Cuidado com o penteado

727580_bad_hair_day_3.jpg

“Gosto não se discute” é o que diz a sabedoria popular. Mas não é bem assim, não é mesmo? Pra começar uns dizem que na verdade não se discute, se lamenta. Mas a maioria… essa gosta mesmo é de discutir (e principalmente criticar) o gosto dos outros. Se olharmos pra todos os bares lotados no Rio de Janeiro a partir de 5a (4a?) feira, podemos até dizer que é esse o esporte nacional.
Pô, então eu vou me juntar ao coro dos que não gostaram do texto publicado na coluno Espiral do G1. O estudo de um indiano, publicado numa revista indiana, revela(?) a relação entre o sentido dos redemoinhos no couro cabeludo de homens e as suas preferências sexuais. Eu já escrevi sobre homsexualidade aqui e aqui e sei que é um tema acalorado. Mas é sempre um tema que desperta o interesse das pessoas, então sempre que há uma discussão científica sobre o assunto, vira notícia. O problema é que de ciência o artigo original tem muito pouca. Falta de embasamento teórico, seleção de observação, baixo número amostral, má aplicação de ferramentas estatísticas, conclusões tendenciosas… está tudo lá (vejam os comentários da matéria). Nossa… parecia até o exemplo que meu amigo usava nas aulas de estatística sobre como a eventual existência de correlação entre ‘dias de chuva x número de homens calvos’ em uma cidade não demonstra qualquer relação causal. A relação entre a preferência sexual, a orientação dos redemoinhos de cabelo e o uso de hemisférios do cérebro é tão fraca que eu arrisco a dizer que na verdade a orientação dos redemoinhos é um efeito da força de Coriolis (aquela relacionada com a rotação da Terra e que faz com que a água desça pelo ralo para a esquerda no hemisfério sul e para a direita no hemisfério norte). A impressão que dá é que o autor (do artigo) quis fazer uma brincadeira. E o autor da coluna quis fazer outra. Só que parece, pelos comentários, um monte de cientistas lêem a coluna e não acharam muita graça. Vai gente, foi brincadeira! Logo o Alysson que parece ser um cara preocupado com as mazelas do marketing científico a ponto de escrever um artigo sobre o tema no início do ano. Então acho que foi só uma brincadeira de gosto duvidoso mesmo. Tomara que ele publique logo outra coisa. Mas justamente quando o II EWCLiPo se propões a discutir o papel de cientistas e jornalistas na divulgação científica, não poderia deixar de comentar isso. Dá até pro Leandro usar na palestra dele.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Discussão - 6 comentários

  1. terencio correia disse:

    Ola gosteira de fazer parceria de links (já coloquei seu link) com seu blog possuo o http://cuidadoscomagripe.blogspot.com/ com media de 2000 visitas dia, pgrank 3 , e o mais importante informação com qualidade., qualquer coisa podes falar pelo email [email protected]
    abraços
    terencio

  2. Sandro disse:

    Só espero que você também estava brincando quendo escreveu “força de Coriolis (aquela relacionada com a rotação da Terra e que faz com que a água desça pelo ralo para a esquerda no hemisfério sul e para a direita no hemisfério norte).”
    Blz!

  3. Judy Tavares disse:

    Prezado blogueiro,
    Sou mestranda do Programa de Pós-graduação em Ciências da Comunicação da Universidade Federal do Amazonas e estou analisando os blogs que compõem o ScienceBlogs Brasil. Você pode me informar qual é o seu email, pois preciso enviar o questionário da pesquisa? Por favor, informe via email ([email protected]), pois a inserção de comentários em seu blog para fazer o contato, no meu caso, afeta o resultado da análise.
    Obrigada.
    Judy Tavares

  4. Mauro Rebelo disse:

    Judy, seu melhor trabalho de campo seria vir ao Encontro de Blogs científicos na semana que vem!

  5. Mauro Rebelo disse:

    Caro Roberto, discordo veementemente de tudo que você escreveu no seu artigo. Mas o que seria do verde se todo mundo gostasse do amarelo? Sim Sandro, eu estava brincando.

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.

Contadores Sitemeter

Sobre ScienceBlogs Brasil | Anuncie com ScienceBlogs Brasil | Política de Privacidade | Termos e Condições | Contato


ScienceBlogs por Seed Media Group. Group. ©2006-2011 Seed Media Group LLC. Todos direitos garantidos.


Páginas da Seed Media Group Seed Media Group | ScienceBlogs | SEEDMAGAZINE.COM