do Grupo Multidisciplinar de Trabalho (GMT – Ayahuasca) ressalva e aconselha o seguinte (editado e grifado para maior efeito):

V – CONCLUSÃO:

b. Considerando que o GMT, após diversas discussões e análises, onde prevaleceu o confronto e o pluralismo de idéias, considerou como uso inadequado da Ayahuasca a prática do comércio, (…), a propaganda, e outras práticas que possam colocar em risco a saúde física e mental dos indivíduos;

O Grupo Multidisciplinar de Trabalho aprovou os seguintes princípios deontológicos para o uso religioso da Ayahuasca:

5. Ressalvado o direito constitucional à informação, recomenda-se que as entidades evitem a propaganda da Ayahuasca, devendo em suas manifestações públicas orientar-se sempre pela discrição e moderação no uso e na difusão de suas propriedades;

Eu não pedi para ser contactado pela Céu Nossa Senhora da Conceição (aliás, que nomezinho mais contraditório) e não considero a prática de spam como “discrição e moderação no uso e na difusão“. Logo, acho que a entidade está abusando de seus direitos, manobrando as considerações e sugestões do GMT para promover, para todos os fins e efeitos, comércio através de propaganda, apesar do trecho “para seu uso religioso e individual” estar devidamente grifado na mensagem original.

Minha reclamação, no entanto, é questão de premissa. Eu posso fazer uso do chá no “altar” de minha escolha, mas devo (minha interpretação) eu mesmo procurar entidades organizadas e me afiliar a elas, e não o contrário.

Agora, a melhor parte de todo o email:

“Cabresto é coisa que se põe em burros, não se põe cabrestos em HOMENS! Quem AMA… Liberta!!!”

Xamã Gideon dos Lakotas

Agora sim! Agora que o xamã Gideon (sério, esses nomes são muito contraditórios) tirou essa frase do bolso declamou essa profunda verdade, eu me sinto inclinado a usar tal “mediador de realidade”! Não quero ser burro, quero ser homem! Especialmente agora que vi que a frase termina com tantas exclamações!!

Ops… peraí… O que essa frase tem a ver com as calças? Quem está colocando cabresto em quem? De onde saiu tanta energia defensiva? E como assim “quem ama, liberta”? Quem ama o quê liberta quem de onde por qual motivo (e de que horas)?

Essa frasezinha de efeito é totalmente vazia sob o mínimo escrutínio. Parece estar dizendo “use o daime e seja livre” ou algo assim, mas não faz o menor sentido. Quem incluiu essa citação (que, sem a mais fina sombra de dúvida, não é original daquele sujeito) deve ter contratado muito os serviços da minha agência de viagens favorita, a Non-SequiTur.

Finalizando esta escaramuça, eis o restinho da mensagem:

Duração do Curso: 09 dias na fazenda sede

Contribuição: 180 reais. Está incluso nos 09 dias todas as refeições (café da manhã, frutas, almoço e janta) alojamento, aulas, fogueiras e vivências com ayahuasca em rituais nas matas.

Ufa! Ainda bem que não vou precisar pagar por fora pelas fogueiras!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Discussão - 46 comentários

  1. Phanta disse:

    Poxa, 180 reais por 9 dias não parece algo que tá sendo feito com fins comerciais. Spam é mal-visto, mas não acho que o “Céu” esteja mal-intencionado.

    • Igor Santos disse:

      Não me referi ao curso em si, mas sim ao envio do preparado.

    • Aline disse:

      A comida e regreda e esse gideon é um louco preconceituoso fala muito de Deus e Jejus mas diz que a Bíblia e mentirosa desse o pal em todo tipo de religião sem reservas estive lá e vi tudo isso de perto e um Homofóbico insano cuidado ele ainda ira parar nas paginas policiais aproposito foi expulso da policia por corrupção!!! sem citar absurdo piores ele humilha as pessoas!

  2. Acácia Brito disse:

    Achei ótimas as colocações, parabéns pela lucidez da explicação de uma droga que realmente, não sei como, ainda deixam circular livremente. A um tempo atrás li uma reportagem explicando perfeitamente em que se baseava o Daime. Uma erva alucinógena usada pelos índios, que espertamente, foi introduzida no meio dos seringueiros para acalmar os ânimos destes que estavam reclamando da exploração das multinacionais.Então todos ficavam doidões e a exploração seguia tranquila! Uma droga literalmente!

    • Igor Santos disse:

      Acácia, essa droga conseguiu ser liberada pelo uso religioso, infelizmente.
      Digo infelizmente porque isso é mais um indício da nossa cultura de politicagem e lobby, como quando a homeopatia e a acupuntura foram incluídas como especialidades médicas.

    • Renata Ferraro disse:

      Desculpe-me, mas não trata-se de uma droga, ao darmos nossa opinião temos a obrigação de ao menos estarmos bem informado sobre o assunto…

      • Igor Santos disse:

        droga | s. f. | interj.
        3ª pess. sing. pres. ind. de drogar
        2ª pess. sing. imp. de drogar
        dro·ga |ó|

        1. Nome genérico de todos os ingredientes que têm aplicação em várias indústrias bem como na farmácia.
        2. Substância que pode modificar o estado de consciência (ex.: traficante de droga). = ESTUPEFACIENTE
        ——

        E você, Renata. Acha que Daime não altera consciência? Porque se achar que não, sugiro que se informe sobre o assunto antes de achar que tem uma opinião.

        • Ticiano disse:

          Claro que altera a consciência! Mas nossa cultura do cérebro modo de sobrevivência condicionou pessoas a pensarem que tudo que altera a consciência é droga! Isso sim é ignorância meu caro. Você sabia que o oxigênio altera a consciência? A respiração, o amor, a endorfina… Pára de hipocrisia!

          Não é droga porque não vicia, não cria tolerância, não é tóxico. O sujeito não perde o controle de si. Ao contrário, aumenta a consciência. Mas não dá para falar do que faz, isso só conhecendo mesmo. Estou apenas no nível superficial em que vocês estão e mesmo neste nível, quanta tendenciosidade! É um vegetal inofensivo e com um potencial maravilhoso. Agora, quem quiser usar como muleta pode, como pode usar o facebook, o relacionamento, sinuca, carro…

          Substância muuuuito mais segura que os soníferos que se tomam aos milhões todas as noites neste país. Sem contar os anti-depressivos, álcool e a droga toda, viciante e tóxica, que a cultura de massa consome.

          Mas que o tal Gideon é um charlatão, é demais! Tá na cara, na linguagem, no comportamento.

          Valeu.

          Um abraço.

          • Igor Santos disse:

            Ticiano, oxigênio altera a consciência em grandes quantidades. Sabia também que oxigênio é um elemento extremamente tóxico e que pode levar à morte por overdose? A mesma coisa com água. Todos os dias morre alguém por excesso de água bebida.
            Tudo depende da dose, tentar justificar a sua droga citando uma sobredose de outra substância não faz da sua menos tóxica. Ela altera a consciência justamente por causa do efeito intoxicante, não se engane. Uma coisa não-tóxica não alteraria sua consciência.

  3. Junior disse:

    Esse Gideon dos Lakotas é o maior Xarlatão, no próprio site dos Lakotas citam o nome dele como enganador. Ele vende ayahuasca , faz propaganda, manipula seus seguidores, faz uma verdadeira LAVAGEM CEREBRAL ! TUDO VISANDO SOMENTE O LUCRO ! Agora eu pergunto, cadê as autoridades que não fazem nada ? Até quando este criminoso vai ficar impune ?

    • Igor Santos disse:

      Ele precisa primeiro ser investigado e isso só pode ser feito através de denúncias. Se ele está mesmo formando um culto, seria interessante alguém do próprio culto, que tenha conseguido escapar. O que é bastante raro.
      É uma pena, mas seitas desse tipo se formam todos os dias e charlatões psicopatas existem em número suficiente para que isso nunca acabe.

  4. rodrigo disse:

    caros correspondentes!!Concordo até certo ponto em suas declarações!!!O Daime hoje anda sendo difundido de maneira corrompida por pessoas sem excrúpulos!l!!!Mas a falta de informação e preconceito aqui presentes ainda me assusta!!Muuiittoo!consagro o Daime a dois anos e declaro que nunca senti meu raciocínio tão lúcido e esclarecido como sinto hoje!Compreendi grande segnificado da palavra amor e me livrei de um vício de 20 anos(maconha)Respeito toda opinião alheia ,mas é completa ignorância e falta de respeito o q a dna>Acácia Brito declarou!1recentemente foi lançado um livro chamado “eu venho de longe”,e recomendo a todos lerem antes de declararem suas opinioes cheias de esteriotipos do que é isso ou aquilo!!realmente concordo ,que só sabe o q é ayahuasca ,quem já tomou dentro de um culto religiosamente correto!!!poderia ficar aqui escrevendo páginas sobre qual a diferença de eteógeno e alucinógeno!!mas acho que respeitar todos os caminhos é o mais certo!Prefiro dizer que esse chá sagrado ,que para nós é a manifestação do ser divino ,é “iluminógeno”Para informação geral também ,Santo Daime não é seita,é religião com base cristã tombada como patrimônio nacional!!! Não é droga,como cocaina,lsd,crack,cigarro e alcool(droga legalizada)maconha,etc..,pois nunca vi ninguém que usa estes, continuar frequentando rituais de consagração”!!!!ou você deixa de usar ou pula fora!!!tem que ter respeito!Para vcs isso é droga?para mim e para muitos,foi salvação!!!Pena existirem esses xamãs de araque que ludibriam pessoas queimando o filme de uma coisa tão sagrada!!!!Sou discipulo de Irineu Serra com muito orgulho!Negro,neto de escravos,seringueiro,e de uma humildade e amor que transcenderam a vida!!!deixou uma obra de amor ao proximo e respeito a todos os seres!!!!reflitam irmãos sobre esse legado!!!!diferenciem drogadição, do que é divino e perceberão que existem mais coisas que a nossa fútil lógica possa entender!!!!paz ,amor e muita luz a todos!!!!

    • Igor Santos disse:

      Rodrigo, eu me pergunto até que ponto você não estaria trocando um vício por outro. Você mesmo disse que usou maconha por 20 anos e que já usa o Daime a dois. Se ele não fosse um vício, talvez você não precisasse mais dele.
      E você disse também que nunca sentiu seu raciocínio tão lúcido e esclarecido, mas não seria isso um dos efeitos do chá? Você diz que está lúcido mas não é o que o seu jeito de escrever sugere. Talvez o chá tenha apenas alterado a sua percepção de lucidez. E, como para mim não existe “sagrado”, acho difícil aceitar sua dicotomia entre “sagrado” e “drogadição”.

      Até onde eu saiba, o ayahuasca nunca foi tombado como patrimônio nacional. Já foi citado para ser, mas nunca o foi.

      • Samuel disse:

        Minha opinião sobre ayahuasca é a seguinte:
        depende do que o cidadão busca ele encontra, cura ou doideira, tem gente
        que toma e continua a fuma o baseado, os que buscam a cura do vicio vai se cura, quem tbem quise para de toma o cha tbem para, ayahuasca é apenas um remedio, e todo remedio que se usa demais vai te fazer mau.
        assim como outras plantas que temos na natureza, a gente nao sabe de nada ainda, agora la é comercio sim, oras se vc paga pra toma o cha
        ta comprando algo correto? entao. outra ele diz que “governo, igrejas e religioes nao prevem de Deus, vem do homem” entao … la é o que?
        igreja? nao provem de Deus simles, maldito o homem que confia em outro homem. rsrs

        • Igor Santos disse:

          Samuel, o problema de pensar isso de que existem curas ainda não descobertas é esquecer que existem também inúmeros venenos (até em maior quantidade, já que é mais fácil matar que curar algo específico).

  5. Roseli disse:

    andei pesquisando na NET e verifiquei no site do Gideon que ele realmente faz comércio com a Ayahuasca , o que é proibido por lei.
    Lá está oferecido a R$ 9,00 o litro pra quem tiver dinheiro comprar.
    E ainda é cínico pois olha o que está escrito no site:

    “Conheça também outros rituais e cursos que oferecemos sem jamais explorar o buscador espiritual…”

    E tem dezenas de cursos … tem até tabela de preços ! Uma verdadeira ARAPUCA !
    E com centenas de seguidores , já deve estar muito rico !!!

    KKKKK , só no Brasil mesmo !

  6. […] 2 – Muuiittoo!consagro o Daime a dois anos e declaro que nunca senti meu raciocínio tão lúcido e esclarecido como sinto hoje!Compreendi grande segnificado da palavra amor e me livrei de um vício de 20 anos(maconha) (…) Prefiro dizer que esse chá sagrado ,que para nós é a manifestação do ser divino ,é “iluminógeno” <= Reiterando: "nunca senti meu raciocínio tão lúcido e esclarecido como sinto hoje" (LINK); […]

  7. Patricia disse:

    Acho engraçados vcs fazerem estes cometários sobre uma religião!
    Aposto que são um bando de perdidos, que passam seus finais de tarde em uma bar se enchendo de cerveja e gostam de manisfestar suas frustrações agredindo pessoas que acharam um caminho para sua propria evolução e satisfação.

    Porque vcs não atacam pessoas que se enchem de alcool e saem matando crianças atropeladas, pais de familias etc.
    Porque não atacam estes políticos safados que só exploram uma população ignorante que só pensa em bunda, carnaval e cerveja!

    Acho que vcs estão precisando mesmo é procurar Deus e receberem um pouco de amor pra adoçar seus corações amargos!!!!

    • Igor Santos disse:

      Patricia, já eu acho engraçada essa sua obssessão com cerveja. Sinto informar, mas você perdeu sua aposta. Eu nem bebo.
      Você também erroneamente acha que nós não atacamos outros tipo de irresponsáveis (não só os descritos no texto acima, que se valem de brechas na lei para explorar a boa-fé dos incautos), talvez porque na sua vida isso não existe, talvez não, mas posso garantir que neste mesmo blogue há muitos tipos de crítica. Pode procurar.
      E quanto a procurar ilusões para “adoçar” meu coração, prefiro encarar a dura realidade do que tentar infantilmente me esconder sob um manto de doçura.

  8. Joao disse:

    Igor, este Gideon tem mesmo muitas “Coisas” para vender… olha só:

    20h00min à 06h00min Ritual Especial: “Despertar quem quer ser desperto” – Poção Alquímica da Transmutação.Contribuição: 30 reais do ritual + 80 reais do custo de fabricação da P.A.T = 110 reais.- 06h00min à 08h00min Domingo – Café da manhã

    Essa tal de PAT parece ser muito perigosa, ninguem sabe o que tem dentro… Deve ser uma droga poderosa, olha só a explicação do cara:

    O que a Poção Alquímica da Ascensão faz é deixar o lóbulo esquerdo do cérebro
    funcionando apenas as partes responsáveis pelas funções fisiológicas e todo seu restante
    semi adormecido. Sendo assim, as partes responsáveis pela manifestação do eu menor
    (ego-chumbo), que é inteligência em você que mede, compara, calcula, deduz e avalia,
    simplesmente progride a um estado de semi sono. Sendo assim a resistência racional
    desapareceu, deixou de existir por algumas horas e, portanto o que permanece ativo e
    livre em você, é você o DIVINO, é você a ESSENCIA, é você a MENTE INTUITIVA,
    é você o SENTIR, é você o ESPÍRITO!

    Creio que é uma poção que faz você virar um ROBÔ…. um robozinho do Gideon pra dar todo o seu dinheiro pra ele e obedecer tudo que ele mandar…
    Me faz lembra o JIM JONES, aquele megalomaníaco que fez centenas de pessoas suicidarem…
    Tem cada uma que a gente vê…. Tô Fora !

    Joao Carlos

    • Igor Santos disse:

      Pelo visto, essa poção faz o sujeito desaprender (se é que já soube) a escrever.
      E deve ser só um sonífero. Acho que uma droga de controle da mente ainda está anos adiante de nós.

  9. Daniel disse:

    Bem o daime é para todos mas nem todos são para o daime , se vc provar cientificamente que o verdadeiro cha das almas ( ayahuasca) em pessoas que estão aptas mentalmente ,causa algum mal para nossa saude ou para nosso organismo pagarei para você a quantia de 1 milhão de reais !!!!! , se vc afirma algumas coisas me prove é simples e vai ganhar din din !! ou fica quietinho ai na sua para não espalhar mensagens que podem deixar pessoas leigas no assunto assustadas com essas mentiras , e outra droga é droga o daime não é droga !!!!!……

    • Igor Santos disse:

      Daniel, primeiro me prove que você tem um milhão de reais. Em seguida, prove que você está disposto a me dar essa quantia (com uma ordem de pagamento oficial).
      Só então eu provo que o daime é uma droga e que faz mal ao organismo.

      Senão, você é só mais um falador de araque que mal sabe escrever uma frase (talvez até já seja o efeito da droga que você toma).

  10. Ana disse:

    kkkkkk. É cada um que aparece que só rindo, e depois do curso o cara ganha diploma de padrinho ??? Cada um com sua maluquice, esse Gideon ninguém merece, é um pirado, por favor não misturem esses trabalhos e cursos desse louco, com a doutrina do Santo Daime, que é outra história. E pra quem gosta de aprender sobre um assunto que não conhece, leiam as bibliografias válidas, começando primeiro pelo livro escrito sobre o assunto e por uma historiadora ” Cultura do Santo Daime, História do Povo de Juramidam”, que mostra a história de um povo que recebia a todos que precisavam, principalmente os desenganados dos médicos, com um grande número de curas, a fama foi crescendo e ganhando o mundo, fazendo um trabalho de caridade. Uma religião realmente brasileira, nascida no coração da floresta amazônica, unindo o índio, o negro que foi quem recebeu a doutrina e o branco com os ensinamentos de Jesus.

    • Igor Santos disse:

      Boa ideai, Ana. Vou tentar procurar algum desses livros mais antigos.
      Agora, quanto ao “grande número de curas”, eu ainda prefiro esperar as evidências.

  11. Fábio Bertolino disse:

    Olá Igor, adorei as suas colocações, muito inteligentes…
    Já tinha pesquisado sobre esse Xamã, e concordo com você, os vídeos dele são assim, horrorosos, ele usa o Daime pra fazer uma lavagem cerebral em seus seguidores, isso é fato, e ainda critica de todas as formas possíveis a Doutrina que hoje segue a linha do Padrinho Sebastião. E vender Daime e fazer propaganda do mesmo, é realmente algo proibido por lei e ele dá de ombros…

    Em relação ao Daime e a saúde, ele é altamente prejudicial se aquele que está tomando não leva uma dieta adequada, por exemplo, comer feijoada e tomar Daime é pedir pra morrer, tomar refrigerantes e fazer uso de uma alimentação muito industrial, prejudica demais o organismo, o ideal mesmo é uma dieta vegetariana ou ovolactovegetariana, assim o organismo aceita o Daime perfeitamente, digo isso por experiência própria.

    E o Daime é incompatível com álcool e drogas sintéticas.
    Agora, muita gente sai sim de vícios terríveis após conhecer o Daime e mudam de vida completamente, mas existe gente também que consegue fazer do Daime um vício, deixa de fumar crack pra tomar Daime, esses daí a gente percebe logo quando vê, infelizmente. Mas com o tempo o próprio Daime vai mostrando pro ser aquilo que ele está fazendo, cada um tem o tempo do despertar, a pessoa que tem algum problema psicológico arruma qualquer coisa pra viciar, independente de ser dorga ou não (lembrando que Daime não é droga, nem alucinógeno, o termo é enteógeno), tem gente viciada em chocolate, em refrigerante, já vi gente que come até batom!

    Tomo Daime a quase um ano, e é lógico que antes de me firmar e decidir fazer o uso, fiz inúmeras pesquisas sobre esse chá milagroso.
    Oque mais me impressionou, foi a presença do DMT no Daime, essa substância está em todos os seres vivos, desde plantas, animais e até na gente. Oque acontece é que o nosso organismo não a libera em quantidades suficientes para que possamos ter a “consciência expandida” a hora que quisermos. Já a Ayahuasca que combina o cipó e a folha, é o casamento perfeito, faz com que essa substância que já existe em nosso organismo, seja liberada e não consumida imediatamente, daí que surge o termo de ter a consciência expandida, aí é só tomando pra saber…

    Existe sim curas realizadas com a Ayahuasca, não vou entrar mais no assunto porque nunca presenciei, mas pesquisando se acha sim.
    As medicinas indígenas são maravilhosas, já usei Sananga, que é um colírio antitudo, é assim maravilhoso, já vi muitas curas com ele também, e tem o Kambô, que é a vacina do sapo, que me impressionou de todas as formas possíveis. Índio que é índio não usa óculos e nem toma vacina em posto!

    Finalizando: A Doutrina me impressionou muito, é belíssima e de pura luz, só que tem gente que tem uns parafusos a menos por aí, e pra falar do Daime sem ter tomado é bem complicado… Existe vários documentários no Discovery sobre a Doutrina, o Daime e a partícula de Deus, o DMT. Vale a pena conferir!

    • Igor Santos disse:

      Fábio, excelente comentário. Só tenho duas coisas a acrescentar:

      Você diz que esse DMT está presente em todos os seres vivos mas não o suficiente em nós para nos expandir a consciência. Se um quadrúpede qualquer tomar o chá e aumentar seu DMT, ele também terá um despertar de consciência? Ou existe algo além dessa relação química que é necessária?
      Você afirma também que índio não usa óculos nem toma vacina. Eu já vi índio de óculos (no Amapá) e já vi vários se vacinando. No momento em que você qualifica “índio que é índio”, você está caindo numa armadilha cognitiva que é bem descrita como “falácia do escocês”. Para você, só poderá ser chamado de “índio” quem se encaixar na sua descrição prévia. Existem ainda aqueles índios que não usam óculos porque não têm acesso a um oftalmologista, por exemplo.

  12. Fábio Bertolino disse:

    Obrigado.
    Não podemos usar o termo “despertar de consciência”, porque eles não são animais racionais como o ser humano, mas com certeza as reações físicas serão as mesmas, haverá mudança comportamental enquanto durar o “efeito” do DMT no organismo..,
    Houve um probleminha de comunicação, um erro na forma de me expressar, quis dizer que índio que faz uso de medicina da floresta não tem necessidade de ao longo da vida, recorrer as medicinas do homem branco, existem sim, índios que tomam vacina, que usam óculos, mas são daquelas tribos não adeptas ao Kambô e a Sananga, por exemplo, tribos que foram “urbanizadas” e de uma forma ou de outra “globalizadas”…
    Fora as curas espirituais que são feitas pelos Pajés, que usam pedras, argila, folhas, dentre várias coisas encontradas na natureza…
    Conheço índios mais velhos, com os dentes em bom estado, que não usam óculos e nunca tomaram vacina de laboratório, com um estado bom de saúde pela idade e com recurso de ir ao oftalmologista…

  13. Gostaria de frisar que religião não é uma coisa para ser discutida de forma tão inadequada.Os que seguem a seu modo uma religião, sabem que todo ritual EM QUALQUER TIPO DE DEVOÇÃO É UM RITUAL DE AFLIÇÃO!Ninguém,em sã consciência vai se atirar de cabeça,sem esclarecimento prévio,em algo que envolve ciência e espiritualidade,principalmente em se tratando de uma doutrina como a do Santo Daime(que aliás,muita gente não sabe o que significa) .Falar por falar,sem conhecer os fundamentos morais,éticos e religiosos que estabelecem uma rigorosa norma de conduta para se apresentar,que utiliza uma bebida que tem poder inacreditável(tanto para curar como para transformar seres humanos), e que,incontestavelmente atua na recuperação de quem dela se serve,é digno de elementos que não possuem consistencia,isto é,gabarito suficiente para enfrentar um debate face a face e ficam dando palpite,tecendo críticas infundadas sobre o que não conhecem.Sinto muito.Procurem conhecer melhor os assuntos,criar uma envolvencia mais aprofundada com aquilo que pretendem denegrir por falta do que fazer.Como dizia nosso Mestre Jesus:”Não atireis pedras aos porcos…”Que a carapuça sirva em quem lhe lhe couber.

    • Moderação nessa hora me cheira a reconsideração.EU PENSO ANTES DE FALAR E AGIR.SOU UM PROFESSOR..O que eu digo vem da experiencia de 21 anos de frequencia daimística em N denominações.Portanto,indignação seria a palavra exata.Com todo o respeito aos que me lerem,TOLERANCIA tem limite.O meu respeito começa quando o do outro termina e vice versa.A minha veemencia ao me expressar nada tem a ver com grosseria mas sim com liberdade para defender tópicos que me são tão caros.Tenho 65 anos de vida e me considero apto para defender os ideai em que me apoio.

    • Igor Santos disse:

      Danton, qual seria a forma “adequada” para se discutir uma religião? E de onde você tirou que a doutrina do Daime envolve ciência? Posso estar errado (ou até desinformado), mas até onde saiba, o culto ao Daime é pouco mais que isso: um culto (ou doutrina, como você mesmo colocou).

      E você supõe que o estado basal das pessoas é a são consciência. Eu discordo.

  14. Exatamente.Vc está errado e desinformado.Tanto faz.As coisas não mudam só porque Vossa Senhoria houve por bem(data venia)insinuar-se num assunto para o qual não veio devidamente preparado para debater.Em sendo assim,considero-me apto a determinar esta tréplica como definitiva.Outrossim,ego sun bagus plenus!

    • Igor Santos disse:

      Danton, não é “sun”, é “sum”. Você precisa aprender a usar melhor esse seu dicionário.

      E, me repetindo, você se diz esclarecido apesar de se expressar de uma forma estranha. Não quer mais discutir, fico feliz em jamais vê-lo aqui novamente.

      • Luiza Gomes disse:

        Você me parece ótimo candidato a tomar Daime, Igor. Todo bom argumentador (que acha que sua lógica lhe rende poderes e salvo conduto para ofender ou diminuir os outros) é um excelente candidato. O Daime nos mostra o nosso orgulho, vaidades, excessos, soberbas… Muda a nossa forma de pensar a vida, os desentendimentos com as pessoas, o nosso lugar no mundo.

        Sei que estou no seu domínio, no seu site, mas a sua agressividade e a forma como você tenta desqualificar o seu interlocutor pelo tipo de escrita que ele têm é elitista e egocêntrico. Ofensivo e desnecessário. De onde vem essa raiva?

        Se você prestasse atenção ao conteúdo do que dizem as pessoas, e tivesse minimamente aberto para acessar essa dimensão da comunicação (uma dimensão não-violenta, de vontade de entendimento entre as partes), talvez você “lucrasse” mais com as suas relações (ainda que virtuais e de pouco aprofundamento). Quando a gente pára de querer ver no outro um “coitado”, que não alcançou a luz da razão (que você, sim, supostamente enxerga), a vida fica mais rica: ganhamos váaaarios mestres, podemos ser mais sábios, mais relaxados, mais pacíficos (e, não por isso, tolos, ingênuos e servis).

        Enfim, que um dia o seu espírito inquiridor e científico possa te trazer mais da curiosidade e da inocência e, com isso, que você possa deixar a Vida te guiar mais um pouquinho. A razão austera é uma forma besta de tentar manter o controle sobre as suas circunstâncias. Seus mistérios (da Vida) são infinitos, e nós somos só um pedacinho.

        Forte abraço

        • Igor Santos disse:

          Luiza, você supõe que eu estou diminuindo os outros no que é provavelmente a única thread onde eu não faço isso. Acho que ou sua percepção não está toda inteira ou eu já me dessensibilizei. Se alguém vem ao meu blog e escreve uma rajada incompreensível de palavras, tenha certeza de que vou chamar atenção para o fato. Se o faz dentro dos comentários de um post sobre uma droga alucinógena, tenha ainda mais certeza de que vou conectar as duas coisas e chamar atenção para o fato. Eu não preciso diminuir ninguém para dizer que o céu é azul. Por exemplo. Não é elitismo exigir uma frase coerente no meio de uma discussão, pois se eu tentar argumentar falando coisas desconexas, não há discussão. Ou você não concorda? O Daime abre tanto assim a sua mente que você passa a captar significado diretamente de algum “inconsciente coletivo”? Ou a sua percepção, alterada pela droga alucinógena (e por sei lá quantos contaminantes que um caldo de cultura não-regulado feito de matéria orgânica tenha), enxerga sentido onde ele não existe?

          Você me acusa de diminuir os outros, de ser arrogante, elitista e egocêntrico por pensar que eu me acho dono da razão enquanto faz exatamente o mesmo comigo. Me xinga (primeiro xingamento nesta thread, aliás) porque acha que eu estou dizendo que os outros não alcançaram a luz da razão enquanto me acusa de não ter alcançado a luz da razão.

          E não se engane; eu tomaria DMT imediatamente. Tenho lido muito a respeito e acho um composto seguro e de fácil eliminação. Agora, tomar um chá, feito no meio do mato, por um desconhecido, feito de plantas e sei lá quantos contaminantes, que não é regulado e ainda por cima que faz parte do ritual de uma religião? Me inclua fora dessa.

  15. Tininas disse:

    Nossa!!! Quantos comentários sobre um assunto muito polêmico, reverberando desde 2011!!! rsrsrs… Li todos os comentários e tive muitos pensamentos, o que é de fato muito bom… Experimentei uma mistura de pensamentos e sensações em relação às diversas pessoas que postaram comentários e eu nem as conheço.. Mas o Igor, que iniciou o debate, me parece mesmo uma pessoa bem inteligente e esclarecida… põe a gente pra pensar… É engraçado como algumas pessoas se rebelam quando vêem suas crenças ou pensamentos serem atingidos, questionados, enfrentados.. como alguns perdem a linha e logo vão pro embate de que quem não conhece sobre o assunto, dele não pode falar… ou de que quem tem a opinião contrária à nossa é porque desconhece “a verdadeira experiência”… Vivemos uma era onde parece que é proibido discordar.. e com tanta liberdade de expressão.. pela qual lutamos tanto… somos logo reprimidos quando expressamos uma ideia diferente das dos demais…Portanto a internet é uma ferramente maravilhosa, pois nos permite momentos de reflexão como este… Hoje pais e professores estão tão proibidos de dizer NÃO aos nossos jovens, que esses estão crescendo sem referências e sem aprender a lidar com o que é contrário à si, à seus desejos e às suas vontades, sendo assim, quando se vêem contrariados, há uma mistura sobre o que é uma ideia e o que é uma pessoa… Parto sempre da premissa de que ideias e pessoas não devem se confundir.. e que quando brigamos contra ideias, não estamos necessariamente, brigando contra pessoas.. e mais.. pra mim pessoas com ideias diferentes é que devem se misturar, para que surja assim o novo.. precisamos quebrar essa barreira de querer se aproximar apenas de nossos iguais… pelo nosso bem e pela nossa evolução, rsrsrs… Eu tive então algumas reflexões que desejo compartilhar: Meu pensamento inicial é sobre o cuidado com qualquer certeza, pois toda arrogância é um perigo…e todas as verdades não são verdades em si.. todas são questionáveis e todas experimentam apenas um lado de qualquer coisa ou assunto que seja… e nesse caso específico, não importa se a opinião venha de quem toma ou não daime e que se considera ou não espitritualizado… a questão espiritual hoje, na minha concepção, não deve se encerrar apenas em uma doutrina ou rotina e sim, muito mais em ações e revisões de suas ações para a evolução continua de nossa humanidade… pra mim, quanto mais próximos da humanização, mais próximos estamos do que alguns chamam de Deus, ou da bondade, da beleza.. ou seja lá que nome for.. e quanto mais longe da humanização, mais pertos da animalização… mas, como tenho dito, isso é só uma ideia, pra auxiliar na reflexão.. pode ser até que ela mude dentro de mim com o tempo, com minha caminhada, minhas vivências e aprendizados… Achei muitas falas aqui repletas de arrogância.. Alguns apelam pra legitimidade do seu discurso através de sua idade, sua experiência, pelo tempo que toma ou não o daime, pela sua formação e por sei lá mais o que.. mas esses fatores externos, me desculpem, pra mim não legitimam nada…
    Também tomo o daime já faz alguns anos, também tenho a convicção de que não é uma droga e de que só faz bem… pela minha experiência individual e pelas transformações que vi em amigos e familiares… Entendo a indignação experimentada por quem acredita no ritual e se depara com algumas das declarações postadas, afinal nós vivemos essas transformações, sabemos a grandiosidade disso tudo.. mas temos que ter a compreensão também sobre essas críticas… Pois o mundo é feito de experiências e pensamentos diferentes e aceitar isso é experimentar o feixe da paz… Quero colocar aqui minhas ideias até porque o daime realmente fez uma diferença muito grande na minha vida… sou uma outra pessoa depois que passei pelos processos de vários trabalhos e ainda sou um ser em construção.. ainda tenho minhas quedas, mas hoje posso dizer que me conheço melhor e que tenho mais capacidade de avaliação crítica sobre mim mesma, meus atos, pensamentos e sentimentos… Isso não significa que não haja outras formas de as pessoas adquirirem o auto-conhecimento, porém o daime é um auxiliar nesse processo e ajuda pessoas que estão nessa busca pelo auto-conhecimento, pela evolução humana e espiritual… É uma religião, mas pelo menos no lugar que frequento, sem doutrinação exacerbada… pois cada um descobre em si um mestre e não há quem te diga de que forma tem ou não de agir, de pensar ou de ser… Há pessoas que de repente pode ser até q consigam esse contato interno com “mais facilidade”, mas há outras que de repente precisam de auxílio…eu precisei e sou muito grata à espiritualidade pelos ensinamentos e oportunidade.. é pra essas pessoas que precisam de auxílio que é bom saber que há alternativas e possibilidades… Já li diversas reportagens e pesquisei bastante sobre o assunto…sei por exemplo, que há estudos sendo feitos para que a ayahusca seja utilizada em tratamentos antidepressivos e como apoio para liberação do vício em drogas ou álcool… mas não há milagre… o chá apenas te coloca em contato com você mesmo e por ser uma planta mestra, te revela o caminhho do bem e o que você deve fazer para cuidar de si, do seu corpo, do seu espírito… te ajuda a tomar decisões, pois sob o efeito do chá vc consegue analisar melhor as situações, com a consciência ampliada, tem um nível superior de discernimento e decisão, pois consegue analisar as questões, até do dia a dia, em diversos ângulos… Já vi depoimentos de pessoas que eram usuárias, por exemplo de drogas, e ao ter a experiência com o chá, se acharam dentro de si mesmas e “cairam na real” sobre o que estavam fazendo consigo mesmas, com suas famílias e isso as fez iniciar seu processo de mudança.. digo iniciar, pois como já mencionado, não há milagre, a menos que possamos chamar de milagre o reencontro do ser consigo mesmo e a potencialidade de transformação do ser humano em prol de si mesmo, porém não é algo do dia para a noite, é muito mais uma construção… O vinho sagrado também propicia processos de cura e limpeza, que eu não descreveria aqui como milagres, mas mais como um despertar das forças e potencialidades de nossa própria mente e de nosso próprio corpo.. pois acredito que nossa mente e corpo, por si só, são dotados de um potencial inimaginável, e sob o efeito do daime, conseguimos ativar, algumas vezes, essas potencialidades.. porém que fique bem claro que isso tudo que digo, são conclusões minhas, pela minha experiência pessoal.. não que dizer que sejam realmente assim e nada do que digo aqui poderia comprovar..rsrsrs.. daí o caráter religioso da questão.. pois entramos no campo da fé…rs…
    Além disso tudo, a experiência é completamente individual, pois depende do que há dentro do ser, de suas virtudes e “defeitos”, do seu momento na vida, de suas necessidades.. enfim.. é muito complicado dizer tudo em palavras, até porque as palavras são limitadas para algumas experiências da vida… rsrsrs… pra quem queira compreender talvez um pouquinho, talvez eu descrevesse que seria por vezes, uma experiência de quase morte, como aquelas que as vezes ouvimos de pessoas que no leito de hospital dizem que tiveram uma experiencia de quase morte, que viram um filme de suas vidas passar pelas suas cabeças e que experimentaram a compreensão, o amor, o perdão… aprenderam a valorizar as coisas realmente importantes da vida, como sua saúde, sua família, a paz.. enfim… por isso eu defino o daime como uma experiência de Luz, pois é como se a cada “trabalho” (como chamamos os rituais) é como se nos fosse dado de presente Luz aos nossos olhos, entendendo aqui a Luz, como conhecimento. Conhecimento sobre si mesmo, sobre a vida, sobre o outro, sobre o amor e o perdão.. Enfim.. Com o daime sei que sou uma pessoa cada vez melhor… porém sei que a cada passo dado, outros mil estão à minha frente… Não sei se vou tomar daime o resto da visa, não sei se haverá um momento em que eu consiga caminhar sem ele, ou que eu sinta que os ensinamentos adquiridos já bastam.. Já tive momentos, como outros amigos que tenho, que tomei daime de 15 em 15 dias, outros que tomava com intervalos de 3 ou 4 meses.. até porque como disse vc é seu mestre e seu guia e portanto consegue, nesse processo, ir definindo a necessidade, por exemplo, da periodicidade… E acredito que, mesmo aqueles que substituem, momentaneamente, um vício por outro, como creio que pode mesmo acontecer, estão no caminho.. e se seguirem com seriedade e disciplina interna nesse caminho.. a espitirualidade irá, aos poucos, direcionando a libertação plena…Acho importante encerrar dizendo um outro lado que é minha crítica pessoal também.. assim como em todos os lugares e todas as religiões, os rituais de daime são propiciados por pessoas e já sabemos as várias coisas que pessoas são capazes, mesmo quem toma daime, pois isso não as diferencia em nada da condição de ser humano e de ter em si todas as mazelas humanas, que moram em nós.. pois o bem e o mal vigem dentro do homem e de TODO HOMEM.. há centros, por exemplo, que propiciam o ritual de ayahusca, com a utilização concomitante de drogas, há outros em que as pessoas tomam o chá e fazem orgia.. enfim… é sempre importante o bom censo e o discernimento… por isso é que acho importante que os espaços divulgem sim os seus trabalhos, indepente do que estava sendo discutido, sobre a limitação de divulgação imposta pela lei… Pois a divulgação permite, por exemplo, que alguns rituais, tidos como fechados, possam ser conhecidos, e que todos possam ter acesso às informações sobre como os “trabalhos” são conduzidos.. uma vez que a principal fonte da liberdade de escolha é a informação… Obrigada a todos pelo momento e pelas reflexões…

    • Igor Santos disse:

      Eu não consigo achar tempo para ler o comentário acima completamente nem consigo ler um pedaço agora e outro depois porque não consigo achar sentido entre as frases.
      Se tiver alguma coisa ofensiva ou proibida, me avisem que eu apago tudo. Grato.

  16. Tininas disse:

    Humm.. mais uma coisinha.. achei este blog quando estava justamente pesquisando por esse curso de daime para todos… e independente de tudo que foi dito.. foi bom ter lido.. pois concordando ou discordando de algumas coisas… meu pensamento estará mais alerta quando tiver o contato com o mesmo… caso haja a oportunidade… portanto tudo é sempre válido, usamos o que importar e dispensamos o demais… afinal armadilhas estão por todos os lados.. já ouvi falar muitas coisas sobre esse Gideon… não o conheço.. mas vale dizer que, até o momento, é o único lugar que vejo que tem a filosofia do acesso ao daime para quem se acha preparado.. mesmo que tenha que fazer um curso, etc.. pois acredito que quem deseja realmente e se sente preparado, deveria ter acesso à bebida, mesmo que como eles propõe, para uso individual.. pois as vezes eu quero fazer um “trabalho” e não gostaria de sempre depender de um espaço que ofereça o ritual ou se é dia ou não de ter o mesmo… até pq nossas necessidades são específicas… Até…

  17. odilon disse:

    RACHA NO CEU NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO
    ACUSAÇÃO DE MISTURA DE DAIME COM DROGAS

    RACHA ENTRE INSTITUTOS LIGADOS AO CÉU NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO EXPÕE FRAGILIDADE DO LÍDER DA OBRA, EMILIANO DIAS, AUTOINTITULADO GIDEON DOS LAKOTAS.
    NOTÓRIO PELAS BRIGAS COM OUTRAS FAMOSAS IGREJAS DAIMISTAS, A UNIÃO DO VEGETAL (UDV) E O INSTITUTO CEFLURIS (SANTO DAIME) – QUE SEMPRE ACUSARAM DE MISTURAR VÁRIAS DROGAS EM SEUS RITUAIS, OS SEGUIDORES DE GIDEON SE DEPARAM COM IDÊNTICA SITUAÇÃO CONSTRANGEDORA.
    MUITO ÓDIO ENTRE EX-FILIADOS SE ALASTRA PELO CÉU NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO, QUE RECEBERÁ PARTE DE SEUS PADRINHOS LÍDERES NOS DIAS 27 a 29 DE SETEMBRO, NO QUE PROMETE SER A MAIOR LAVAGEM DE ROUPA SUJA ENTRE OS SEGUIDORES DE GIDEON.
    OS FIÉIS TAMBÉM SERVEM A BEBIDA QUE SURGIU ENTRE OS ÍNDIOS DA AMAZONIA E PODEM ABRIR IGREJAS EM OUTROS PONTOS DO PAÍS, CHAMADOS DE CEUS OU INSTITUTO DE AYAUASCA – QUE SÃO COORDENADOS E DIRIGIDOS PELA DOUTRINA DE GIDEON DOS LAKOTAS E SEUS FILHOS.
    A DISSIDÊNCIA COMEÇOU, SEGUNDO APUROU REPORTAGEM LOCAL, NO MÊS DE DEZEMBRO DE 2012 – NAQUELES DIAS O LÍDER GIDEON DECLAROU O “FIM DO MUNDO” EM 21 DE DEZEMBRO, BASEADO NO ANTIGO CALENDÁRIO MAIA – E ORIENTOU SEUS SEGUIDORES A DOAREM DINHEIRO E COMIDA PARA QUE ACAMPASSEM NA SUA FAZENDA EM CANANÉIA/SP POR 21 DIAS, PARA JUNTOS SEREM “SALVOS” DAS INÚMERAS CATÁSTROFES POR ELE PREVISTAS. ESSE ACONTECIMENTO FOI REPORTAGEM DA FOLHA DE SÃO PAULO:
    “Seita do fim dos tempos” aguarda mudanças em fazenda de SP…
    *******
    14/12/2012 – Gideon dos Lakotas receberá centenas de pessoas em sua fazenda. Reza a lenda que o fim do mundo acontecerá no próximo dia 21 de Dezembro.
    DESNECESSÁRIO DIZER QUE AQUELES QUE NÃO ESTIVESSEM NA FAZENDA, OU SEJA, TODO O RESTANTE DA HUMANIDADE SERIA DIZIMADO PELO HOLOCAUSTO CÓSMICO.
    NADA OCORREU!

    MAS UM GRUPO DE CEUS DA REGIÃO DE PINDAMONHANGABA, UBATUBA, ALÉM DE INSTITUTOS DE MINAS GERAIS NÃO ACEITARAM TAIS DIRETIVAS E NÃO PARTICIPARAM DO REFÚGIO APOCALÍPTICO PREVISTO POR GIDEON, MOMENTO EM QUE PASSARAM A SER ESTRANHOS NA SEITA, INFORMARAM PESSOAS LIGADAS A FAZENDA DE GIDEON.
    SEGUNDO O PRÓPRIO GIDEON, NUM VÍDEO POSTADO NO YOUTUBE, ******* E POR MENSAGENS POSTADAS EM SEU PORTAL LUZDOASTRAL.COM.BR, O MOTIVO DO RACHA SERIA A INVEJA DOS MEMBROS DE CEUS INSTALADOS EM PINDAMONHANGABA, E ESSA INVEJA SE MANIFESTOU NA FRENTE DE VÁRIOS LÍDERES NUMA SESSÃO DE BATISMO EM CANANÉIA.
    ALÉM DISSO, GIDEON DOS LAKOTAS DECRETOU O FIM DA UTILIZAÇÃO DA AYAUASCA NOS RITUAIS DOS CEUS FILIADOS A FAZENDA NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO, A PARTIR DE 21 DE DEZEMBRO DE 2012, DATA EM QUE FOI POR ELE APONTADO COMO SENDO O INÍCIO DE UMA NOVA ERA.
    GIDEON DOS LAKOTAS AFIRMA QUE A PARTIR DA “NOVA ERA” O USO DE DAIME É “MULETA ESPIRITUAL” UMA “DROGA COMO OUTRA QUALQUER” DEVENDO SER ABANDONADA PELOS ADEPTOS.
    NATURALMENTE HOUVE REVOLTA ENTRE OS BEBEDORES DO CHÁ MÁGICO E O RACHA FOI INEVITÁVEL – VÁRIOS CEUS DESLIGARAM-SE DE GIDEON DOS LAKOTAS, BUSCANDO VOO PRÓPRIO.
    PORÉM, NAS ÚLTIMAS SEMANAS O FEITIÇO VIROU CONTRA O FEITICEIRO – COLOCADO DIANTE DE FATOS QUE COMPROMETEM A LISURA DE SUA OBRA, ADMITIU QUE INSTITUTOS ANTES LIGADOS AO CEU NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO ESTAVAM SERVINDO DAIME MISTURADO COM OUTRAS DROGAS, ALUCINANDO OS BUSCADORES ESPIRITUAIS QUE ESTIVERAM NUMA DESSAS IGREJAS QUE SE DESLIGARAM.
    RELATOS POSTADOS NO PORTAL MANTIDO POR GIDEON – ****** – POR VISITANTES QUE INGERIRAM O CHÁ SAGRADO NO CEU TRABALHADORES DA LUZ DE PINDAMONHANGABA, CEU DA LIBERTAÇÃO DE UBATUBA E CEU MÃOS DIVINAS DE SANTA RITA DO SAPUCAÍ/MG, DESCREVEM ALUCINAÇÕES VIOLENTÍSSIMAS E SINTOMAS TERRÍVEIS ENFRENTADOS APÓS INGERIR CÁLICES DE DAIME NESSES LOCAIS E OUTROS CEUS MINEIROS COLIGADOS A FAZENDA NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO.
    O INVÉS DA PREGADA CONCENTRAÇÃO E MEDITAÇÃO NA LUZ, HORROR E MAL ESTAR CONSTANTE POR HORAS, SEM AUXÍIO ALGUM.

    BASTOU PARA QUE SURGISSE UMA GUERRA ENTRE OS EX-ALIADOS, QUE AGORA SE ACUSAM MUTUAMENTE NOS MAIS GRAVES DECIBÉIS.
    AGORA, PADRINHOS E MADRINHAS, NOVOS E VELHOS BUSCADORES, ANTIGOS PARCEIROS DE OBRA, ALÉM DE FEITORES DO CHÁ DO MATO GROSSO ESTÃO SENDO APONTADOS COMO VILÕES, NUM CONFRONTO IRRESPONSÁVEL DE EGOS INFANTIL E VAIDOSO.
    TRISTE FIM PARA QUEM SEMPRE SE DECLAROU SUPERIOR A OUTRAS LINHAS DAIMISTAS E QUE AGORA EXPERIMENTA ABANDONO E AMARGA ANTIGOS ALUNOS FAZENDO SUCESSO COM MÉTODOS DUVIDOSOS.
    O MÍNIMO QUE SE ESPERA DE QUEM SERVE BEBIDAS CUJA PREPARAÇÃO É FEITA MUITAS VEZES SEM A HIGIENE E OS CUIDADOS FITOSSANITÁRIOS NECESSÁRIOS, É RESPEITO À SAÚDE DOS FIÉIS E AS LEIS DO BRASIL, POIS JÁ HOUVE OUTROS CASOS DE SURTAÇÃO E ESQUIZOFRENIA EM BEBEDORES DO SANTO DAIME.
    QUE AS AUTORIDADES ESTEJAM ATENTAS.

    ——
    Links suprimidos pelo administrador. Causa: tendo a desconfiar de comentários em maiúsculas e não pretendo inflar visitação de ninguém.

  18. […] A frase acima parece dizer muita coisa mas não sobrevive à mais superficial análise, como outra frase já discutida aqui. Sério, leia lá de novo e pense a […]

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.

Categorias

tempo

dezembro 2011
D S T Q Q S S
« nov   jan »
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031

espaço

Locations of visitors to this page

desfrute e compartilhe

Creative Commons License
Esta obra de Igor Santos é licenciada sob Creative Commons by-nc-sa.

Sobre ScienceBlogs Brasil | Anuncie com ScienceBlogs Brasil | Política de Privacidade | Termos e Condições | Contato


ScienceBlogs por Seed Media Group. Group. ©2006-2011 Seed Media Group LLC. Todos direitos garantidos.


Páginas da Seed Media Group Seed Media Group | ScienceBlogs | SEEDMAGAZINE.COM