Masturbação causa câncer de próstata

Hoje iria fazer um post espacial, mas depois de ler esse trabalho não resisti. Homens que são muito ativos sexualmente em seus 20 e 30 anos são mais propensos a desenvolver câncer de próstata, principalmente se se masturbam com frequência. Esse é o resultado de um estudo com mais 800 machos liderado pela inglesa Universidade de Nottingham e publicado no jornal britânico BJU International. Vale ressaltar que o maior problema foi visto na masturbação – e não nas relações sexuais.
Veja você mesmo – retirei do abstract:

Whereas frequent overall sexual activity in younger life (20s) increased the disease risk, it appeared to be protective against the disease when older (50s). Alone, frequent masturbation activity was a marker for increased risk in the 20s and 30s but appeared to be associated with a decreased risk in the 50s, while intercourse activity alone was not associated with the disease.

Homens com câncer de próstata se masturbavam mais do que os homens sem a doença. A maior diferença apareceu nos 20 anos – 34% x 24%, respectivamente – e 30 – 41% x 31%. Elas foram menos acentuadas aos 40 anos, 34% e 28%, e 50 anos, 25% e 26% – ué, inverteu!
“Os hormônios parecem desempenhar um papel fundamental no câncer de próstata. É muito comum usar como tratamento a redução deles”, diz – aqui, em inglês - o autor principal, Polyxeni Dimitropoulou. “O sexo do homem também é regulado pelos seus níveis hormonais, assim esse estudo analisou a teoria de que ter uma intensa atividade sexual afeta o risco do câncer de próstata”, completa.
Mais dados curiosos que surgiram no estudo:

  • 59% dos homens disseram que tinham relação sexual ou masturbação 12 vezes por mês ou mais nos seus vinte e poucos anos. Aos 30, a frequencia foi para 48%; aos 40, 28%; e aos 50, 13%;
  • 39% dos homens com câncer tiveram seis ou mais parceiras, em comparação com 31% do grupo controle;
  • homens com câncer de próstata eram mais propensos a ter doenças sexualmente transmissíveis;
  • não houve associação significativa entre a atividade sexual e câncer de próstata em um homem de 40 anos. Uma teoria para isso é que o corpo já consegue se defender devido às toxinas acumuladas com o tempo.

Não vou concluir nada. Só que esse é um blog de meninas – nós, mulheres, somos melhores -, mas nos interessamos por meninos, não? – no meu caso, claro – Bom, vou deixar cada uma matutar consigo mesma sobre o resultado dessa pesquisa.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Discussão - 42 comentários

  1. saulo disse:

    Ow…isso eh completamente ao contráriooo…

    tipo, tem varias matérias no google que fala que os homens que ejaculam mais vezes por mes, tem menos chances de desenvolver essa doença…sinceramente, EU NÃO ACREDITEI…e bom tirar essas dúvidas com um especialista…

  2. geraldo franCISCO disse:

    TUDO ISSO ,ACHO UMA BOBAGEM,SE ISSO FOSSE VERDADE TODOS OS HOMENS ESTARIAM COM O CANCER DE PROSTATA QUE SERIA UM ABSURDO GENTE ,POIS EU ESTOU COM 51 ANOS E DESDE DOS DEZ ANOS QUE ME MASTURBO , PRA MIM E MARAVILHOSO E UM ALIVIO;SE EU ESTIVESSE TEMPO SERIA DUAS DUAS OU TRES VEZES AO DIA ; POR ISSO EU OS ACONSELHO TANTO AOS JOVENS QUANTOS AOS ADULTOS CONTINUEM A SE MASTURBAREM E MUITO GOSTOSO E NAO FAZ MAL A NIMGUEM ;AO CONTRARIO VOCE ESTA LIVRE DE TODAS AS DOENÇAS TRANSMISSIVEIS ATRAVES DA RELAÇAO SEXUAL ;EU GRAÇAS A DEUS SOU SALDAVEL E NAO TENHO NENHUMA DOENÇA EM RELAÇAO A VIDA SEXUAL;EU TENHO MUITO OGASMO E ME MASTURBO SEMPRE ,NAO TEM COUSA MELHOR DE QUE SE MASTURBAR E UMA DELICIA PRINCIPALMENTE EM BAIXO DO CHUVEIRO KKKKKKKKKKKK

  3. Gabriela Cova disse:

    Meu marido tem esse vicio de masturbação e lendo agora tudo isso me preoculpei com ele, ele tem 49 anos e ainda não fez o exame de prostata e não temos uma relacão sexual ativa, isso é meio complicado.
    Eu queria saber se por ele se mastubar emplica em nossa vida sexual

  4. marcos disse:

    E´meus amigos…existem muitas contradiçoes nesta net,,,,na verdade quem tem suspeita deve procurar um médico,,,,tem que fazer o exame de toque…nada de ficar pirado lendo estas coisas contraditórias.

  5. Blue Monday disse:

    É, com certeza essa pesquisa pode assustar os que vivem no estilo “colher de pedreiro” – se acabando na mão.
    Mas será que esses cientistas levaram em conta os hábitos de vida dos homens pesquisados? Alimentação? Histórico da doença na família? Será que todos realmente falaram a verdade sobre o número de ejaculações que tinham por mês?
    Creio que há apenas uma certeza: a ciência ainda não sabe a causa dessa doença, que atinge homens de todas as raças, em todos os países, e que levam diferentes estilos de vida. Para quem descobrir é Prêmio Nobel de Medicina, na certa. Desconfia-se que alguns fatores contribuam para o aparecimento da doença, mas, no momento, não há nada definitivamente comprovado, portanto não há motivo para pânico. Um bom indício de que talvez não haja relação da doença com o número de ejaculações é o fato de que padres também têm câncer de próstata. Mesmo se considerarmos que alguns deles se masturbam e eventualmente traçam uma freira ou uma fiel, o número de ejaculações que têm ao longo dos anos é bem menor do que o daqueles que possuem uma vida sexual normal. Por outro lado, a lógica nos faz crer que tudo em excesso faz mal.
    O investimento em pesquisas que visam identificar as causas e descobrir tratamentos para essa doença é muito alto nos EUA, portanto acredito que nos próximos anos teremos boas novidades no combate a essa doença.

  6. Rui disse:

    Olá a todos
    Li atentamente todos os comentários. Tenho 54 e sou casado a 30 anos mas a minha mulher não tem pedalada para mim, então todos os dias que ela não quer ou não pode, eu mudo o caldo aos feijões na mesma com a irmã da canhota, ou!
    Como não sou muito dado a estatisticas vãs, eu prefiro escutar o meu corpo e seguir um raciocinio lógico, ora se o semen é gerado na próstata, não deve lá permanecer muito tempo, tal como a àgua parada muito tempo apodrece e cria gases de pântano, também o semen deve ser retirado com regularidade.
    Recordo-me de quando era criança ouvir as mulheres comentarem, que quando o bébé rejeita o leite da mãe, esta tem que o fazer sair para mais tarde não sofrer de doenças nos peitos e ovários.
    Os produtores de leite, mesmo quando não tem saida no mercado, eles tem que munjir as vacas mesmo que seja para deitar o leite fora.
    Posso estar errado, mas eu acho que tudo o cresce deve ser retirado para que seja renovado, caso contrario pode trazer males maiores.
    Tenho 54 anos, mas as pessoas dizem que tenho aspeto de 40. Toda a pele do meu corpo é lisa como quando tinha 30 anos e eu muito sinceramente fico mais jovem toda a vez que mudo o caldo aos feijões, seja com a minha mulher, seja com a irmã da canhota ou com uma chavala jovem.
    Por isso deixem-se de tretas, mudem o caldo aos feijões com frequência.

  7. obrigada! mas a casca é o mais nutritivo… um problema

  8. felipe disse:

    este post foi bom mesmo, uiui tudo em equilíbrio gente, tomate e bom contra o câncer,mas sem a casca……^_^

  9. gabriel disse:

    to fudido. transo mto qdo to de bem com minha namorada, e sempre depois de uma noite de transa qdo chego em casa tenho que “quebrar uma” pra conseguir dormir. qdo nao transo me masturbo uma a tres vezes por dia. tenho entre 20 e 25 anos.
    eu nao faço parte do grupo de risco, eu sou uma area de cultivo do cancer de prostata.

  10. Odon disse:

    Rapaz, eu acho que a masturbação como li aqui
    http://www1.folha.uol.com.br/folha/ciencia/ult306u476646.shtml não difere de fazer ou não, e sim de a vontade sem saida chegar devesse aplicar esse meio grosseiro de prazer…sou favorável que não façam mas se não, o que te prende?

  11. Fabio disse:

    Pesquisadores australianos afirmam que a masturbação pode prevenir o câncer de próstata, se for praticada mais de cinco vezes por semana, por homens entre os 20 e 50 anos. Eles acreditam que a ejaculação pode liberar substâncias químicas cancerígenas da próstata, glândula sexual localizada na saída da bexiga, por onde passa a primeira parte da uretra. Outra possibilidade é que a ejaculação induz as células da próstata a se desenvolver completamente, tornando-se menos suscetíveis de causar o câncer.
    O pesquisador Graham Giles, do Conselho de Câncer de Victoria em Melbourne, descobriu a suposta ligação, registrada ontem na revista New Scientist, após ter entrevistado 1.079 homens que tiveram câncer de próstata, sobre seus hábitos sexuais. Depois ele os comparou com outros 1.259 homens da mesma idade. Ele descobriu que os homens que ejacularam mais de cinco vezes por semana quando na casa dos 20 anos eram três vezes menos propensos a desenvolver o câncer de próstata posteriormente.
    Atualmente, o câncer de próstata mata cerca de 10 mil britânicos por ano, sendo na maioria, diagnosticado depois dos 70 anos.
    Os resultados da pesquisa australiana, entretanto, parecem contradizer outros estudos que sugerem que ter muitos parceiros sexuais e praticar sexo freqüentemente aumentam, em mais de 40%, o risco do aparecimento do câncer de próstata. Mas esses ignoraram o papel da masturbação. A causa, ou causas, do câncer de próstata permanece desconhecida.

  12. sidney disse:

    oi esse assunto me mostrou q a masturbação nao causa o cancer e sim o desequilibrio sexual
    aprendie e deixo a todos vcs sexo nao e tudo na vida de uma pessoa
    sexo e bom mais quando se sabe aproveitar mais nao de forma exagerada!
    obrigado esse e meu pequeno questionariozinho
    valeu!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    (msn)[email protected]
    (orkut)[email protected]

  13. sidney disse:

    bom eu pensava q a masturbação causava danos como de a pessoa ficar magra e etc
    gostei desse estudo q aprendie e quero levar a outros essa pequena lição inportande q muitos nao entende.
    obrigado!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  14. billl disse:

    eu me masturbo 1 a 2 vezes todo dia… sou um viciado tenhu 22 anos e comecei aos 16… de la pra ca nunca consegui parar…falta d mulher eh foda…

  15. Diego e Delaorden: muita calma ainda nessa hora.
    Edu e Carlos, valeu!
    Razerhat, primeiro que escrevo com frequencia, exponho minha opinião e procuro fazer posts sempre colocando algo que descobri ou pesquisei – o mais inédito possível. Em seguida, devo agradecer a outros colegas blogueiros que sempre contribuem seja colocando um link para o meu ou citando o blog em posts, aos sites Ueba e Ocioso e aos amigos que colaboraram na divulgação. Acho que o melhor jeito é ter uma rede de ajuda mútua. Improvável crescer sozinho. Espero ter ajudado!

  16. Carlos disse:

    este post foi bom mesmo, uiui tudo em equilíbrio gente, tomate e bom contra o câncer,mas sem a casca……^_^

  17. delaorden disse:

    8-0…alguem conhece um lugar baratinho para fazer o tratamento, porque se confirmado, amigos e amigas, tÔ em cana !!!!!!!!!!!!!!! socorroooooooooooooooooooooooooooooo!
    http://www.delaorden.wordpress.com

  18. Edu disse:

    Mas não deixa de ser algo preocupante!!
    kkk
    Valeu Isis, seu post teve a finalidade de que foi criado, que era discutir o assunto!

  19. Diego disse:

    vixi tou lascado…vou ter cancer de prostata kkkkkkkkk

  20. Zen, poxa, assim você acaba comigo! Fui tão fiel, mas tão, que deixei a pergunta no ar.
    Osame, pois é… Aí ficamos entre não ter muita leitura e discussão do post ou ter uma discussão mais calorosa. Dessa vez, optei pela segunda opção.
    Thor, ainda nem tudo está perdido…

  21. ThOr #&amp disse:

    To na merda :/

  22. Isis, nao sei nao, to achando que boa estatística nao gera boas manchetes…
    Estatisticamente, a manchete correta seria “Encontradas evidencias estatísticas de correlacao entre masturbacao e cancer de próstata na juventude”. Nao atrai o olhar do leitor, nao o induz a ler o primeiro paragrafo (é por isso que coloco foto da Natalie Portman nos meus posts…).
    Agora, Mauro, acho que sua hipótese tem uma falha: 20-30 anos já seria uma idade reprodutiva velha para nossos antepassados, um traço como cancer de prostata nao seria contra-selecionado. Se a masturbacao aumentar 2% a taxa de reproducao do individuo e o cancer diminuir 1%, todos poderiam morrer de cancer como salmoes…
    Uma pergunta seria: o que gerou nao os genes, mas os memes contra masturbacao? Será que comunidades onde os meninos (e meninas) se masturbam menos devido a medos e historias culturais, eles acabam forçosamente casando mais cedo, e assim sao masi ferteis e possuem maior fitness…

  23. Zen disse:

    Ricardo deu uma aula e condizente com o que aprendi nas aultas de fisiologia na facu. Realmente esse é o primeiro estudo que contradiz o que tinha lido sobre marsturbação diminuir os riscos de câncer de próstata. Ao longo de mais estudos detalhados poderemos descobrir o que é melhor, mas com certeza nada ganha do bom senso. Qualquer extremo pode ser nocivo. Já dizia o ditado que a diferença entre o remédio e o veneno é apenas a dosagem.
    Acho que uma vida sexual equilibrada poderia ser a melhor solução frente aos estudos contraditórios. Só o tempo dirá.
    Mesmo assim, bom texto, mesmo com a falta de fidelidade com a precisão de informação do estudo. =] Escrever bem é uma dádiva, parabéns.

  24. MHL, obrigada!!!
    Samuel (e Edu), entendo perfeitamente do que está falando. Confesso que o título é mesmo para chamar a atenção e apenas deixei as informações no texto para refletirmos – eu mesma não coloquei minha interpretação. Discutirmos mesmo essa questão do trabalho científico, conclusões e possíveis relações. Na minha opinião, deve, sim, haver outro detalhe que realmente interfere no câncer de próstata. E, com certeza, os cientistas ainda vão discutir muito o tema! Ah, Edu, eu vi essa série, valeu!!
    Ricardo e Igor, faço das suas as minhas palavras!
    L. Felipe, vou ler. Obrigada pela dica!
    smx: ainda não precisa se preocupar!

  25. L. Felipe A.B disse:

    Olá srta. xis xis… é concordo com o que foi dito pelo Mauro e pelo Igor, os pesquisadores, aparentemente fizeram uma correlação causal sem pensar em outros fatores como alimentação e estilo de vida( não só a masturbação hehe), se não iriamos ver mais pesquisas relatando isto… bom que vc traz esses estudos até aqui…
    você ja leu essa noticia?
    http://oamigodewigner.blogspot.com/2009/02/e-darwin-estava-erradosobre-o-que.html
    abração

  26. smx disse:

    se isso for verdade, eu tô lascado!

  27. Samuel disse:

    Oi Igor. Como está claro, o assunto tem muitas variáveis. Você tem razão que a pesquisa não concluiu nada. Mas não eliminou a possibilidade tampouco. Por isto, a frase, “pode causar ” é segura por dois motivos: Não é determinista e mostra que eles descobriram alguma correlação estatística. Só isto.

  28. O legal é que alguns pesquisadores se animaram para explicar o assunto para a gente. Obrigado, Ricardo Teixeira!

  29. Na verdade, Samuel, até mesmo dizer que o estudo descobriu que masturbação pode causar câncer de próstata está errado.
    O mais preciso seria dizer que o estudo achou uma coincidência entre muitos casos de homens jovens com câncer de próstata e seus hábitos de se masturbar ou fazer sexo freqüentemente. A pesquisa não concluiu nada mais que isso.
    A Isis sugere uma terrível conclusão no título só para chamar atenção, lógico, do mesmo jeito que a New Scientist fez com a sua chamada da capa da semana passada, “Darwin Estava Errado”, depois explicando no texto.
    Mas notem também que o sensacionalismo já começou na redação do press release da editora do periódico onde saiu o artigo.
    O maior mérito da pesquisa é ser a primeira a se concentrar no estudo de um grupo de pacientes com câncer de próstata jovens. Na minha opinião, o foco devia ser por ai e responder às dúvidas comuns dos leitores (eu inclusive): câncer de próstata é comum em jovens? Vale a pena fazer um exame preventivo aos vinte ou trinta anos de idade?

  30. Ricardo Teixeira disse:

    Olá Isis,
    A relação entre o risco de câncer de próstata e a freqüência de atividade sexual / masturbação ainda é um assunto muito polêmico . A produção de sêmen envolve uma alta concentração de substâncias do sangue pela próstata e pelas vesículas seminais, que pode incluir também substâncias carcinogênicas, e a retenção de sêmen por longos períodos pode aumentar a exposição da próstata a essas substâncias. Por outro lado, a alta freqüência de relações sexuais / masturbação está associada a um aumento da atividade de hormônios sexuais masculinos, que por sua vez é considerado um perfil de maior risco para a doença. Além disso, freqüente atividade sexual, especialmente com múltiplos parceiros, aumenta o risco de câncer de próstata, devido ao aumento no risco de doenças sexualmente transmissíveis. Como se pode ver, a relação entre a freqüência de ejaculação e câncer de próstata é uma faca de dois gumes, tendo de um lado a freqüência excessiva de ejaculação podendo estimular o desenvolvimento da doença em indivíduos geneticamente predispostos, e do outro lado a ausência de ejaculação por períodos prolongados podendo aumentar o contato de substâncias carcinogênicas com a próstata. Essa é uma das formas de explicar o porquê dos resultados dos estudos realizados até o momento serem tão contraditórios. Por enquanto, pode-se dizer que nem a abstinência sexual nem o exagero são recomendados, e não é só pelo bem da próstata.
    Um abraço
    Ricardo

  31. Edu disse:

    Acho q vc acabou distorcendo muito a pesquisa e faltou dados suficientes, dados esses que pesquisa original em outro sites confiaveis mostrou.
    “alguns estudos mostraram um possível elo entre jovens que ejacularam (tanto em relações sexuais quanto na masturbação) mais que a média e um índice mais elevado de câncer de próstata na terceira idade. Mas isso NÃO quer dizer que a masturbação aumente o risco de câncer. Na verdade, as duas coisas são resultado de um terceiro elemento: a testosterona, o hormônio masculino. O câncer de próstata está ligado à testosterona em excesso – e homens com testosterona demais tendem a se masturbar mais também. Viu? Sem perigo.”
    De uma olhada nese site o assunto ta numa linguagem facil de entender
    http://g1.globo.com/Noticias/Ciencia/0,,MUL976307-5603,00.html

  32. Samuel disse:

    Isis,
    O título deste seu post, infelizmente, não é preciso.
    Precisamos de pessoas criativas e inteligentes que divulguem as pesquisas para o público em geral, mas é preciso ser preciso (sic).
    Mesmo não questionando o resultado da pesquisa, o artigo do BJUI estabelece valores estatísticos entre atividade sexuais (inclusive masturbação) e câncer de próstata.
    E como tal, o máximo que você poderia afirmar é que “Masturbação pode causar câncer de próstata”.
    Veja que este título continuaria sendo muito bombástico, mas seria mais fiel ao trabalho que você oportunamente divulga aqui.
    Acho bom esclarecer que o trabalho encontrou correlações importantes para se pesquisar mais, no entanto, não podemos afirmar uma relação de causa e efeito.
    Um exemplo deste erro está em algum livro de estatística: Pesquisadores descobriram que tomar sorvete atrai tubarões à praia. O que havia era uma tabela que mostrava aumento do consumo de sorvete com aumento dos ataques de tubarões a surfistas.
    Obviamente, a causa não era o sorvete e sim o verão que aumenta naturalmente tanto o consumo de sorvete quanto o ataque de tubarões.
    Na pesquisa em questão aqui, pode ser que haja uma causa comum que induz tanto o aumento das atividades sexuais, comportamentos solitários, sociais quanto a incidência de câncer. Por exemplo, oscilações de hormônios. Vixi. Escrevi demais.
    Em resumo, Isis, recomendo (com carinho) ser mais precisa principalmente nos títulos e a pesquisa mostrou uma correlação estatística, mas, ao meu ver, não uma relação de causa e efeito.

  33. MHL disse:

    Isis
    divulguei seu excelente post em meu blog e em algumas comunidades do Orkut.
    Para quem diser ler o paper, aqui vai a ref:
    Dimitropoulou et al. Sexual activity and prostate cancer risk in men diagnosed at a younger age. BJU International, 2009; 103 (2): 178 DOI: 10.1111/j.1464-410X.2008.08030.x

  34. “Meninos”, realmente, eu também já tinha lido o contrário. Mas de qualquer maneira achei bombástica a pesquisa. E agora?

  35. Moisés Lisbôa disse:

    Concordo com o Mauro Rebelo e prefiro não comentar, hehehehe.

  36. Eu nem vou contar pra vocês que masturbação também dá pelos na palma da mão! O amigo de um amigo do meu primo disse que tem um conhecido que tem a mão parecendo uma peruca black power por causa da boa e velha bronha.
    E meninas, tomem cuidado vocês também, pois masturbação afina os dedos! Pode ver que todas as meninas que tem os dedos beeemm fininhos são adeptas à práticas masturbatórias.

  37. Eu desconfio …. mas enfim … a notícia é bem .. BOMBAstica hahahaha :P

  38. LcRok disse:

    Concordo com o Italo. Acho interessante. ja tinha visto o oposto. Alias, basta uma busca no google pra achar um monte de sites q falam o oposto. Claro, todo baseados na mesma publicacao. “The New Scientist”.
    Para quem quer saber as duas versoes e assim tirar suas proprias conclusoes, uma olhada nos sites pode ser interessante:
    Folha:
    http://www1.folha.uol.com.br/folha/ciencia/ult306u9606.shtml
    Ou direto da fonte:
    Estudo nos EUA em 2004:
    http://www.newscientist.com/article/dn4861-frequent-ejaculation-may-protect-against-cancer.html
    Estudo na Australia em 2003:
    http://www.newscientist.com/article/dn3942-masturbating-may-protect-against-prostate-cancer.html

  39. É, se esta pesquisa for mesmo fidedigna fico apreensivo, pois estou com mais de vinte e menos de trinta. Mas sempre soube que a masturbação masculina era natural, e nunca se falaram dos “excessos”.

  40. Interessante que há poucos anos foram divulgados resultados de um estudo afirmando exatamente o oposto, que a prática da masturbação diminuía os riscos de câncer de próstata! Isso é que é mudança de paradigma.

  41. Mauro Rebelo disse:

    Isis, eu baixei o artigo e vou dar uma olhada. A minha primeira impressão, enquanto cientista, é: esses caras não sabem estatística. Já a minha segunda impressão, enquanto menino, é: esses cara não tem a menor idéia do que ele está dizendo! A masturbação masculina tem muitos objetivos, e um deles é manter sempre um exército de espermatozóides ‘fresco’, jovem, e pronto para a batalha. É, em muitos casos, uma preparação para a infidelidade. A masturbação das meninas também, ainda que com outros objetivos (relacionados a intensidade do muco no cervix). Mas como essas coisas seriam ‘fáceis’ de perceber por um parceiro atento, tanto homens quanto mulheres se masturbam em diferentes ocasiões simplesmente para despistar as outras vezes que se masturbam com intenção. Se desse câncer, estaríamos todos perdidos, há muito tempo! Beijo, M

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.

Categorias

Sobre ScienceBlogs Brasil | Anuncie com ScienceBlogs Brasil | Política de Privacidade | Termos e Condições | Contato


ScienceBlogs por Seed Media Group. Group. ©2006-2011 Seed Media Group LLC. Todos direitos garantidos.


Páginas da Seed Media Group Seed Media Group | ScienceBlogs | SEEDMAGAZINE.COM