Um buraco sem araras em Bonito

Há uns seis anos – nossa, como estou ficando velha! – conheci Bonito, a cidade mágica do Mato Grosso do Sul. Lá, entre tantos lugares de sonho, existia um fantástico. O “Buraco das Araras”.
Era uma vez uma depressão na terra, chamada de dolina, que forma um buraco gigantesco de 65 metros de altura. Nas paredes da dolina e nas árvores quase inalcançáveis dentro dela, as barulhentas araras faziam ninhos.
Todo dia, dizem que principalmente no final da tarde, era possível ficar pertinho das araras, dos periquitos, dos papagaios… Eles davam rasantes sobre nossas cabeças. Até que…
Dois conhecidos meus foram visitar Bonito, em novembro. Segundo moradores, turistas com ideias de jerico soltavam fogos da beira do Buraco. Com o barulho, as araras se assustavam e voavam. Naquele único momento, o vôo coletivo poderia ser lindo. Mas as araras se debandaram do local. E diminuíram o número de ninhos, ao menos ali.
Meus conhecidos voltaram chateados. Disseram que, agora, responsáveis estão tentando impedir que se solte fogos de artifício no lugar. E pesquisando maneiras de repopular, como antes era, a dolina com araras. Como, por exemplo, soltaram um casal da espécie no lugar.
Obs.: Encontrei um site – creio ser da fazenda onde está localizada a dolina – com histórias do jeito que gosto – realismo fantástico? – e fotos do Buraco. Recomendo. Clique aqui para ver.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

5 ideias sobre “Um buraco sem araras em Bonito”

  1. Takata, 18 anos? Ah… Que honra! Mudando de assunto, concordo que eles deveriam ser punidos.
    Miguel, existe um lugar em Bonito que era repleto de Araras. Mas os turistas estouravam fogos para ver elas voarem. Conclusão, elas não habitam mais o local.
    Enxaqueca, obrigada! Volte mais vezes!
    J.F., isso tudo é um absurdo. Não sei se dará certo a iniciativa deles, mas espero que sim.

  2. É triste, né? Já tinha ouvido falar que o Buraco das Araras já quase não tinha mais araras… Mas também já tinha ouvido falar – faz um tempo já – que se estavam adotando medidas pra repopular o Buraco com araras novamente. Não sei em quanto tempo essas medidas poderiam se tornar visivelmente efetivas – e se, de fato, estão conseguindo impedir o “vandalismo natural” – se é que se pode chamar assim.
    Aindassim, hei de dar um pulo por lá!

  3. “nossa, como estou ficando velha!” – velha! com apenas 18 anos??? : )
    “turistas com ideias de jerico soltavam fogos da beira do Buraco” – tem que prender esse pessoal.
    []s,
    Roberto Takata

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *