Quanto o Brasil emite de gás carbônico?

Esses dias, precisava descobrir quanto o Brasil, o país inteiro, emana de gás carbônico equivalente (CO2e)* para fazer uma matéria sobre aquecimento global. Foi um sufoco. O Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) disponibiliza para quem quiser consultar esse e outros dados sobre o tema na internet. Mas a página estava fora do ar!
Sorte que conversei com um assessor de imprensa do MCT competente. Ele me passou o dado. Anote aí. O valor é… 1,3 bilhões de toneladas de CO2e por ano! Parece muito? Saiba que essa conta foi feita entre os anos de 1990 e 1994. O valor ainda não foi atualizado.
Atualmente, o Brasil é o quarto maior emissor de gases poluentes. Ele perde, na ordem, para a China, Estados Unidos e Indonésia. Mas jamais devemos esquecer que, antigamente, os países desenvolvidos eram os maiores poluidores devido à Revolução Industrial e outras ações. Uma boa parte das nossas emissões se deve às queimadas e ao desmatamento de florestas.
*Além do CO2, outros gases também colaboram para o aquecimento global como o metano. Só que, o metano retém 21 vezes mais calor na atmosfera do que o gás carbônico. Mas o gás carbônico é mais abundante. Daí, é feita uma conta que considera tudo isso e, enfim, chega-se a um valor chamado gás carbônico ou dióxido de carbono equivalente (CO2e). Minha colega do Rastro de Carbono escreveu um post completinho sobre CO2e, leia aqui.
Obs.: A foto tirei na trilha que leva à praia do Bonete, em Ubatuba.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

4 ideias sobre “Quanto o Brasil emite de gás carbônico?”

  1. Luiz, bom saber… Valeu!
    Clarissa, a gente colabora. Mas a maior parte vem das queimadas, ainda! Aliás, passando pelo interior de Pernambuco fiquei chocada com tudo queimado. Depois conto mais num post… Beijo!

  2. Oi, Isis. O Brasil está em quarto lugar nos maiores emissores de poluentes, mas e cada um de nós, quanto colabora pra isso? As ‘pegadas de carbono’, ou quanto cada um de nós emite de CO2 na atmosfera, podem ser calculadas por meio de sites e podem ajudar na conscientização da população. Depois de conferir quanto produzimos em nossa casa ou pessoalmente, o que devemos mudar pra diminuir esse número?
    Esse artigo explica o que são as ‘pegadas de carbono’ – http://ambiente.hsw.uol.com.br/pegada-de-carbono.htm
    Um abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *