IMG_1207

Presente de um beija-flor

Óunnn! Contei por aqui que coloquei a flor brinco-de-princesa na varanda da minha casa para alimentar os beija-flores da cidade, lembra-se – clique aqui? Deu certo! Ah, que gracinha! Eu vi beija-flores por aqui umas quatro vezes – inclusive enfrentando as chuvonas de agora! Porém, eles são muito rápidos. Ainda não consegui tirar uma foto para postar aqui no blog.


Segundo o marido, eles veem na varanda pela manhã, cerca de 9h, e na hora do almoço, 13h. Ele já viu várias vezes. Quando os observei, foi lá pelas 17h. Estou encantada. Depois de visitar minha varanda, que fica no oitavo andar, ele vai até o 15º – fôlego – do prédio da frente! O vizinho colocou aqueles bebedouros de beija-flor. Depois, o bichinho segue seu rumo descendo rápido.

 

Eles são ariscos. Já vieram no brinco-de-princesa com gente na varanda. Mas, geralmente, apenas quando estamos de costas para a flor. Caso contrário, se estou de frente para a planta – como ontem – ele descansa no parapeito da varanda do prédio vizinho, dá uma piada – o canto deles é bem diferente de outros passarinhos como o sabiá – e voa para outro lugar.

 

Já as maritacas ainda não vieram… Ouço todo dia elas gritando do outro lado da rua e, até agora, nada. Vou colocar mamão para ver se dá certo e mudar o comedouro de lugar. Disseram que beija-flores são bravos, talvez estejam espantando as maritacas. Sei não, vamos ver.

 

A única coisa triste desta história toda são as pragas de plantas: os pulgões contra-atacaram. Maledetos. Novamente, eles estão sugando a roseira. E uma espécie de mosquinha branca encheu a brinco-de-princesa de berebinhas. Mesmo assim, ambas estão florindo. A brinco-de-princesa segue com flores, enquanto a roseira abriu dois dos botões – rosas estampadas neste post.

 

Mesmo com medo de, por tabela, fazer mal aos beija-flores e insetos gracinhas como borboletas, pulverizei inseticida na varanda toda – o óleo de Neem, inseticida natural, não deu conta. Tomara que salve minhas filhinhas. Enquanto isso, boa semana primaveril!

 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

5 ideias sobre “Presente de um beija-flor”

  1. José Carlos, me disseram que não prejudica os animais. Espero! Porque um beija-flor visita sempre meu brinco-de-princesa. Abraços!

  2. Boa tarde. Tenho uma dúvida: o Óleo de Neen é prejudicial ao beija-flor?
    Preciso tratar um pé de camarão-amarelo mas tenho receio de prejudicar meu assíduo “freguês”.

  3. Se você tem poucas plantas, pode partir para uma estratégia de combate corpo-a-corpo mesmo. Lave o caule e folhas com um jato de água, um pouco de sabão e, talvez uma escova, mandando os insetos ralo abaixo. Assim podes evitar o uso de inseticida.

  4. Tem uma receita na internet que funcionou nas minhas plantas, tem que comprar fumo de corda e deixar numa mistura de álcool e água, enfim, um pouco de sabão de coco também para matar as conchinilas. Não sei detalhes do preparo, fiz um potão faz algum tempo, pulverizo a noite quando os pulgões aparecem, funcionou.
    Pesquisa ai, tem em vários sites, vale a pena, esses químicos são muito agressivos, matam o que deve e o que não deve.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *