Aqui quem fala é da Terra!

terra_globe0047.jpgEm ritmo de samba: “Parabéns pra você (tchica tchica bum), nesta daaata queriiida (*cuíca*). Muitas feeelicidaaades, muitos aaanos de viiida!”. Na verdade, a gente não tem muito o que comemorar. Para variar, só estou bem humorada. A música é dedicada ao Dia da Terra, que faz 40 aninhos hoje.
A data nasceu quando o americano Gaylord Nelson convocou o primeiro protesto nacional – lá nos EUA, correto – contra a poluição. Aos poucos, os países foram aderindo ao movimento. A data nada mais é que um alerta. Estamos poluindo nossa agradável casa azul.
Porque, na verdade, calcula-se que nosso planetinha perdido no universo possui entre de 4,5 a 4,6 bilhões de anos. Esses cálculos foram feitos por meio de rochas radioativas, provenientes da crosta terrestre. Quando elas sobem para superfície, se solidificam – por exemplo, por meio de erupções tais como o do vulcão islandês de nome impronunciável Eyjafjallajokull.
Esse tipo de rocha mais antiga encontrada até hoje data de 3,8 bilhões de anos. Elas estão na Groenlândia. Analisando esse dado, conclui-se que a Terra já havia se solidificado nessa remota época. Assim, os cientistas analisaram meteoritos. Com as duas contas, chegaram à idade da Terra. Mesma época em que acreditam que teriam se formado os primeiros corpos “sólidos” do Sistema Solar. Seja lá o que isso significa.
Agora, voltando para o Dia da Terra, vamos lembrar-nos de cuidar da nossa casinha azul. Afinal, se algo mais catastrófico acontecer devido a nossas ações poluidoras – como o aquecimento global -, a Terra continuará seguindo seu caminho pelo universo e sua rota elíptica em torno do Sol. Nós, por outro lado, nos tornaremos poeira desse belo planeta.
Foto: Nasa, claro.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

3 ideias sobre “Aqui quem fala é da Terra!”

  1. Somos aqueles adolescentes que não gostam de manter o quarto arrumado… até o dia em que os pais nos expulsam de casa…
    Parabéns à provecta senhora.
    []s,
    Roberto Takata

  2. Legal o texto, Isis. Eu realmente não sabia da existência do “Dia da Terra”.
    Uma não tão bela, porém não menos interessante visão do nosso planeta pode ser vista no link abaixo. Trata-se de uma conhecida foto da Terra tirada pela sonda americana Voyager em 1991, quando estava a 6 bilhões de quilômetros de nosso planeta. Incrível pensar que nesse insignificante ponto perdido no espaço viva uma civilização que pode se autodestruir. Façamos a nossa parte para que isso não ocorra.
    http://home.honolulu.hawaii.edu/~pine/bluedot_files/bluedot.jpg

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *