As Virtudes da Bebida do Café

Sob o título acima foi publicado um dos primeiros anúncios sobre café na Europa. O que hoje chamaríamos de informe publicitário apareceu num folheto publicado em Londres no começo da década de 1650:

Introduzido e publicamente vendido na Inglaterra por
Pasqua Rosee.

O grão ou fruto chamado café cresce sobre pequenas árvores apenas nos desertos da Arábia. É importado de lá e bebido em todos os domínios do Grão-Turco. É algo simples e inocente, transformado em bebida após ser torrado em um forno, reduzido a pó e fervido com água potável; cerca de meia pinta pode ser tomada em jejum uma hora antes das refeições e deve ser consumido tão quente quanto for possível suportar, mas não a ponto de esfolar a pele da boca ou causar bolhas pela ação do calor.

A bebida turca nas refeições e em outras ocasiões geralmente é a água e sua dieta consiste de muitas frutas, das quais a acidez é corrigida por esta bebida [o café].

A qualidade deste drinque é fria e seca; embora pudesse ser mais seca, não esquenta nem inflama mais que uma sopa quente. Aperta tão bem o orifício do estômago e fortifica o calor em seu interior que é muito bom para digestão. Portanto, é de grande uso consumi-lo por volta das três ou quatro da tarde, bem como de manhã. Dissolve rapidamente os espíritos [bebidas alcoólicas] e deixa o coração leve. É bom contra os olhos inflamados, especialmente quando tu expõe tua cabeça ao seu vapor. Suprime efeitos de fumos extraordinariamente e, portanto, também é bom contra dores de cabeça e interromperá quaisquer influxos reumáticos da cabeça para o estômago, prevenindo ainda as tosses e consumpções dos pulmões.

É excelente para prevenir e curar os edemas, a gota e o escorbuto. Sabe-se por experiência que é melhor que qualquer outra bebida para pessoas de idade ou crianças com humores desequilibrados, &c. É um excelentíssimo remédio contra o “spleen”, os surtos hipocondríacos e similares. Prevenirá a sonolência e tornará pronto para o trabalho quem precisa de vigília. Portanto, não é recomendável bebê-lo após a ceia [noturna], a não ser que se queira ficar às claras, pois ele afastará o sono por umas três ou quatro horas.

É observado que, na Turquia, onde é amplamente consumido, não há doentes de pedras [renais], gota, edema ou escorbuto e que suas peles são extraordinariamente claras e limpas. Não é [bebida] laxativa nem adstringente.

Preparado e Vendido na St. Michael’s Alley, em Cornhill, por Pasqua Rosee, sob o signo de sua própria cabeça.

— de um folheto publicitário datado de 1652, reproduzido por Henry Sampson em A History of Advertising from the Earliest Times, Illlustrated by Anecdotes, Curious Specimens and Biographical Notes [Uma História dos Anúncios desde os Tempos mais Antigos, Ilustrada por Anedotas, Espécimes Curiosos e Notas Biográficas]. Londres: Chatto & Windus, 1874.

Sobre Pasqua Rosée, pouquíssimo se sabe. Ele nasceu em data desconhecida em Ragusa, atual Dubrovnik, na Croácia. Em algum momento da década de 1640, Rosée encontrou-se com o mercador inglês Daniel Edwards em Smyrna, Anatólia. Contratado por Edwards como empregado, Rosée voltou com o patrão para a Inglaterra por volta de 1650.

A cafeteria foi aberta em 1652, em sociedade com um homem conhecido apenas como Mr. Bowman, que teria sido cocheiro de Mr. Edwards. Não se sabe por quanto tempo durou a primeira cafeteria europeia (Samuel Pepys relata uma visita à coffee house em seu diário em 1660, mas provavelmente o negócio não sobreviveu ao Grande Incêndio de 1666), nem quando e como Rosée faleceu (eu suspeito que ele tenha morrido durante o Grande Incêndio). O local da cafeteria ainda existe, mas atualmente é ocupado por um pub chamado Jamaica Wine House.

chevron_left
chevron_right

Join the conversation

comment 0 comments
  • Felps

    Que delícia de texto! Faz o café tão sedutor quanto eu realmente sinto que ele é.
    Hoje eu vi este vídeo também sobre o tema
    https://www.youtube.com/watch?v=lSIF3A7C78c

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comment
Name
Email
Website