IMG_1857

Por que se chama Terra do Fogo

IMG_1857Um post da leva “mas por quê?”. Essa é uma boa pergunta, já que o lugar é tãooo frio. Bom, Terra do Fogo é sinônimo para o Fim do Mundo, se refere à região ao sul da América mais perto da Antártida do que do Brasil!

Quando os “descobridores” da América passaram por lá – eles usavam a região como ligação comercial entre o Oceano Atlântico e o Oceano Pacífico 400 anos antes do Canal do Panamá ser inaugurado, mas essa história vale outro post – observaram um monte de luzinhas de fogo.

Um monte, mesmo. Acredita-se que o litoral da região austral era habitada por 2.500 índios da etnia Yámana – e não sobrou um para contar história. Para suportar o frio, eles faziam fogueiras. Se espalhavam pelas ilhas ao sul e passavam bastante tempo em canoas.

Aliás, os Yámana andavam pelados! Depois publicarei um post explicando sobre como eles suportavam o frio. Afinal, uma fogueirinha daria conta dos graus negativos?

terradofogo

Fonte dos dados: Museo Yámana, em Ushuaia. Fonte do mapa: Google Maps.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

9 ideias sobre “Por que se chama Terra do Fogo”

  1. Olá são conhecidos como cavalos cimarrones, são descendentes de cavalos domésticos que fugiram e se adaptaram ao habitat.

  2. Vinícius,

    É bem curioso, mesmo! E impressionante com os animais se camuflam na paisagem. Até os flamingos que são rosa…

    Abraços e obrigada pela visita!

  3. Obrigado Isis

    Fiquei realmente curioso com os cavalos porque nós passamos horas e horas cruzando o deserto e a paisagem era sempre igual, sem nenhum sinal de civilização, e de repente apareciam esses cavalos. Talvez eles tenham mesmo donos, mas sejam criados assim livres.

    Ahh, falei que a paisagem era sempre igual, mas depois de um tempo olhando para o deserto, se começa a ver os animais meio escondidos por lá. Me lembro de ver guanacos, emas (ou algo parecido) e mais alguns que não sabia identificar.. hehe

    Pode deixar que sempre acompanho o scienceblogs pelos feeds!

  4. Oi Vinícius!

    Concordo com você, é incrível! Olhe, sei que na região há ao menos 8 mil anos existiam cavalos provenientes aqui da América, mesmo. Os que vemos atualmente foram introduzidos pelos colonizadores. Agora, se eles vivem soltos na natureza, eu não sei. Acho que devem ter donos, viu? Sei que algumas “etnias” de índios acabaram adotando o cavalo inclusive durante as caças – o que, aliás, interferiu no meio ambiente, animais eram caçados com mais facilidade e estavam correndo risco de extinção. Pode ser que esses cavalos sejam de índios…

    Abraços e volte mais porque publicarei novos posts!

  5. Olá Isis
    Fui pra Patagônia no início do ano e toda a região é realmente espetacular.
    Tenho uma dúvida que talvez você saiba responder. Eu fui para lá de ônibus, no caminho ficamos horas passando pelo deserto e em alguns momentos vimos cavalos soltos por lá, aparentemente longe de tudo. Sabe dizer se esses eram cavalos selvagens? E se eram, qual seria a origem deles?

    Em El Calafate no falaram de boys selvagens que existem lá por perto, não lembro direito a história, mas parece que eles foram abandonados pelos primeiros colonizadores e acabaram se desenvolvendo isolados na região.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *