DSC06677

O canudo de qual material é mais ambientalmente correto?

Cerca de vinte cidades brasileiras, como Rio de Janeiro e Fernando de Noronha, já proibiram o uso de canudos plásticos em bares e restaurantes. Outras como São Paulo devem fazer o mesmo. Mas falta fiscalização dos estabelecimentos. Além disso, poucos locais oferecem canudos biodegradáveis como de papel como opção ao plástico. Afinal, um canudo de papel custa sete vezes mais do que o de plástico. No lugar do canudo, o comércio têm colocado o copo plástico que também é mais barato que o canudo de papel. Resolveu a questão? Piorou. Se continuar assim, o Brasil pode subir de quarto para o terceiro lugar no índice dos países que mais geram resíduos plásticos. Em casa, algumas pessoas estão usando os reutilizáveis e agora na moda canudos de inox. Mas a sua produção consome muita energia elétrica e água, além de emitir gases de efeito estufa. Por enquanto, a primeira solução para a questão dos canudos seria evitar o seu uso, principalmente, se o canudinho for de plástico. Ou seja, optar por recipientes laváveis como o simples copo de vidro. Quando o canudinho for necessário, melhor escolher os reutilizáveis mais biodegradáveis como canudo de bambu ou de vidro. Agora, em todos os casos, sempre descarte o canudo corretamente. Afinal, apenas 13% dos resíduos sólidos urbanos no país vão para reciclagem segundo o IPEA, Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada.

*Este texto foi ao ar no programa Desperta, da Rádio Transamérica, apresentando pelos queridos Carlos Garcia e Irineu Toledo.  Uma vez por semana, minha coluna vai ao ar por volta das 6h15 da manhã. Geralmente, às quintas-feiras. Beijo!

Foto: Isis Nóbile Diniz

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Uma ideia sobre “O canudo de qual material é mais ambientalmente correto?”

  1. Quando eu era criança, até o início dos anos 60, os canudinhos eram de PALHA. Eram feitos de um tipo de capim seco e oco, embrulhados um a um, eram chamados de PALHINHA.

    Posteriormente apareceram os canudinhos de papel enrolado e encerado. Ambos tinham o defeito de as paredes juntarem , por causa da pressão dos lábios, impedindo a sucção.

    Ainda hoje, em Portugal, os canudinhos são chamados de palhinha.

    Devemos levar em conta que os canudinhos plásticos sanfonados, aqueles em que é possível curvar a ponta, são usados em hospitais e também por pessoas que têm paralisia cerebral ou qualquer impedimento físico de segurar um copo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *