Você conhece os símbolos da reciclagem?

reciclagem Isis DinizDia desses, um amigo e eu abrimos um doce embalado com plástico transparente e uma espécie de isopor. “Ué, isopor não era contra o meio ambiente?”, pensamos na mesma coisa. Por instinto, virei a embalagem. Apareceu aquele símbolo da reciclagem, mas com um “6” no meio e embaixo as letras “free CFC”. Um ponto de interrogação surgiu em cima das nossas cabeças. Que raios seria aquele 6?
Na hora, colocamos a embalagem no lixo reciclável e mandamos ver na comidinha. Mas claro que, não contente, fui atrás de uma resposta. E é com muita satisfação que a compartilho aqui com você. Observe as figuras ao lado – encontrei no site Recicla Morumbi. Cada número corresponde a um material do qual a embalagem foi feita:
1 – Politereftalato de etila (PET);
2 – Polietileno de alta densidade (HDPE* ou PEAD);
3 – Policloreto de vinila (PVC* ou V);
4 – Polietileno de baixa densidade (LDPE* ou PEBD);
5 – Polipropileno (PP);
6 – Poliestireno (PS);
7 – Outros.
*Siglas em inglês.
Logo, a embalagem que eu segurava era feita de poliestireno – uma resina sintética usada para fabricar… isopor! Apesar de ninguém explicar nada, o número serve para as indústrias de reciclagem e as cooperativas separar o material corretamente. Para gente o que vale é, se tiver o símbolo da reciclagem, colocar na coleta seletiva.
ponto-verdeAliás, se ver essa bolinha ao lado saiba que se trata do “Ponto Verde”. Em alguns países da Europa ocidental, as empresas pagam a reciclagem do produto antes dele ser colocado à venda. É lei. Quando o consumidor encontra esse símbolo na embalagem, sabe que deve colocá-la na coleta seletiva. Fiz uma matéria sobre isso para a revista Época. Leia aqui.
Segundo o site Ambientebrasil, o isopor nada mais é que uma espuma formada a partir de derivados de petróleo, também científicamente conhecido por “poliestireno expandido”. Na sua antiga fabricação usava o gás CFC – isso já sabíamos, lembra-se que o McDonald’s parou de usar caixinha de isopor no lanche de tanto que encheram o saco dele? Afinal, o CFC aumenta O BURACO na camada de ozônio. Atualmente, as empresas expandem essa resina de outra maneira. Conheça as etapas aqui. É por isso que o isopor de hoje em dia não é mais como o de antigamente. Repare na textura.
OBS: ÚLTIMOS DIAS PARA VOTAR NOS MELHORES BLOGS BRASILEIROS DE 2008. O XIS-XIS ESTÁ CONCORRENDO NA CATEGORIA CIÊNCIA! CLIQUE AQUI E PARTICIPE! SEU VOTO, COM CERTEZA, É FUNDAMENTAL!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

29 ideias sobre “Você conhece os símbolos da reciclagem?”

  1. Ola pessoal. Estamos realizando uma campanha aqui em Curitiba referente a residuos solidos: microcomputadores, monitores, roteadores, celulares, telefones. O resultado da reciclagem tem destinação certa: 70% para manter os custos e 30% para investir em escolas de informaticas na periferia, criação de cursos para formadores, inclusão digital, internet gratuita em comunidades carentes. Quem desejar particpar ligue para 41 96237059 – 41 30857536 – na area de curitiba e região metropolitana, semanlmente nossa Kombis visitam os bairros recolhendo nas casas o material reciclavel.

  2. Hj (02/11/2011) assisti um programa que falava sobre o BPA e mostraram o símbolo de reciclagem com números dentro. Não explicaram o que eram os números mas disseram que não deveríamos utilizá-los para armazenar alimentos nos números 3 e 5. Agora está claro para mim o motivo do 5. Mas e o 3? Existem outros números que não deveríamos utilizar? Por que?

  3. Sempre tive curiosidade para saber a respeito do número que se encontra dentro do símbolo de reciclagem e graças a você pude “matar” a minha curiosidade e ficar mais informada.

  4. Isis eu estou fazendo um trabalho para meu curso sobre o PEAD e eu queria saber o porque o simbolo dele é o nomero dois se isso tem alguma coisa a ver com as vezes que ele pode ser reciclado. obrigada beijos

  5. eu gostaria de poder fazer alguma coisa para melhorar o meio ambiente,mas precisava envolver mais pessoas pra fazer diferença. Achei seu trabalho muito interessante!!
    eu fiz uma esperiencia em um mes quanto lixo reciclavel juntei.

  6. olha gatinha todo mundo só quer saber quais as cores e onde devem colocar mais o que significa o simbolo da reciclagem ????.

  7. Bom dia.
    Eu tenho uma empresa de comunicação visual
    gostaria de receber via e-mail os símbolos de reciclável
    se possívem em Corel, para poder adaptar aos layouts.
    Obrigado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *