Florais de Bach – tocata e fuga de uma ideia sem cabimento

Hoje temos vídeos no 42.
Aproveitem esta rara oportunidade.

Você se acalmou após assistir ao vídeo acima? Não? Então a culpa é sua, pois você deveria estar agora mais calmo que uma encosta pré-deslizamento.

Afinal, a flor acima é uma tal de Impatiens que, segundo os proponentes dos Florais de Bach, cura impaciência.

Isso mesmo. Cura impaciência.

Mas o que são Florais de Bach exatamente, você pergunta? Eu não vou me meter a responder. Vou deixar isso para os especialistas. Porque quem melhor para responder isso que os especialistas, não é mesmo?

Segundo a página FloraisdeBach.org (sic):

Criados por um médico inglês nos anos 30, os Florais de Bach são 38 essências de plantas e florais que podem ajudá-lo a administrar as pressões emocionais do dia-a-dia. Cada floral é indicado a uma emoção específica. Pode ser tomando individualmente ou misturado de acordo com o que estiver sentindo.

Agora, com calma, vamos analisar o trecho acima (retirado daqui):

Criados por um médico inglês nos anos 30…” <= E jamais reformulados ou atualizados para se adequar às novas descobertas, estudos e pesquisas do campo da Medicina porque, pelo visto, já nasceu perfeito. E é assim que o mundo funciona, né?

Continuando: “…os Florais de Bach são 38 essências de plantas e florais que podem ajudá-lo a administrar as pressões emocionais do dia-a-dia. Cada floral é indicado a uma emoção específica.

Ou seja, os seres humanos possuem uma gama de somente 38 emoções. Ou então a terapia está devendo em eficácia para certas emoções, como por exemplo a sensação de desconforto e intimidade que algumas pessoas têm ao sentar numa cadeira recém desocupada por outrem e que ainda retém um pouquinho de calor de bunda alheia.

Mas calma, na mesmíssima página eles também afirmam que “Os Florais de Bach são completamente naturais e podem ser utilizados por toda a família, ou até em plantas e animais, pois sua ação é suave.

Então, exceto fungos, bactérias e minerais, só existem trinta e oito estados emocionais distribuídos por todo o planeta?

Tem dia que eu cuspo mais que isso.

Sabe o que mais é completamente natural? Cabelo.

Mas eu creio que você não comeria molho de soja feito de cabelos, não é?

Voltando um pouco: algumas da “38 emoções” são, de fato, situações da vida. Estarsobrecarregado por obrigações que a vida lhe impõe por exemplo, não é uma emoção.

No entanto, flor de olmo curaria esse problema. Talvez fazendo hora extra enquanto você dorme?

Outra “emoção” descrita é “Sofre com a solidão, necessita ser ouvido por alguém” que, apesar de ser uma situação que envolve terceiros, pode ser curada tomando-se flores de urze.

Nunca conversamos pessoalmente, mas não tenho dúvidas de que ela é excelente companhia. Se não fosse, por que seria receitada como cura para solidão?

Agora, vamos para a apresentação do produto.

Antes de pesquisar para este texto, eu achava que “florais de Bach” era uma espécie de aromaterapia, que nada mais é que uma técnica de relaxamento para o tratamento de uma doença muito comum hoje em dia: excesso de dinheiro.

Todavia, fiquei bastante surpreso ao aprender que os tais florais são diluídos em álcool e água a ponto de perder suas propriedades aromáticas.

Da página Native Remedies:

“…the remedies are extremely diluted, they do not have a characteristic scent or taste of the plant…”

Notem que esse é mais um link para uma página de especialistas. Eu não estou inventando nada disso nem pegando de fontes céticas.

Hoje eu estou deixando que eles atirem no próprio pé.

Outra coisa bem interessante que achei foi o Manual Básico de Florais de Bach, onde se recomenda: “Não misturar [o tratamento] com bebida alcoólica”.

Talvez para evitar o coma alcóolico, visto que os florais contêm mais ou menos 50% conhaque.

Bom conselho.

Resumindo a besteira até aqui: Florais de Bach são preparações homeopáticas de aromaterapia.

Traduzindo: um grande nada reforçando um placebo vagabundo.

Apesar disso, uma consulta pode facilmente custar setenta e cinco reais ou até mais e cada vidrinho de 50ml (estimado pelo tamanho do conta-gotas na foto, pois o site FloraisdeBach.org não divulga a quantidade do produto, que eu acho ser contra o Código do Consumidor, como talvez no Artigo 66, mas…) custa, no mínimo, mais quarenta reais.

Então até agora temos aproximadamente vinte e cinco mililitros de àgua mais vinte e cinco de álcool que não fazem coisa alguma por você ou pelas suas emoções, por quarenta reais.

Fora a consulta de setenta e cinco que eu suponho não ser obrigatória. O que seria contra o Código de Ética Médica (Artigo 99, link em PDF), caso essa fosse uma modalidade de saúde, o que não é o caso.

(Eu continuo citando FloraisdeBach.org porque eles garantem que “Somente a Assinatura Bach garante que você adquiriu os Florais de Bach Originais, elaborados como sempre foram desde os tempos de Dr. Bach, com tinturas produzidas exclusivamente no The Bach Centre em Mount Vermon” [grifo meu para evidenciar a imutável mentalidade arcaica desses pseudocientistas].

Novamente, hoje eu estou deixando a munição toda com eles. Leiam a sessão “Como Tomar os Florais de Bach” para uma aula de contradições que, de certa forma, sugere que o vídeo lá em cima pode também fazer efeito.)

Agora, para descontrair um pouco, um vídeo de uma interpretação da obra de outro Bach (este mais do tipo “Johann Sebastian”): Tocata e Fuga em Ré Menor, tocado em Harpa de Copos, por Robert Tiso.

Enquanto apreciam, tentem descobrir qual a relação que o vídeo abaixo tem com o texto acima.

E aí? Alguma ideia?

Antes de entregar, vou dar uma última chance para pensar.

Retirado do PubMed, temos um estudo com grupo de controle, duplo-cego, randomizado (amém) e com cruzamento parcial sobre a eficácia do tratamento em ansiedade relativa a testes.

We conclude that Bach-flower remedies are an effective placebo for test anxiety and do not have a specific effect (em português: “concluimos que florais de Bach são um placebo efetivo para ansiedade relacionada a testes e não causam um efeito específico”).

Mas só se você não souber disso. O que acabou de deixar de ser verdade, então eu arruinei o efeito placebo dos florais (que é em grande parte causado pela ação do terapeuta mais do que pela substância em si) para você. Ainda mais um motivo para parar de pagar caríssimo por essa enganação.

De nada.

ATENÇÃO: Se você, amigo floreiro de Bach, conseguir achar um outro estudo publicado num periódico respeitado e que contenha, ao mesmo tempo (detalhe importantíssimo), as palavras “controle”, “duplo-cego” e “randomizado” e que comprove a eficácia do tratamento, eu gostaria muito de lê-lo.

Morderei minha língua com prazer.

Agora, finalmente voltando para o vídeo: a Harpa de Copos é um instrumento que usa pouco mais que água e promessas para criar uma ilusão montada pelo seu praticante.

A diferença é que Tocata e Fuga pode realmente acalmar as pessoas.

Discussão - 48 comentários

  1. Renan disse:

    "... são diluídos em álcool e água ..."
    AGORA eu entendi por quê um colega meu vivia tomando Florais de Bach.
    Renan

  2. Fabrício disse:

    Bom... funcionar funciona... Efeito placebo também é efeito né?(algo em torno de 30% do efeito)
    -
    A grande questão é se o preço que você paga e a ignorância que você tem que ter sobre o assunto valem a pena os 30% de efeito?
    -
    Sinceramente se eu tivesse um caso de stress ou solidão leve eu acho que não me importaria de pagar 100 reais e conseguir tal alívio! =P
    -
    PS (assoprando): Nunca usei, não conheço ngm que use e também adoro experimentos duplo-cego e randomizados.

  3. Gil Prado disse:

    Você disse conhaque?! Taí a explicação! Conhaque tem poderes sobrenaturais no bem estar emocional. Tão associando erroneamente a cura às flores.
    Curioso é que uma garrafa de 1l de conhaque custa só uns 10 reais. Se aguá-lo custa 1500% a mais, bares deveriam vender floral de bach e sairiam no lucro!

  4. Leandro disse:

    Mas se eu não pagar pra alguém me enganar, quem vai me enganar?

  5. Leandro disse:

    Que animal esse clipe. Perfeito.

  6. Eu adoro quando pessoas inteligentes usam explicações claras para desmascarar estes pseudo-bem-intencionados.
    Parabéns...

  7. Igor Santos disse:

    Fabrício, placebo funciona em efeitos não específicos e subjetivos, como "tristeza" mas não faz coisa alguma pelo problema (motivo da tristeza) ou pela causa maior (depressão, por exemplo).
    E lembre-se, você não paga cem reais só uma vez, porque como não se cura, precisará gastar mais cem pouco tempo, e assim por diante.
    E pagar R$100 para "aliviar a solidão" tem outro nome...

  8. Fabrício disse:

    Tão baratas as moças ai hein? =S heuheuehuhe
    -
    (assoprando) Eu tb acho isso puro charlatanismo, na verdade o que eu quero dizer é que isso não é de todo mal já que carrega em si o efeito placebo.
    -
    Ex.:
    Alguém está nervoso e pensa: "Vou escutar uma música que me relaxe". Mas isso realmente não é unânime na espécie... Uma boa parcela das pessoas só se sentiria aliviada se alguém viesse e falasse: "Toma isso que você melhora".
    -
    O "ideal" seria conseguir esse efeito placebo de fontes gratuitas (mas assim como você disse que o efeito placebo vem da ação do terapeuta, eu creio que uma parcela vem do ato de se estar consumir um "medicamento"...)

  9. Joey Salgado disse:

    Acho um absurdo sem tamanho tomar esse tipo de coisa.
    Odeio conhaque.

  10. supratall disse:

    Alguém está nervoso e pensa: "Vou escutar uma música que me relaxe". Mas isso realmente não é unânime na espécie... Uma boa parcela das pessoas só se sentiria aliviada se alguém viesse e falasse: "Toma isso que você melhora".

  11. Felipe disse:

    Afinal, a flor acima é uma tal de Impatiens que, segundo os proponentes dos Florais de Bach, cura impaciência.
    Isso mesmo. Cura impaciência.
    Aonde está escrito que os florais curam? Não achei o termo CURA no site..
    "...os Florais de Bach são 38 essências de plantas e florais que podem ajudá-lo a administrar as pressões emocionais do dia-a-dia. Cada floral é indicado a uma emoção específica."
    Ou seja, os seres humanos possuem uma gama de somente 38 emoções.
    O site diz que o medico IDENTIFICOU 38 estados negativos.. ele não afirmou que EXISTEM 38 emoções.. Essa sua conclusão não procede..
    eu não estou dizendo que a terapia floral funciona ou não.. mas não posso deixar de dizer que voce está tentando induzir o leitor de que terapia floral é charlatanismo..
    ps: eu nao trabalho com florais.. apenas li um livro pra entender o que é..

  12. Igor Santos disse:

    Felipe, eu não estou induzindo, estou deixando que eles mostrem que isso é charlatanismo.
    Você leu um livro para saber o que é? E quantos leu com críticas sobre o "tratamento"? Se você está comentando em meu blogue nesse tom de apologia, eu chutaria que a resposta é zero.
    Para entender um procedimento, você tem que entender também as críticas e porquê elas não procedem. Se você acreditar no primeiro livro positivo como palavra final, você está sendo só mais um alvo do charlatanismo.
    Você diz que minha conclusão não procede, mas aparentemente você não leu o resto do texto, onde eu digo que o tratamento é falho por só cobrir 38 emoções.
    E se você fez tanta questão de aparentar neutralidade com "eu não estou dizendo que a terapia floral funciona ou não" e depois dizendo que não trabalha com isso, apenas levantou suspeitas para si.
    Quem não deve, não teme. Nem vê necessidade de se justificar duas vezes em um comentário de poucas linhas.
    Quiser deixar o telefone de contato da sua "clínica", fique à vontade.
    Beijo no coração.
    Volte sempre.

  13. Felipe disse:

    Eu realmente nao trabalho com isso.. li um livro por curiosidade. Não acho que o livro seja a palavra final mas realmente a sua critica não ajudou em nada
    Cade as respostas as minhas perguntas?
    Aonde está escrito que CURA a impaciencia e aonde está escrito que só existem 38 emoções?

  14. Igor Santos disse:

    Expanda seus horizontes. É muito simples: visite outras páginas dos especialistas e você vai ver.
    Porque minha "explicação" (aspas irônicas) realmente não deve ser ponto final de nenhuma pesquisa.
    Leia outros textos do meu blogue que, talvez, você venha a entender o motivo.

  15. Felipe disse:

    Felipe, eu não estou induzindo, estou deixando que eles mostrem que isso é charlatanismo.
    Voce esta afirmando que florais são charlatanismo. Isso é uma afirmativa fixa. Cade a sua prova de que ela é verdadeira? Esse é o seu ponto de vista e não a verdade absoluta.
    Você diz que minha conclusão não procede, mas aparentemente você não leu o resto do texto, onde eu digo que o tratamento é falho por só cobrir 38 emoções.
    Até onde eu li sobre florais nunca houve a pretensão de se curar todos os males.. é uma ajuda. O uso de aspas na palavra tratamento também é uma forma de diminuir a terapia.
    Na verdade, voce não sabe escutar uma critica.. O seu texto não é imparcial..
    finalizando, nao trabalho com florais, nao tenho clinica.. sou analista de sistemas e estudo terapias alternativas por hobby..

  16. Felipe disse:

    Eu acho que quem tem que expandir os horizontes é voce.
    Voce foi buscar relatos de pessoas que fizeram terapia floral?
    Voce ja fixou que terapia floral é charlatanismo.. realmente dai em diante qualquer palavra a mais é perda de tempo..

  17. Igor Santos disse:

    "O seu texto não é imparcial"
    :O
    Sério!?
    Eu reservo minha imparcialidade para assuntos sérios, onde existe equilíbrio intelectual entre os lados.
    Besteira eu combato com piada ruim. As boas eu guardo para ocasiões especiais.
    Mas obrigado por me mostrar (como se eu precisasse ¬¬) como pessoas sem senso de humor podem ser afetadas quando sua crença é criticada.

  18. Felipe disse:

    Eu nunca manifestei nenhuma crença a favor dos florais.
    mais uma vez voce assume as coisas da sua cabeça..
    faz o seguinte: le tudo que eu escrevi e me cola aqui o trecho aonde eu manifestei algum tipo de CRENÇA com relação aos florais..
    eu acho que voce até agora nao entendeu que eu nao estou a favor nem contra os florais. eu critiquei o argumento que voce construiu porque voce assume coisas sem fundamento e afirma coisas que não podem ser afirmadas..

  19. Felipe disse:

    Eu nunca manifestei nenhuma crença a favor dos florais.
    mais uma vez voce assume as coisas da sua cabeça..
    faz o seguinte: le tudo que eu escrevi e me cola aqui o trecho aonde eu manifestei algum tipo de CRENÇA com relação aos florais..
    eu acho que voce até agora nao entendeu que eu nao estou a favor nem contra os florais. eu critiquei o argumento que voce construiu porque voce assume coisas sem fundamento e afirma coisas que não podem ser afirmadas..

  20. Igor Santos disse:

    Eu nunca manifestei nenhuma crença a favor dos florais.
    Não é o que os seus comentários sugerem.
    Aceitar cegamente coisas que não fazem sentido sem qualquer evidência é o mesmo que expressar uma crença naquelas coisas.
    Reveja seus conceitos e procure mais informações sobre o que é realmente Ciência e como ela funciona.

  21. Hudson Lacerda disse:

    Dizem que os hindus têm (muito) mais de 300 mil divindades, cada uma delas correspondente a uma emoção humana. Os floralistas deviam conversar com eles...

  22. Priscila disse:

    Cara, chamar música de "ilusão" foi um pouco demais pro meu estômago de musicista.
    De resto, estou de acordo.

  23. Felipe disse:

    Entao o mundo todo é enganado porque florais de bach são aceitos pela OMS como terapia alternativa.
    então quer dizer que a OMS está errada?

  24. Mariana disse:

    Igor...encontrei seu post por acaso e concordo plenamente com vc! Uma terapia sem fundamentos cientificos, sem comprovações de seus efetivos resultados. Admiro muito quando as pessoas conseguem fazer uma análise simples e coerente sobre temas, digamos, "controversos". Tomo floral a mais de 07 anos e não sei dizer qual o seu real efeito em minhas emoções (pode ser que só tenha passado a TPM...).
    Mas mesmo assim gosto de toma-los todos os dias, uma dose saudavel de alcool que posso tomar até no trabalho! rssss
    😉

  25. edson disse:

    Se é tão placebo assim por que fez efeito em minha vizinha de 2 aninhos e meu primo de 5? Será que eles acreditaram no efeito?

  26. Eliana disse:

    Amor pela ciência, e pela ignorância tbem, nunca vi tantas besteira escritas juntas, bem se mosta que a ciência aí no texto acima é bem pouca, pois quem ama a ciência realmente a testa e a comprova e sabe que placebo só funciona em humanos dotados de inteligência e não em animais. E a cada dia que passa mais veterinarios estão indicando florais de bach, pra animais que convivem com seres humanos "equilibrados" e amantes da ciencia como é o caso da pessoa que escreveu e de quem tbem postou os depoimentos ridicularizando os florais de bach. E se for comprovado mesmo pela amada ciência que os florais são placebos, que viva os palcebos então, pq estão fazendo mais bem as pessoas do que os medicamentos aprovados pela amada ciência e por seus laboratorios cada vez mais ricos...

  27. Igor Santos disse:

    Edson, mesmo que sua vizinha e seu primo não sofram do efeito placebo, você, observador da "melhora", sofre. Talvez eles tenham melhorado aos seus olhos. Já pensou nisso?
    Eliana, existe efeito placebo em animais sim. Chama-se "condicionamento". Tantos dos animais quanto dos observadores, que esperam ver a melhora.
    Antes de ridicularizar pessoas esclarecidas, desconfie das coisas que os vendedores de florais (cada vez mais ricos, já que a água com conhaque que eles fornecem não são gratuitos, caso você tenha esquecido) dizem a você e se informe um pouquinho melhor em fontes neutras.

  28. Eliana disse:

    Olá, não gosto de jogar perolas aos porcos...
    mas quais seriam as fontes neutras??????
    não quis ridicularizar ninguem, como fizeram, apenas esclarecer, pois se os veterinarios que são pessoas estudadas, receitam florais, os médicos homeopatas que tbem são pessoas estudadas, tbem receita, florais, onde é que esta o erro em procurar uma medicina alternativa para tratar nossas emoções,mesmo pq os florais. apesar de ser só "agua e conhaque" (creio que vc precisa pesquisar mais sobre eles tbem em fontes seguras e neutras)são muito mais baratos e menos nocivos à saúde do que os psicotropicos e ansioliticos, encontrados hoje no mercado, vc concorda?????

  29. Igor Santos disse:

    Obrigado por chamar todos que discordam de você de porcos.
    Eu não sei se você possui capacidade de compreensão de texto ou está só se fazendo de burra, mas no que eu escrevi, tudo que citei foi tirado de fontes crédulas, todas citadas. E sim, é apenas água e conhaque.
    Aprenda a ler, depois você volta aqui.
    E mais uma coisa: aspirina, na sua brilhante concepção, é ansiolítico ou psicotrópico?
    Um vidro de floral, que não funciona, custa quarenta reais. Uma cartela de aspirina, altamente eficaz contra dezenas de mazelas, custa cinco reais.
    Além de não ser versada em interpretação de texto, você também é totalmente desprovida de raciocínio matemático.

  30. Angston disse:

    Caramba, quanta besteira.

    Eliana está tão certa.

    E meu floral não custou 40 reais não, custou 8 e eu fiz do jeito que eu quis.

    Viva o placebo que cura coisas MAIS COMPLEXAS que estão na mente - se vc acha que sabe tanto ler, vá ler as anotações do Bach sobre a cura, pq o que ele descreve são estaods mentais. Se for assim, psicologia tb não adianta, e só adianta se te receitarem algo, que na verdade estão te receitando pra vc sumir do consultorio, senão quem fica doido é o médico de tanto ouvir problema.

    Vc tá precisando de um floralzinho Vine + Beech.

    A mente é a causa de TODOS os males, e se florais são placebo e algo tão simples pode curar algo tão complexo sem causar danos, viva o placebo e abaixo a indústria farmacêutica.

    O que te irrita Igor é que seus argumentos comprovam JUSTAMENTE o que vc quer deslegitimar.

    Boa sorte nessa empreitada!

  31. Angston disse:

    E-MO-CIO-NAL.

    Cê tá muito nervosinho. (Ah, e páre de ixngar as pessoas que te criticam. E vc xingou MUITO mais a ELiana por ser mulher. Vá se catar, vê se te enxerga, machista.)

    http://www2.uol.com.br/vyaestelar/florais.htm

    "Os florais se propõem a tratar principalmente a esfera psíquica e emocional dos pacientes. O Dr. Bach acreditava que toda doença começa na esfera emocional, e sem tratá-la não é possível atingir a cura. Por isso estão organizados conforme os estados emocionais onde atuam.

    Essa história consistente fez o Programa de Medicinas Tradicionais da Organização Mundial da Saúde incluir os florais de Bach entre as práticas terapêuticas que o programa reconhece como tradicionais e que recomenda que seja investigada e aplicada em atendimento médico primário. Sua globalização fez com que, os diferentes grupos que trabalham com florais pelo mundo, descrevessem essências de seus próprios ecossistemas, chegando a mais de 250 flores diferentes."

    • Igor Santos disse:

      Angston (que obviamente não é seu nome de verdade), a melhor resposta para uma pessoa triste e em busca de atenção como é o silêncio. Saber que existe gente assim me entristece pelo futuro da humanidade.

  32. Angston disse:

    Ah, então siga seu próprio conselho e dê um fim a este blog horrendo.

    Ou quem sabe responda ao que eu disse (pq não respondeu ao Felipe, nem à Eliana a quem só xingou... e agora eu).

    Mas ao contrário, vc é rápido em voltar aqui e vomitar asneiras (deveria agradecer por eu ressuscitar um post que não recebia comentários desde marçod e 2011.

    Quem sabe seguiram seu conselho e consideraram que "a melhor resposta para uma pessoa triste e em busca de atenção como é o silêncio" e não voltaram nunca mais? Pode ser.

    E vc segue a tradição de, em vez de dar respostar, ofender pessoas diendo precisamente o que te condena.

    BRAVO!

    Dá licença aí que eu vou tomar minha cachaçaaaaada de florais!

    PS1: se meu nome não é ANGSTON (em vez de responder duvida dos nomes dos outros... o "russo" Igor de Natal!), o seu é Pato Donald.

    PS2: Povo nervoso o de Natal hein?

    PS3: Esqueceu, pobre, que no nordeste o povo adora uma mistureba jeca de nomes. Ou é Igor ou é Angston. Pois engula (ou empurre com um floralzinho), assim como deseja que traguemos suas bobagens.

    PS4: O que será que houve com o "sejam todos bem-vindos" ali de cima, né? Vá relaxar na Rua do Salsa, rapaz!

  33. Angston disse:

    Sem contar que eu fiquei MUITO contente com o vídeo! Funcionou muito! Tão feliz que eu cometei, ó que felicidade.

    Então, charlatão! Saia dessa agora, dear.

    O pior é que eu tenho o prazer de anunciar que a flor do vídeo NEM DE PERTO NEM DE LONGE é a Impatiens que vc diz ser.

    Olha a impatiens aí!

    http://www.bachcentre.com/centre/38/impatien.htm

  34. Angston disse:

    ... e não é que eu li sua resposta de novo? Olha só que interessante:

    "Angston (que obviamente não é seu nome de verdade), a melhor resposta para uma pessoa triste e em busca de atenção COMO é o silêncio. Saber que existe gente assim me entristece pelo futuro da humanidade."

    1- Como? como o quê? O que esse como tá fazendo aí? Saber que existe gente que escreve assim me entristece pelo futuro da humanidade.

    2- E saber que tem gente que encontra seu blog e de tá más notícias quanto ao que vc diz, te deixa feliz pelo futuro da humanidade? Ou... será que é só vc que considera que vc está incluído na humanidade? Explique "humanidade" - ou ao menos esse coneito estranho no qual vc se inclui.

    Thank you.

    Faça-se essa pergunta aqui:
    ||
    \/

  35. Angston disse:

    "Conceito" - ao menos eu me corrijo. Ops, deve ser o conhaque.

    • Igor Santos disse:

      Vou deixar que seus seis comentários seguidos e suas tentativas de ser xingado de volta falem sozinhos acerca da sua carência afetiva.
      Mamãezinha não gosta de você, é?

  36. Ela disse:

    Vcs estão precisando tomar o floral da boa convivência pois estão discordando um do outro o tempo todo que BAIXARIA. BAIXARIA? SERÁ QUE TEM FLORAL PARA ACABAR BAIXARIA?

  37. Luiz disse:

    Também não consegui achar evidencias cientificas sobre o assunto, no entanto por curiosidade eu experimentei os florais, e obtive o resultado que esperava. Pelo que eu entendo o uso dos florais tendem mais para uma compreensão olistica, o que torna dificil ser compreendido pela ciencia moderna.

    • Igor Santos disse:

      Pelo que você entende? Me explique melhor como algo pode ser difícil de ser compreendido pela ciência moderna mas entendido por você.

  38. […] é comum em apologistas de pseudociências como auto-hemoterapia, homeopatia, florais de Bach, shiatsu, ortomolecular e demais charlatanices. Eles já começam partindo do pressuposto de que X […]

  39. Nathy disse:

    Então quer dizer que homeopatia não funciona ? Com todo respeito ao seu entendimento e a forma com que defende suas ideias, será que não está generalizando demais? Talvez existam pessoas que façam o florais com essência e não com com conhaque... Eu não consigo me curar de infecções e minha médica decidiu partir para homeopatia e por eu não ter conhecimento vim pesquisar sobre, pois no primeiro momento duvidei, porém vi muita gente dizendo que funciona... Estou completamente confusa se começo o tratamento ou continuo duvidando, pois ela acredita que isso está vindo de fatores psicológicos, e isso não pode ser motivo de debochar as pessoas tem problemas, no meu caso não sei o que é... Mas você deveria ter mais respeito com os problemas dos outros!

    • Igor Santos disse:

      Por que eu deveria ter respeito pela possibilidade de alguém ter algum problema genérico e, até o momento de seu desvelamento, inexistente? Ter "respeito" por problemas não é o mesmo que ter respeito pelas pessoas. Se você se sentiu pessoalmente atingida pelo que escrevi, o problema é seu e somente seu, porque eu não a conheço e, portanto, jamais poderia estar me referindo pessoalmente a você em meu texto. Novamente, o problema de achar ruim um possível desrespeito a uma ideia é somente seu e em nada me afeta.

      Quanto à homeopatia, o que eles não dizem é que o que eles chamam de remédio são diluições de venenos. Eles fazem parecer um remédio "natural" ou feito com ervas, mas eles são, geralmente, feitos com venenos como arsênico ou beladona e misturados com açúcar. Eles não fazem mal justamente porque são diluições absurdas que tiram o efeito do veneno e não fazem bem porque são diluições absurdas de venenos que, no fim das contas, se tornam apenas água pura. Homeopatia é só boa intenção e força de vontade. Se suas infecções não curam com remédios, também não vão curar com água e açúcar.

      E essas "essências" são a base de álcool. É praticamente a definição de essências. Se não for conhaque, é álcool potável, o que é praticamente a mesma coisa.

  40. Nathy disse:

    Entendo... Me refiro nos comentários que li, não ao seu texto, quando falo sobre o desrespeito... Mas enfim, obrigada pela atenção, sempre tive dúvidas sobre isso e acho que depois dessa não vou começar o tratamento! De início pensei que não daria certo e até pensei que poderia fazer mal! Seu comentário sobre é inteligente e faz sentido ! Obrigada por tirar minhas dúvidas!

  41. vitor disse:

    Achei seus argumentos contra florais sem fundamento, em contra partida as explicações em sites de florais sao piores hahaha (muito viajado) pior que em muita gente que não funciona o tal efeito placebo os florais ajudam bastante....

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.

Categorias