Entrevista com o Dr. Schmidt do índice de dor de ferroadas


Semana passada, fiz um post sobre o índice de dor de ferroadas de Schmidt. Acompanhem agora uma entrevista do entomólogo Justin O. Schmidt para os irmãos Bleiman do blog Zooillogix, que traduzo com permissão dos autores:


Dr. Schmidt segurando uma vespa caçadora, foto roubada na cara larga do Zooillogix.


Por que algumas ferroadas de inseto são mais dolorosas do que outras? É um resultado dano bruto de tecidos/células ou foram desenvolvidas especificamente para interagir com neurônios de dor?

Não sabemos ao certo. Meu palpite é que o dano bruto  a tecido/célula possui um papel pequeno na maioria das situações, e que os componentes do veneno interagem diretamente com os tecidos ou receptores envolvidos na sinalização da dor.

Qual você acha que é o veneno mais interessante de inseto, e por quê?

Três me vêm à mente. A Paraponera porque causa dor tão intensa e, especialmente, que dura tanto tempo e não é “diluída” do que causa a dor para fora do local da picada. Em segundo lugar está a vespa caçadora, pois seu(s) componente(s) indutores de dor causam tanta dor imediata, mas ela desaparece dentro de alguns minutos, seja pela degradação ou diluição do (s) componente(s). O terceiro é o veneno das formigas da colheita, porque parece afetar diretamente a junção neuromuscular e outros receptores colinérgicos (único entre venenos de insetos) e é tão inacreditavelmente tóxico.

Em algum ponto você se arrependeu de deixar algum inseto em particular lhe picar?

Eu nunca “me deixei ser picado” diretamente por algo particularmente doloroso. Os realmente dolorosos são muito bons em ferroar sem ajuda. A pior ferroada que já recebi foi, provavelmente, por algumas vespas negra (Polybia simillima) na Costa Rica. Foi a única vez que vi aquela espécie, estava mal equipado para recolher os ninhos grandes, não fazia idéia de quão bom elas eram em penetrar a roupa protetora de abelhas e outras barreiras, e eu absolutamente necessitava do ninho. O resultado foi um monte de ferroadas ardentes e alguns colegas que estavam nas proximidades bem irados. A maioria dos meus eventos envolvendo ferroadas desagradáveis são semelhantes – foram descobertas fortuítas de alguma espécie maravilhosa que eu precisava e não tinha escolha: aproveitava o momento, ou a perdia.

Quais são os componentes químicos mais comuns no veneno de invertebrados?

Peptídeos, enzimas e aminas biogênicas.

Enquanto seu Índice de Dor de Ferroadas dá uma história infitamente melhor para o bar, poderia haver uma abordagem química ou de laboratório para ranquear picadas de Himenópteros, como a Escala de Scoville de pimentas?

Sim, se podéssemos desenvolver uma boa técnica de ensaio para conectar eletrodos diretamente à aos nervos transmissores dor e relacionar os valores de voltagem à nossa sensação de dor.

Há algum tempo desde que você revisitou seu índice de dor. Haveria algo que você queira adicionar ou alterar desde que você o projetou? Qualquer ferroada nova no ranking?

Sim, eu preciso adicionar algumas coisas, ou seja, atualizar a lista. Nada muito extremo, apenas algo que merce atenção. Isso levará algum tempo e é um projeto listado para ser escrito próximo ano.

Existe uma diferença entre os venenos que feitos para defender o inseto e venenos que se destinam a matar a presa?

Definitivamente. Para máximo efeito, venenos de defendesa precisam de um componente para provocar dor, com ou sem um componente tóxico. Simplesmente para matar a presa (torna a manipulação mais fácil), o veneno ideal seria não-doloroso, mas muito tóxico rapidamente.

Existe uma correlação entre a potência de uma picada e a agressividade de um inseto?

Definitivamente, sim. Quanto mais agressiva a espécie, mais tóxico e letal o veneno, quase sem exceção.

Existe algo terapêutico no veneno de abelha para a artrite? Caso sim, qual seria o possível mecanismo?

A literatura sugere que a resposta é claramente sim. Ninguém conhece o mecanismo em ação exato, e isso é parte do problema. A comunidade científica tende a não aceitar os resultados para os quais não temos respostas do mecanismo, isto é, como funciona? Na minha opinião os componentes do veneno estimulam o sistema imunológico, e, desta forma, ajudam a ajustar o funcionamento adequado do sistema imunológico. Um sistema imunológico bem ajustado não ataca a si mesmo.

Durante a década de 1990, eu tinha medo de dois animais, Tubarão e abelhas africanizadas (“abelhas assassinas”). A preocupação entre os entomologistas foi tão grave como foi em A Current Affair?
[série da FOX que passou nos EUA, não sei se foi veiculada no Brasil]

Não sei, mas a maioria dos entomologistas viu a história sobre abelhas assassinas mais como uma novela do que um risco sério ou significativo à vida humana.

Meu irmão Benny quer morder seu braço para você medir. Há essa possibilidade?

Será que ele tem HIV ou hepatite? Não pense que eu ia querer ser mordido por alguma coisa. (Nota do editor: Benny tem de fato um dos vírus acima! Aposto que você não adivinha qual!)

Algo que você queira compartilhar com os leitores do ScienceBlogs?

A ciência deve ajudar a resolver os mistérios do universo, melhorar a sociedade, e ser divertida.


Thanks Andrew Bleiman for the opportunity.

,

One response to “Entrevista com o Dr. Schmidt do índice de dor de ferroadas”

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *