II EWCLiPo – Encontro de Weblogs Científicos em Língua Portuguesa

Praia do Forno em Arraial do Cabo (RJ)

O segundo encontro de blogueiros de ciência acontecerá em Arraial do Cabo (RJ) de 25 a 27 de Setembro de 2009, com financiamento do CNPq e apoio da UFRJ e do IEAPM. E você não vai ficar fora dessa, não é mesmo?!
Mas por que fazer um encontro de blogs científicos?
A WEB 2.0 mudou a forma de fazer jornalismo, negócios e política, e está ganhando agora a academia. A redução das redações de ciência nos grande jornais e o aumento dos escritórios de relações públicas em instituições científicas é o cenário onde emergem os próprios cientistas se comunicando diretamente com o grande público através de blogs e se firmando como uma importante fonte de informação científica confiável para a população, com conseqüências diretas no ensino e na aprendizagem de ciências e não só. O encontro promete, em sua reedição, discutir essas temáticas e oferecer aos participantes opções de caminhos para a blogsfera científica em língua portuguesa.
O site BlogPulse que monitora a dinâmica e o conteúdo de blogs na internet recorda 106,612,056 blogs monitorados; tendo sido 55,010 novos blogs nas últimas 24 h com 265.000 novos posts nas últimas 24 h. E a ciência é uma tema mais postado que outros concorrentes de peso como política e religião. Segundo o levantamento do “Anel de Blogs Científicos” da USP de Ribeirão Preto, existem em torno de 120 blogs de ciência no Brasil. A Revista ciência hoje publicou reportagem recentemente sobre o crescimento dos blogs científicos no Brasil.
E ainda há muito espaço para crescer. A Recente pesquisa do Ministério da Ciência e Tecnologia – MCT – mostra que ainda é incipiente a comunicação de ciência pela Internet. A população se informa mais sobre ciência primeiro pela televisão, com jornais e revistas em segundo, e conversas com amigos em terceiro. A Internet vem apenas em 4º lugar. Além disso, 77% dos entrevistados nunca leram nada na Internet. A tendência é que esses números se revertam nos próximos anos, com a inclusão digital, o avanço da educação à distância e a disponibilização de Internet em banda larga para a população.
Um artigo publicado na revista Nature (vol 458, Março de 2009) mostra que muitos jornais estão fechando suas seções de ciência enquanto jornalistas científicos ficam sobrecarregados e cada vez mais dependentes dos press releases de RPs. Ao mesmo tempo, os cientistas estão partindo diretamente para o grande público através da internet, não só para publicar seus trabalhos, mas também para ‘traduzir’ os temas científicos para o público leigo. Em um país de tantos excluídos, essa ‘Exclusão Científica'” é uma das mais graves, mas as pessoas estão ouvindo falar de genoma, vacina gênica, transgênicos, mutantes, clones, células tronco… sem ter noção de como avaliar o quanto as informações que chegam até elas são verdadeiras. Os blogueiros se consideram uma fonte de informação científica confiável para o grande público.
Mas escrever nesse meio não é trivial. Vivemos em um mundo saturado de informação e precisamos aprender a selecionar melhor a informação. A Internet facilita o armazenamento, acesso e divulgação do conteúdo, mas não a seleção do que deve ser publicado. Os conteúdos são ‘depositados’ ao invés de ‘publicados’. O presidente da Apple, Steve Jobs, diz que na internet “a maioria de nós continua apenas consumidores, ao invés de autores”. Um dos principais desafios para o aumento da qualidade dos conteúdos é a seleção da informação.
Aprender a selecionar o que divulgar é também aprender a selecionar o que investigar e o que produzir! Uma divulgação científica de melhor qualidade leva a uma melhor produção científica e acadêmica, que leva a uma divulgação científica ainda melhor, para combater a exclusão científica, digital e social.
Mais informações sobre o(s) encontro(s) na página do II EWCLiPo.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Discussão - 13 comentários

  1. Desculpa eu perguntar, mas não consegui achar: como se faz a inscrição para o evento?
    Um abraço!

  2. Mauro Rebelo disse:

    Oi Stephen, aqui vai o endereço do formulário eletrônico. http://www.bioletim.org/inscricao_no_ii_ewclipo
    A taxa de inscrição pode ser paga no site do pagseguro.

  3. Olá Mauro, não estou conseguindo acessar o site do evento!
    vai ser perto da praia? pois pretendo ficar acampado 🙂
    abraços

  4. Mauro Rebelo disse:

    Oi Felipe, tente de novo, porque a página está no ar. O evento é perto da praia sim, mas vou ter que checar a estrutura de camping pra informar pra vocês.

  5. Boa tarde! tenho um blog sobre enfermagem “enfermagem em foco” que está no início ainda e estou procurando estudar muito e aprender bastante para fazer dele um local de construção e disceminação de informação científica de qualidade. Não sou formado em jornalismo, sou enfermeiro e estou me aventurando nessa área de escrita. Tenho gostado muito mesmo me sentindo mesmo muito perdido algumas vezes em relação a escolha de assuntos e a como abordar tais assunto de de form clara para que o público entenda e se interresse. Por esse motivo espero poder participar do encontro como forma de aprender mediante o contato com profissionais da área.

  6. Olá! gostaria de saber o valor da taxa de inscrição…
    Agradeço…

  7. Olá! gostaria de saber o valor da taxa de inscrição…
    Agradeço…

  8. Olá Mauro,
    Gostaria de saber como se faz para chegar no Arraial do Cabo. Tem que ir para o Rio?

  9. Mauro Rebelo disse:

    Oi Ítalo, saindo de onde? De SP? De avião o mais fácil e vir ao Rio e depois ir de ônibus para Arraial. Teremos um transfer na 6a no final da tarde e no sábado de manhã saindo do Santos Dumont (ou Galeão, ainda depende de alguns detalhes). Também há ônibus direto de SP para Cabo Frio (que fica apenas 10km de Arraial), onde também há um aeroporto internacional.

  10. lesilva disse:

    Olá, pra ajudar na divulgação coloquei o evento na Agenda Geek, beleza?
    Link da Agenda Geek: http://uiop.me/cHc
    Blog: agendageek.com

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.

Contadores Sitemeter

Sobre ScienceBlogs Brasil | Anuncie com ScienceBlogs Brasil | Política de Privacidade | Termos e Condições | Contato


ScienceBlogs por Seed Media Group. Group. ©2006-2011 Seed Media Group LLC. Todos direitos garantidos.


Páginas da Seed Media Group Seed Media Group | ScienceBlogs | SEEDMAGAZINE.COM