Cura do câncer – ascensão e queda de um mito

Hoje cedo, na lista de discussão do Lablogs, surgiu uma mensagem questionando a veracidade de um email relatando a eficácia de um tratamento contra cânceres de pele e renal.
O email começa com “Boas notícias são para partilhar” e descreve como uma vacina, desenvolvida por cientistas brasileiros, “que mostrou-se eficaz, tanto no estágio inicial como em fase mais avançada” (sic) e cita o nome de um médico que a teria desenvolvido (José Alexandre Barbuto) e o hospital onde ele trabalharia.
Uma busca pelo nome desse médico (registrado no Conselho Federal de Medicina como José Alexandre Marzagão Barbuto) resulta em matérias da revista Época e da página Jornal da Ciência (esta mantida pela SBPC) datada de 2005.
Que bom, corroboração independente!
A notícia parece meio velha, mas continua sendo boa!
Diferentemente da última vez, eu não me aprofundei muito na busca (voltei a trabalhar hoje) e não li mais que três ou quatro links e não fui mais além do que ver se esse médico realmente existia e era registrado no CFM, mas o que tirei dessa notícia não foi “oba, uma cura para a doença que mais mata no mundo!”, mas que isso mostra que cada tipo é um diferente.
Explicando melhor: não pode existir uma (01) cura do câncer porque não existe um câncer. Essa é apenas uma denominação para uma situação onde determinado tecido perde o controle e se multiplica irresponsavelmente.
E cada tecido é um tecido independente. Sangue é bem diferente de pele, pulmões distintos de ossos.
Continuando o meu dia, esperando um tempinho para escrever sobre isso, mais mensagens chegam sobre o assunto; um dizendo que o email é um spam usado para aumentar o fluxo de visitas (com fins financeiros) de uma página citada no final com um nome bem sugestivo (algo como cancer-curado.com) e outro, com o texto retirado da página do hospital citado, esclarecendo a notícia (leia tudo o que eles têm a dizer aqui), dizendo que a tal vacina não é lá essas coisas todas, bem longe dos 80% fornecidos pela matéria da revista já citada.
Passaram-se três horas do momento em que o mito surgiu até ser eliminado, não sem antes passar pelo estágio de quase-certeza.
Mais uma vez devo me lembrar que ceticismo é um estado constante de vigilância (que se torna chato vez por outra, é fato) e que se algo para bom demais para ser verdade, geralmente o é (principalmente quando se trata de curas para cânceres).
(Agradecimentos são necessários a Cláudia, Agostinho e Rafael.)

Outros spams destruídos:
Alpiste não cura diabetes nem nenhuma outra coisa;
Como reconhecer um spam;
Motivos para não incluí-los em meus textos;
Spam da Doença de Chagas em feijão;
Spam sazonal da gripe suína;
Spam dos batons com chumbo;
Spam do camarão e da vitamina C;
Spam dos absorvente internos que causam câncer;
Spam do benzeno em condicionadores de ar de automóveis.

Discussão - 37 comentários

  1. Karl disse:

    Quem me dera se esse post tivesse a mesma circulação do spam originário...
    Esse é o problema!

  2. Igor Santos disse:

    Tão pouco provável que beira o pensamento mágico...
    Mas é por isso que eu escrevo, sabia? Se uma só pessoa se convencer a ir atrás de mais informações e não se deixar enganar por falta de conhecimento por causa de algo que eu disse, já considero meu trabalho como bem feito.

  3. Rafael [RNAm] disse:

    pois é Igor, mas você vai ver que muita gente simplesmente quer acreditar e ponto. E dizem isso mesmo: "eu prefiro acreditar na cura, me passa o telefone do charlatão".
    Isso é o que me mantem escrevendo mas é ao mesmo tempo o que me desestimula. Estranho, né?

    • Maria Lucia disse:

      E, SE alguém encontrar algo vai publicar ???? as multi vão cair em cima desacreditando este ou aquele tratamento.....estou em contato com a Drª. que lidera as pesquisas no Butantan, ainda não estão a disposição para humanos, mas falta muito pouco, disse-me ela. A ANVISA deu mais ou menos de 3 a 6 meses.... Só que, quem tem câncer tem pressa!

      • Igor Santos disse:

        As "multi" não controlam a ciência. E você se contradisse no momento em que admitiu que a ANVISA deu um prazo. Vão abafar ou vão dar um prazo?
        Vamos conversar daqui a seis meses para ver qual será sua próxima desculpa.

  4. Igor Santos disse:

    Rafa, eu sei EXATAMENTE o que você quer dizer.
    Uma analogia que sempre me vem à cabeça é "cavar um buraco n'água".

  5. Marcelo disse:

    Liguem para o 0800 e vai ouvir a seguinte mensagem: "este número não é um número ativo". Tome SPAM!!!!!

  6. Marcio disse:

    Realmente os dados não bateram, mas como o assunto é importante pesquisei pelo médico e cheguei ao telefone do seu departamento de pesquisa na USP. Existe uma vacina em teste, mas ainda não está disponível... Como hoje era feriado em SP não pude obter mais informações, mas já é o suficiente para eu indicar ao meu amigo, que tem o problema, para ele tentar falar com o médico!

  7. Alessandro disse:

    POr isso sempre recomendo a todos antes de repassarem e-mails com este tipo de mensagem verificarem bem a fonte.
    Parabéns pela tua busca!
    Abraços,
    Alessandro Luiz Freire
    Fitoaromatólogo / Permacultor
    Coordenador Geral
    
    
    ---------
    PÁGINA E TELEFONE DEVIDAMENTE CENSURADOS PELO DONO DO BLOGUE POIS PODEM CONTER DESINFORMAÇÃO

  8. Trueless disse:

    eta, tão querendo curar cancêr temperando ele? Agora eu já vi de tudo! Manda mais uma maminha bem passada e bem salgadinha!

  9. Aldo Jr disse:

    Tempos atrás entrei em contato com este telefone, ou outro deste hospital, descobri que fornecem uma "vacina" caríssima ( coisa de U$ 1000/dose, se ainda me lembro) se necessita de inúmeras doses ( não lembro mais se 24 ou 36) mínimas, e não dão nenhuma garantia de que ela funcione.
    Pedi uma relação de pacientes curados, sem reincidência, para entrar em contato, e ver se valeria a pena gastar tanto dinheiro nisso, afinal e ...nada !! Não quiseram fornecer.
    Interessante, pois não é ?
    :-))
    Acho que esse doutor deveria por suas barbas de molho e parar
    de enrolar neném, ou mostrar as provas para todo mundo ver
    (o que aliás não fez em local algum e olhe que eu pesquisei bastante..) .
    Grande abraço a todos.
    Não se deixem enganar por coisas assim.

  10. Urlan disse:

    Então, acho que seria interessante darem uma olhada no currículo Lattes do professor. Ele estuda e escreve artigos sobre o uso de células dendríticas artificiais contra tumores cancerígenos desde 2006.
    Dá uma procuradinha no lattes: http://lattes.cnpq.br/
    Não custará nada. 😉
    E outra coisa, leiam também sobre metodologia de pesquisa antes de dizerem coisas do tipo:
    "Acho que esse doutor deveria por suas barbas de molho e parar
    de enrolar neném, ou mostrar as provas para todo mundo ver
    (o que aliás não fez em local algum e olhe que eu pesquisei bastante..)"
    Vejo que pesquisou BAGARAI mesmo! hahahaha
    Abraços. =)

  11. Anonymous disse:

    Acredito que um dia veremos uma cura para os diversos tipos de câncer existentes... é horrendo ouvir que, repentinamente, temos "prazo de validade": "vc tem 2 meses de vida!". Não é o meu caso, graças a DEUS, mas conheço (e conhecia)pessoas que, infelizmente, têm que travar uma gigantesca batalha (disleal) contra essa doença. Seja lá o que tenha motivado alguém a escrever e divulgar essa informação de forma mentirosa, pra mim, não tem perdão e, se eu pudesse, "arrebentaria toda a cara" do desgraçado que fez isso... sem mais comentários!!!!

  12. luis antonio medeiros disse:

    Bom, pesquisei um pouco mais, pois também recebi este email aqui:
    Já existe vacina anti-câncer (pele e rins). Foi desenvolvida por
    > cientistas médicos brasileiros, uma vacina para estes dois tipos de
    > câncer, que se mostrou eficaz, tanto no estágio inicial como em fase
    > mais avançada.
    > A vacina é fabricada em laboratório utilizando um pequeno pedaço do
    > tumor do próprio paciente. Em 30 dias está pronta, e é remetida para o
    > médico-oncologista do paciente.
    >
    > Nome do médico que desenvolveu a vacina:
    > José Alexandre Barbuto
    > Hospital Sírio Libanês - Grupo Genoma.
    > Telefone do Laboratório:0800-7737327 falar com Dra. Ana Carolina ou Dra.
    > Karyn, para maiores detalhes http://www.vacinacontraocancer.com.br
    > Isto sim é algo que precisa ser repassado... Alguém pode estar
    > precisando!
    > Vocês sabiam disso?
    > Não custa divulgar...
    o site citado era meio comercial, não me contentei,
    e então, achei esta fantástica página na net
    http://www2.uol.com.br/sciam/reportagens/vacina_terapeutica_contra_o_cancer.html
    que coloca o agora "mito", em destaque internacional, com 7 páginas científicas seguidas, explicando com detalhes o valoroso trabalho dos cientistas brasileiros.
    Em sites americanos e brasileiros, há muita coisa sobre terapias alternativas, desde uso da vitamina B17, contida nas sementes de frutas, terapias com bicarbonato de sódio (com ferrenhos opositores, e defensores), terapias com a graviola (youtube - doutor cancer. Há um tempo li sobre um médico francês que teria desenvolvido uma máquina que alinharia o magnetismo do indivíduo, e estranhamente sua tecnologia foi suprimida, desacreditada e ele teria inclusive sido preso, embora seus resultados fossem dificeis de contestar.Também achei interessante a existência do essiac - pesquise no google, tratamento dos indios americanos, que apresentaria resultados, e foi banido na América. Até que ponto a indústria do câncer atua impedindo novos registros e tecnologias alternativas é muito difícil de saber. O fato, para mim, é que falta aos tratamentos convencionais algo que atue fortalecendo o indivíduo, o sistema imunológico, o organismo como um todo. E deve ser direito de cada indivíduo, baseado no fato de haver uma mortalidade enorme entre os tratados, de se defender utilizando alternativas, que não se opondo aos tratamentos médicos, auxiliem-nos e promovam o não retorno dos tumores ou metástases. essas alternativas, ao invés de serem ridicularizadas, mereceriam ao menos serem estudadas por organismos sérios em nosso país, longe das bancadas internacionais que se opõem a elas por motivos meramente corporativos. Parabéns aos cientistas brasileiros, e verbas para eles, ao invés dos políticos.
    abraços

  13. Afinal fiquei sem entender nada, a notícia é verdadeira ou falsa?Alguém poderia dar uma luzinha bem clara a respeito do assunto?
    Obrigado

  14. Igor Santos disse:

    Está bem claro no texto que a notícia é falsa.

  15. Francine disse:

    Eu sou estudante de medicina, curso atualmente a disciplina de imunologia(tive aula de vacinas hoje) e participo da Liga de Oncologia e recebi esse e-mail hoje. Quando recebi esse e-mail já fiquei meio alerta. Resolvi investigar sobre o tal médico que deveria receber o Nobel de Medicina pelo feito. Fui em busca do Lattes do cara pelo Google, meio mais fácil na minha opinião. A primeira matéria indicicada pelo google foi:
    http://www.40graus.com/colunas/colunas_ver.asp?pagina=&idColuna=2831&idColunista=17&titulo
    O mais fantástico de tudo: a fascinante da jornalista diz que o médico estuda leucócitos T e B. Eu só queria que ela mostrasse os artigos e publicações em que ela descreve essas duas novas classes de leucócitos!!.. Porque pra mim existiam Linfócitos T e B.. Aí até desencanei de procurar a respeito. A matéria que fala da mítica vacina me erra o nome da célula de defesa, imagina a veracidade da informação!
    O site que eles indicam para maiores informações no e-mail também é no mínimo duvidoso.

  16. Joel R de Mello disse:

    Srs,
    Sou médico e cheguei a esse BLOG tb procurando pelo Dr Barbuto. Quero dizer que a ideia da vacina que Ele elaborou é realmente possivel e serviria sim para qualquer ipo de CANCER, em tese. O Dr Barbuto explica que temos Canceres devido a um problema no nosso Sistema Imunológico que, por um defeito em um determinado tipo de celula (CELULA DENDRITICA), não consegue apresentar uma celula anomala e reconhecer dessa forma uma celula cancerigena. Com uma cultura de celulas dendriticas normais acopladas a celulas tu,orais Ele faz a apresentação dessas celulas ao Sistema Imunologico do Paciente que passa então a reconhece-las e a dstrui-las. Uma pena que anttes de darmos apoio no Braisl, primeiro criticamos. N~/ao sei a que resultados chegou o Dr Barbuto e para isso estou procurtando pro ELe mas, vale lembra-lhes que Tomas Edson antes de ter sucesso com a lampada fez masi de 3 mil tentativas frustras.
    ABS
    Joel R de Mello
    CRN 37721

  17. Igor Santos disse:

    O que é CRN? Conselho Regional de Nedicina?
    Tem certeza de que você é médico? Se fosse realmente, saberia que o primeiro passo é criticar. Qualquer alegação mágica precisa primeiro mostrar seu valor.

  18. Manoela Meyer disse:

    Eu e outro colega acabamos de publicar uma matéria sobre o assunto do spam, com declarações do pesquisador.
    Saiu no Jornal do Campus, da USP.
    Quem quiser consultar:
    http://www.jornaldocampus.usp.br/index.php/2011/04/spam-divulga-mentiras-sobre-vacina-para-cancer/
    Espero que possa ajudar.

  19. A vacina pode ser spam, mas tem havido muito progresso com o DCA, o ácido dicloroacetato, que inibe o crescimento de tumores cancerígenos em ratos. As pesquisas avançaram lentas mas constantes, apesar da falta de financiamento, uma vez que o DCA não pode ser patenteável, o que limita o interesse dos laboratórios farmacêuticos.
    Após os testes em animais, Michelakis e seus colegas fizeram testes de DCA em células cancerosas humanas em uma placa de Petri, e em seguida conduziram testes clínicos em humanos, usando 1 milhão e meio dólares recebidos através de doações. Seus resultados foram encorajadores, o tratamento com DCA pareceu estender a vida de quatro dos cinco participantes, e seu estudo foi publicado no ano passado na Science Translational Medicine.
    Para saber mais:
    http://www.anovaordemmundial.com/2011/05/dca-cura-do-cancer-ignorada-pela.html

  20. Igor Santos disse:

    Essa é uma das teorias da conspiração mais velhas da Internet.
    Os laboratórios não podem patentear o composto, mas isso até facilita e dá mais dinheiro a eles, pois eles podem produzir remédios (que podem estes serem patenteados) sem precisar pagar para ninguém. Acreditar que existe uma cura para o câncer mas a Big Pharma está escondendo é de uma ingenuidade inacreditável.
    Você linkou seu blogue, então eu devolvo com outro link: http://scienceblogs.com/insolence/2011/05/the_dca_zombie_arises_again.php
    Notem as encefalopatias fortemente ligadas ao composto.

  21. Karina Meirelles disse:

    Acabei de receber esse e-mail da cura do câncer de pele e rins, e como não costumo passar bobagens pros amigos, sempre procuro saber se o conteúdo confere ou não e logo de primeira já vim parar do seu site. Vou continuar procurando sobre esse assunto...

  22. Joao disse:

    So' que esse cara existe sim eu tenho orgulho de dizer que trabalhei no laboratorio dele, de 2003 a 2008.

  23. ALEM disse:

    Gostaria de falar para quem não leu ou leu apenas superficialmente sobre o assunto:
    A "vacina" não é uma vacina que visa impedir o surgimento de um câncer como é o caso de uma vacina de gripe ou sarampo, Trata-se de um tratamento para pessoas que já estão sendo afligidas pelo câncer de pele ou de rins, remove-se células acometidas pelo tumor, faz-se um tratamento nessas células e em seguida injeta-se essas células na forma de uma vacina de volta no próprio paciente - não significa cura do câncer, significa melhoria na qualidade e tempo de vida do paciente, é algo a ser utilizado em conjunto com a quimioterapia e a radioterapia

    SPAM - spam é ruim, não repasse spam, não importa o bem que você acredite estar fazendo, na maioria dos casos é mentira e quando não é uma mentira totaol, como nesse caso, é uma meia verdade e você repassando-o estará apenas dando um falso testemunho e proliferando mentiras

  24. Andressa Vicente disse:

    Realmenete!
    Este é o fato, e me trouce até aqui! 🙂
    li e já coloquei no google o nome do medigo.
    Obrigada pelas informações,
    que se mantenha sempre assim, informado e generoso em passar, rs 😀

    Até...

    Andressa

  25. marcio disse:

    gostaria muito saber se vacina ou algo que possa me ajudar , minha esposa com 52 anos ha 10 an0s teve cancer de mama , retirou a mama e nesses 10 anos ficou boa agora voltou comtudo nos ossos da perna dA CABEÇA COSTAS TRATA SE DO MESMO TIPO DA MAMA JA FEZ 5 QUIMIOS E NÇAO HOUVE ESTAGNAÇÃO DA METASTASE PEÇO AJUDA

  26. all disse:

    O pior é que tem um link pro site vacinacontraocancer.com.br registrado em nome de BET GAME DES DE SOFT PARA LOTERIAS LTDA.

    Isso não é ilegal, crime, estelianato?

  27. Maria Lucia disse:

    Resposta do Barbuto: 23.10.2012
    Prezada Maria Lucia,
    Acredito que houve algum engano. Eu não trabalho com nada parecido com o que você mencionou - minha linha de estudo é no desenvolvimento de formas de complementação do tratamento do câncer, pelo estímulo da resposta do organismo contra o tumor. Infelizmente, no caso de seu primo, eu não tenho uma opção de tratamento que pudesse evitar a cirurgia, porque para aplicar o que venho estudando é preciso retirar o tumor antes. Sinto muito!
    Acredite, todos os que trabalhamos na área sabemos muito bem que não há tempo a perder e que cada dia conta!
    Atenciosamente,
    José Alexandre M. Barbuto
    Professor Associado
    Departamento de Imunologia
    ICB-USP
    Tel.: (011) 3091-7375

  28. Sebastião Paulo Barbuto Corrêa disse:

    Dr. Jose Alexandre Barbuto: Acredito no seu desempenho e esforço pela nossa medicina. Gostaria e teria coragem de receber a vacina e tbm minha esposa Rita. Acho que não temos câncer. Temos 67 anos e acreditamos nos seus resultados. Siga em frente, oraremos pelo Sr. conserguir provar todos seus resultados. Pelo sobrenome, será que somos parentes? Abraços e sucessos, Sebastião Paulo Barbuto Corrêa e esposa Rita.

    • Igor Santos disse:

      Sebastião, em primeiro lugar, este não é um modo de comunicação com o médico citado.
      E, em segundo lugar, essa vacina não existe. Peço que leia o texto e não só o título.

  29. Judite disse:

    Infelizmente esse e-mail falso ainda está sendo divulgado!
    Recebi agora e pesquisando dei com este blog e mais noticias sobre o assunto.

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.

Categorias