Camarões, arsênio e vitamina C, uma estória (falsa) de amor

“Finalmente traduziram esse!” foi a minha primeira reação quando recebi de Atila a versão em português de um spam que Ítalo me mandou três meses atrás (com uma versão circulando pelo menos desde 2001) e que alerta os comedores de camarão dos perigos da vitamina C associada à uma dieta de artrópodes (para mais sobre o parentesco dos camarões, visite o uôleo).
Começando do início, uma taiwanesa começa, aparentemente sem motivo, a sangrar profusamente pelos ouvidos, nariz, boca e olhos (como todas essas partes podem ser consideradas como orifícios, é de se supor que ela também estivesse secretamente sangrando por outros buracos, mas o email não diz).
Uma autópsia preliminar diz “envenenamento por arsênico”.
Sério?
Eu sempre achei que intoxicação por (semi)metais pesados envolvesse cefaléia, tontura, náusea, vômito, salivação, fasciculação muscular, parestesias, paresia e paralisias reversíveis, visão turva, desorientação, distúrbios neuro-psicológicos, dificuldade respiratória e coma, podendo evoluir para óbito.
Não sabia que a pessoa podia desatar a sangrar feito a mulesta.

Bom, o próximo parágrafo afirma que a polícia “iniciou uma profunda e extensa investigação”.
Duas linhas mais tarde, no entanto, temos que “em menos de meia hora, o mistério foi elucidado”.
Outra coisa que eu ignorava: “profunda e extensa” é sinônimo de “rápida e mal feita”.
Interessante.

(Só achei uma pena que o trecho que lê o professor disse: ” O óbito não se deu por suicídio nem por assassinato, a vítima morreu acidentalmente por ignorância ! “ não foi precedido por “elementar, meu caro Watson.“)

Em seguida, num brilhante protesto contra a submissão à norma culta e numa demonstração de desapego total a qualquer resquício de gramática, o autor escreve: “Todos ficaram intrigados, por quê morte acidental? O arsênico ataca os militares americanos que transportam mudas de arroz H Gao.
Depois que recobrei a consciência, uma busca por “arroz H Gao” produziu apenas páginas apontando para o email falso, enquanto somente “H Gao” produz inúmeras páginas de publicações do (nano)engenheiro mecânico de (nano)materiais Huajian Gao.Legal. Me lembrou um exercício de pontuação da quinta série que pedia para dar sentido à frase “Maria só toma banho quando sua mãe traz a toalha diz ela”.

Continuando, temos que “A vítima tomava Vitamina C todos os dias, que por si só não é nenhum problema” (aham) e “O problema é que ela comeu uma quantidade grande de camarão no jantar. Comer camarão não foi o problema (…)
Utilizando-se lógica simbólica, podemos notar que:
comer camarão = problema; e, comer camarão <> problema, o que resulta em comer camarão = +/- comer camarão.
Logo, temos que: raiz quadrada de (comer camarão)² = 1.
Ou seja, se o camarão fosse uma dízima periódica e o ato de comer fosse uma equação de segundo grau, Schrödinger não teria problemas e seu gato ainda estaria vivo, a não ser que estivesse morto.

E vocês sabem que essa explicação faz tanto sentido quanto o trecho analisado.

Finalmente, uma passagem passível de ser testada: “Pesquisadores da Universidade de Chicago, nos Estados Unidos, descobriram através de experiências, que alimentos, como camarão “casca mole” contem alta concentração de compostos de 5-potassio-arsenico.
Como eu prestei vestibular há pouco tempo, não tenho a menor chance de saber se existe mesmo um 5-potássio arsênico, mas sei que na University of Chicago nunca se ouviu falar disso. Pelo menos não por escrito.

Depois disso, uma reação magiquímica é dada (grifos meus): “ao ingerir a Vitamina C, o inicialmente não-tóxico 5-potassio-arsenico (As2 O5) se converte no tóxico 3-potassio-arsênico, também conhecido como trióxido de arsênio (As2 O3)“.
Mais uma vez, o vestibular sugou toda a minha capacidade de balancear reações químicas, mas eu sei que o símbolo do potássio é K e sei também que ele não aparece em lugar algum na reação acima.
Mas não se preocupem, o oxigênio veio cobrir a falta do colega monoletrado.
Então, o que deveria (eu acho) ser As2K5 e As2K3 vira As2O5 e As2O3.

Aquele nome mais uma vez: magiquímica.

Na verdade o finalzinho do parágrafo “é também conhecido como trióxido de arsênio (As2 O3), que é popularmente conhecido como arsênico“.
“Arsênico” é popularmente conhecido como “arsênico”.
No máximo “arsénio”, caso se subscreva ao sistema luso de entonação.
“Arsênio” é outro sinônimo. “Trióxido de arsênio” não.

Continuando: “O venenoso arsênico faz parte do magma
AAAAAAAAH!!!!! CORRAM!!!!!!!!

Não, sério, continuando: “O venenoso arsênico faz parte do magma e causa paralisia nos pequenos vasos sangüíneos, “mercapto Jimei” ??
Preciso parar aqui porque eu já li mil vezes e não consigo entender a frase.
Isso foi uma pergunta? Os vasos sanguíneos se chamam “mercapto Jimei”? Mercapto não é um semideus grego?
Como o começo da mensagem faz menção indireta a um pesquisador chinês, creio que “Jimei” aí se refira à Universidade de Jimei, na China. Mas não é certeza, pode ser outro pesquisador com o sobrenome Jimei ou com o nome completo Ji Mei.
Não sei, estou muito confuso…
Sabem qual o maior motivo da minha confusão? Lógico que não, eu ainda não disse (e nem mesmo sei se entendo), mas digo agora: logo após o trecho acima o autor descreve as consequências de envenenamento por arsênio usando exatamente os mesmos sintomas de escorbuto grave, causado por falta de vitamina C, que no spam é a responsável pela mazela.

E agora? Se não tomar a ácido ascórbico eu vou sangrar pela boca até morrer, mas se tomar eu também vou sofrer de hemorragia bucal mortal. O que fazer com esse ardil 22?
Ah, lembrei que eu não como camarão!
Ufa! Estou a salvo.

Mas, se vocês comem aquele bicho e querem seguir a seguinte dica do finalzinho do email: “Dessa forma, como medida de precaução, NÃO coma camarão quando ingerir Vitamina C“, eu recomendo que vocês fiquem longe e evitem comer melão, mamão, manga, goiaba, ervilha, morango, pimentão, laranja, acerola, tangerina, limão, kiwi, espinafre, banana, maçã, tomate, brócolis, goiaba, ervilha, batata, Fanta, couve, aspargos, repolho, pera, amoras e suas variações, pepino, cravos, pimentas de vários tipos, uva, ameixa, abacate, orégano, milho, alguns tipos de peixe, carne de foca e a salsinha que vem sobre o arroz quando você pede um prato de camarão aos quatro queijos.
Isso e alho, um dos alimentos mais ricos em ácido ascórbico.
Quantas pessoas vocês conhecem que comeram camarão ao alho e óleo e sobreviveram?

Pois é.
Mais uma vez, faço minhas as palavras finais do texto: “Depois de ler isto, por favor, não seja egoísta. Encaminhe este texto a tantos quanto puder.”

Outros spams destruídos:
Alpiste não cura diabetes nem nenhuma outra coisa;
Como reconhecer um spam;
Motivos para não incluí-los em meus textos;
Spam da Doença de Chagas em feijão;
Spam sazonal da gripe suína;
Spam dos batons com chumbo;
A falsa cura do câncer desmentida mais rapidamente que eu já vi;
Spam dos absorvente internos que causam câncer;
Spam do benzeno em condicionadores de ar de automóveis.

Discussão - 36 comentários

  1. Tati Nahas disse:

    Excelente e divertidíssimo, Igor!
    Morte aos spams 🙂

  2. Joey Salgado disse:

    Cara, que raios esse 3-potássio-arsênico? Coisa louca, o cházinho bateu forte no cara que escreveu essa parada!
    Aliás, já assistiu o filme "Fórmula 51"? Tem uma hora em que aparece um carbono fazendo cinco ligações, é demais.
    Inté!

  3. Excelente texto Igor, estava esperando ele ser publicado desde que lançaram esse spam na nossa lista de discussão de novo.
    Divertido e informativo... vou fazer um teste e tentar criar uma corrente, será que vai prá frente esse negócio?

  4. Sibele disse:

    Hilária sua análise, Igor!
    Mas o mais preocupante foi ler no post que o tal spam tem "[...] uma versão circulando pelo menos desde 2001" - isso dá 8 anos de disseminação de falsa "ciência" a vítimas incautas...

  5. dra_lulu disse:

    eu continuarei a nao comer camarão, pois alem de comer vit c compulsivamente , eu sou bem alérgica ao bicho! o edema de glote me mataria mais rapido que o sangramento...
    hehehe
    otimo Igor, mas devo confessar q desta vez eu mandei o email pro Atila e pra outro amigo tao perspicaz quanto voces =)
    Quando eu crescer eu vou ser assim, mas por enquanto, vou dar repeteco no seuo texto obrigada por ter "guardado " , magnânimo !

  6. Carlos Hotta disse:

    Maria só toma banho quando sua. "Mãe, traz a toalha!", diz ela.
    Demorei

  7. Talita disse:

    Poutz!
    Acabei de receber esta porcaria no email, e como sempre, fui perguntar ao oráculo oq ele achava... Boa notícia pra vc: seu blog foi o primeiro da lista... kkkk
    realmente, a história não faz sentido nenhum... Mas confesso que na parte da química eu titubeei, pq faz um tempo considerável que eu fiz colegial... kkkkkkkkk
    Parabéns pelo blog!

  8. Igor Santos disse:

    Obrigado pelos elogios, Talita.
    É bom saber que estou no topo. =¦¤þ

  9. Pedro disse:

    Gostei principalmente do trecho :
    "Utilizando-se lógica simbólica, podemos notar que:
    comer camarão = problema; e, comer camarão > problema, o que resulta em comer camarão = +/- comer camarão.
    Logo, temos que: raiz quadrada de (comer camarão)² = 1.
    Ou seja, se o camarão fosse uma dízima periódica e o ato de comer fosse uma equação de segundo grau, Schrödinger não teria problemas e seu gato ainda estaria vivo, a não ser que estivesse morto."

  10. Delfina disse:

    Dei boas risadas, pois havia recebido o dito cujo email e buscava uma resposta para mandar a quem mo enviou. Então envio o seu endereço. Um ótimo trabalho.
    Um abraço

  11. mirian disse:

    Putz, spam eh um saco mesmo! Toda historia maluca como essa jogo no google e nao da outra: hoax! Fico pensando a pessoa que criou tudo isso, ta rindo ate hoje! Valeu pelo texto criativo e esclarecedor!

  12. Thiago Faria disse:

    Eu queria saber como esses pesquisadores de Chicago conseguiram transformar a mistura de ascorbato (vitamina c da laranja) com cálcio e quitina (do camarão) no semimetal arsênio. Nem com alquimia! Giambattista della Porta se mexeu na tumba depois dessa. Texto engraçadíssimo. Parabéns.

  13. marilia disse:

    O que fazer se a pessoa tomou vitamina C e comeu camarão. O que deve ingerir? E correndo ao médico?

  14. Igor Santos disse:

    Cerveja é um bom antídoto.

  15. MARCIO SAMPAIO disse:

    Como Camarão ao Alho e Óleo salpicado por muito limão (Rico em Vitamina C) desde pequeno! Será que vou morri?

  16. Igor Santos disse:

    Infelizmente sim.
    Não vai ser da mistura, mas eventualmente morre sim.

  17. leni almeida ruviaro disse:

    obrigada por esclarecer. meu marido toma vitamina C e adora camarão. FIQUEI PREOCUPADA COM O E-MAIL QUE RECEBI E FUI PESQUIZAR. Encontrei esta resposta que me acalmou. Obrigada.

  18. Andreza disse:

    Ouvi esta estória do meu marido e eu duvidei, quando pesquisei no google achei seu texto. Muito bom, divertido e inteligente.
    Detalhe, quando contei a ele que minha suspeita estava certa ele me respondeu:
    _Eu é que não vou testar!(hauhauuaa)
    Obrigada, vou repassar seu texto!

  19. Andreza disse:

    Ouvi esta estória do meu marido e duvidei, quando pesquisei no google achei seu texto. Muito bom, divertido e inteligente.
    Detalhe, quando contei à ele que minha suspeita estava certa ele me respondeu:
    _Eu é que não vou testar!(hauhauuaa)
    Obrigada, vou repassar seu texto!

  20. Zelman disse:

    Legal encontrar um texto assim divertido e esclarecedor. E os comentários, incrivelmente semelhantes ao que me aconteceu.
    Gostaria de ver comentado também aquele absurdo de que quando um assaltante obrigar você ir até o banco, basta você digitar a senha ao contrario e a policia é automaticamente avisada. Um major, sem entrar em detalhes, mandou este absurdo e muita gente acredita.

  21. Igor Santos disse:

    Obrigado pelos comentários.
    Zelman, eu pensei em atacar aquele também, mas acho tão óbvio que nem me dei ao trabalho.
    Por exemplo: e se minha senha for a mesma ao contrário?
    E esse "major" não existe. É algum desocupado criando (ou traduzindo) emails falsos.

  22. maria amélia disse:

    camaão e vitamina c, uma chalaça de morte

  23. Zelman disse:

    Vai aqui parte do que recebi. É um texto grande. Como está circulando pela internete, por certo que a maioria está recebendo.
    Sinceramente, gostaria de ver seu comentário. Eu realmente não tenho a guem indagar.
    "MOMENTO IMPORTANTE: Guinada magnética ''move'' o Pólo Norte.
    Buracos no campo magnético do planeta sugerem que os pólos podem ''trocar'' de lugar*
    Jonathan Leake - The Sunday Times
    LONDRES - O Pólo Norte está de mudança.. Cientistas encontraram grandes buracos no campo magnético da Terra, sugerindo que os Pólos Norte e Sul estão se preparando para trocar de posição, numa guinada magnética.
    Um período de caos poderia ser iminente, no qual as bússolas não mais
    apontariam para o Norte, animais migratórios tomariam o rumo errado e
    satélites seriam queimados pela radiação solar.
    Os buracos estão sobre o sul do Atlântico e do Ártico. As mudanças foram divulgadas depois da análise de dados detalhados do satélite dinamarquês Orsted, cujos resultados foram comparados com dados coletados antes por outros satélites.
    A velocidade da mudança surpreendeu os cientistas. Nils Olsen, do Centro para a Ciência Planetária da Dinamarca, um dos vários institutos que analisam os dados, afirmou que o núcleo da Terra parece estar passando por mudanças dramáticas.
    ''Esta poderia ser a situação na qual o geodínamo da Terra opera antes de se reverter'', diz o pesquisador."

  24. michelle rodrigues disse:

    Muito bom seu comentário sobre o falso perigo de comer camarão mais vit c.

  25. youssef edison disse:

    Bem, o que eu so tenho a te dizer e que acerola pra mim e veneno sim, eu descobri por acaso quando a fruta começou a fazer sucesso no sudeste. Ela me fecha glotes pra valer tanto suco ou refresco, apenas un gole ja e o bastante, tudo que compro em tom amarelo citrico, sempre procuro ler e conferir pra ter a certeza que nao contem acerola. A unica coisa que causou a mesma reaçao antes a 18 antes da acerola, foi um remedio 26 ou 46 - indicado pra problemas digestivos ou algo assim - do laboratorio fitoterapico Coelho Barbosa,Acerola pra mim nem pensar.Li relatos em outros blogs, que ela tem uma fina camada de defesa natural e que provoca reaçoes em muitas pessoas, mais em mim - fecha glotes.

  26. youssef edison disse:

    Bem, o que eu so tenho a te dizer e que acerola pra mim e veneno sim, eu descobri por acaso quando a fruta começou a fazer sucesso no sudeste. Ela me fecha glotes pra valer tanto suco ou refresco, apenas un gole ja e o bastante, tudo que compro em tom amarelo citrico, sempre procuro ler e conferir pra ter a certeza que nao contem acerola. A unica coisa que causou a mesma reaçao antes a 18 antes da acerola, foi um remedio 26 ou 46 - indicado pra problemas digestivos ou algo assim - do laboratorio fitoterapico Coelho Barbosa,Acerola pra mim nem pensar.Li relatos em outros blogs, que ela tem uma fina camada de defesa natural e que provoca reaçoes em muitas pessoas, mais em mim - fecha glotes.

  27. Diego disse:

    Youssef, você tem muitas glotes?
    Deve ser isso que chamam de "poliglota".
    Eu só tenho uma glotezinha! =(
    Anywho... sobre o texto, muito bom!!! Cheguei aqui pelo google quando procurava alguém explicando a mentira do spam. Muito bem escrito.

  28. Iris disse:

    Acho que dificilmente poderia encontrar uma resposta com uma lógica à altura das incoerências do texto! Parabéns! Eu sou química, dei muitas risadas quando recebi esse spam, e achei o seu texto simplesmente perfeito, além de divertidissimo!

  29. Alda disse:

    Seu texto demonstrou argúcia, bom humor e um otimo conhecimento geral, parabens! Gostei muito e desopilei o fígado...

  30. cassyus disse:

    hahahahahahahah...chorei de rir..

  31. Julio Bento disse:

    Muito bom mesmo...recebi um e-mail que relatava sobre isso e fui direto encaminhando a bula de Ácido Ascórbico. Esses SPAM's só nos fazem perder tempo ter que esplicar a farsas deles... Valeu Igor...nota 10

  32. Dielson disse:

    Cara, eu ri de mais com seu texto! Já virou costume, toda vez que recebo esse tipo de coisa, procuro textos sarcásticos sobre eles, mas o seu foi o melhor que eu já li, parabéns!

  33. FSantos disse:

    Adorei! Obrigado pela humorada dissecação do temido caso de envenenamento.

  34. NLSILVA disse:

    Achei o site por receber o spam do meu irmão que sabe que tenho alergia mortal a camarão. Achei otimo. Porem, ja quase morri varias vezes por adorar camarão e come-lo. A primeira 3 dias de hospital com lavagens estomagal, etc. os medicos diziam que o camarão estava contaminado com produto quimico. Parei de comer e depois de anos, comi camarões gigantes cultivados em cativeiro, 3 dias de hospital com sintomas de envenemanto, sem explicação. Muitos anos depois comi Caruru, comida baiana (africana), sem saber que é feito com camarão, forte reação alergica. Não como mais de jeito nenhum. Em pesquisas vi que muitas pessoas tem problemas com camarão e que ele desencadeia sintomas de envenamento, claro que não arsênico. Alguns medicos dizem que é iodo, outros que como o camarão é um lixeiro e a poluição é grande, depende do que come. Igor acho que vale uma pesquisa o Camarão. Que acha?

    • Igor Santos disse:

      NLSILVA, já existem várias pesquisas acerca dos efeitos alergênicos do camarão (de suas proteínas, mais especificamente).
      Muitas pessoas têm realmente alergia a iodo mas não posso dizer se camarões são tão contaminados assim a ponto de você ter sofrido três eventos em situações completamente diferentes comendo caramarões de origens distintas.

  35. [...] como já deixei claro em algumas ocasiões (de batons com chumbo ao letal caso do camarão com vitamina C, passando pelo alarde dos “espelhos falsos”), não sou imune a spams pseudocientíficos [...]

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.

Categorias